Como desenvolver a confiança das crianças com o Youtube

O incentivo de aprender novas habilidades com o auxílio do Youtube tem apresentado inúmeros benefícios, dentre os quais está o amadurecimento comportamental e intelectual de crianças e jovens e sua autoconfiança. Confira o relato de Miguel, portador do Transtorno do Espectro Autista que utiliza a ferramenta para desenvolver suas aptidões.

O YouTube hoje tem mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet. Diariamente, essas pessoas assistem bilhões de horas de vídeo, gerando bilhões de visualizações nos mais de 500 uploads que são feitos por minuto. A rede criou ainda uma geração de novas celebridades, os youtubers. Além de ser um hobby para os jovens e uma maneira de se expressarem, a produção de vídeos no YouTube vem se tornando um negócio rentável. Eles ganham dinheiro expondo produtos e marcas em seus vídeos e participando de eventos.

A nova geração, crianças entre 5 e 12 anos, tem vivido uma nova rotina de consumo de conteúdo após youtubers alcançarem a fama com seus vídeos no YouTube. O novo sonho dessa geração é ser Youtuber e é muito comum encontrar crianças e adolescentes querendo criar e administrar seu próprio canal no Youtube.

Nesse momento é preciso ser flexível para entender as novas possibilidades que o mundo moderno nos traz e pensar que nossos filhos vivem em um mundo muito diferente daquele em que fomos criados. O Youtube pode e deve ser utilizado com regras e restrições para se tornar uma ferramenta positiva e de muito divertimento para essa nova geração.

O incentivo de aprender novas habilidades com o auxílio do Youtube tem apresentado inúmeros benefícios, dentre os quais está o amadurecimento comportamental e intelectual de crianças e jovens e sua autoconfiança. É o caso do Miguel, de 11 anos. Ele é aluno da Happy Code e portador do Transtorno do Espectro Autista. Sua mãe, Susy Ferraz, é pedagoga de Educação Infantil na rede municipal de Campinas e, após o diagnóstico se dedicou aos estudos tanto para assistir seu filho da melhor forma possível quanto para propagar a conscientização sobre o assunto. Depois de muita leitura, congressos e pesquisas entendeu que é preciso buscar os interesse da criança e investir em suas habilidades.

Susy procurou a Happy Code após observar o grande interesse de Miguel pela tecnologia, uma característica comum no autismo, e o aprendizado de competências digitais foi uma forma de estimular seu desenvolvimento. Ele adorou e percebeu que junto com todos os outros atendimentos que possui, desenvolveu muito bem a atenção, procura de caminhos alternativos, imaginação e criatividade e, o que talvez seja o mais importante, é muito feliz em suas aulas.

Susy comenta que o Miguel adora os youtubers. “Como todo adolescente, adora os Youtubers e tem uma almofada autografada do Autentic Games que ganhou na Happy Code que adora. É muito comum vê-lo assistindo um Youtuber jogando e comentando o jogo e depois conseguir passar por aquela fase em seu próprio jogo e “narrar” essa trajetória como eles. Dessa maneira, a linguagem dele também se desenvolveu bastante e é incrível ouvi-lo nesse momento.”

A autoconfiança é um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável da criança e é crucial para que a criança se relacione com os outros e encare tantos desafios sociais como partilhar, competir e fazer amigos. A ferramenta do Youtube pode auxiliar no desenvolvimento do seu filho, pois através da gravação de vídeos consegue melhorar seu vocabulário, concentração nas atividades, aprende a resolver problemas, gradativamente se relaciona melhor com o público do canal e consequentemente faz com que sua confiança se desenvolva.

Susy ressaltou a importância de Youtubers se adequarem à linguagem em seus vídeos, principalmente aqueles destinados ao público infantil. “Estamos sempre atentos, orientando e às vezes vetando alguns [youtubers] que se expressam de maneira inadequada, tanto no português, como nos xingamentos e palavrões”, finalizando sua observação.

Sobre o curso de Youtuber

A Happy Code oferece o curso de Youtuber em suas unidades. Este curso é sucesso no período de férias e, agora, foi adaptado para o modelo regular, com duração ampliada. Os alunos entre 8 a 17 anos aprendem como criar um canal desde a ideia inicial, sobre ferramentas do Youtube, técnicas de gravação, edição de vídeos, roteiros e direitos autorais, além de aprender a criar vinhetas, corrigir erros de gravação e técnicas de captura de tela e sonorização. Além disso, são orientados sobre direitos e deveres, formando cidadãos digitais conscientes.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada.

Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: