programação para crianças

Descubra aqui por que programação para crianças é o novo inglês

Os computadores estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Muitas vezes são essenciais para cumprir algumas tarefas que seriam impossíveis sem eles. Sendo assim, saber como operá-los é uma habilidade cada vez mais preciosa, e ela deve ser trabalhada logo na infância. Por isso, é importante ensinar programação para crianças.

Em contato com esse universo elas aprenderão como funcionam os computadores, por que eles “sabem” o que precisam fazer, de que maneira entendem nossos comandos. Esse aprendizado resulta em vários benefícios, em especial quando é estimulado de forma lúdica.

Preparamos este artigo para falar sobre esse assunto, mostrando como a programação pode beneficiar as crianças e por que ela é tão importante atualmente, sendo considerada o novo inglês para as gerações da era digital. Continue lendo!

Qual a importância do aprendizado de programação para crianças?

Programar computadores é basicamente dizer a eles o que fazer. A manipulação de uma linguagem de programação é como a utilização de um idioma: você tem regras (sintaxe) e as obedece para criar sentenças e se comunicar, transmitindo sentido (semântica). Só que o interlocutor nesse caso é o computador, um ser artificial e eletrônico.

Com uma série de comandos, você define sequência, repetição e condição e também estrutura uma lógica que resultará em algumas ações. Uma linguagem de programação funciona como a interface entre o programador e a máquina, que entende ambos os idiomas e viabiliza o diálogo.

Como o nosso mundo está se tornando cada vez mais informatizado, com aplicativos e dispositivos para vários fins, é importante saber falar a linguagem da computação para não ficar perdido. Você já deve ter percebido que seu filho passa bastante tempo jogando, por exemplo. Mas e se ele aprendesse a lógica por trás dos jogos?

Além de ter um conhecimento mais amplo dos brinquedos digitais, seu filho desenvolveria a capacidade cognitiva — raciocínio lógico, matemático, linguístico — e estaria melhor preparado para o mercado de trabalho.

Muito se falava sobre o inglês antigamente, como seria capaz de proporcionar oportunidades profissionais em qualquer área e melhorar a capacidade de comunicação. Era tido como um grande diferencial capaz de destacar um profissional.

Agora, em um mundo cada vez mais tecnológico, a programação é o novo inglês. Com ela, seu filho desenvolverá as habilidades cruciais para o mercado do futuro, incluindo competências sociais. É a programação quem abrirá as portas para ele aproveitar as oportunidades e estar devidamente inserido na sociedade.

Muitos pesquisadores influentes têm falado bastante da importância da programação. Mitchel Resnick, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), diz que utilizar as ferramentas tecnológicas, como jogos e aplicativos, e não saber programá-las é como saber ler e não escrever. Até mesmo Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, defendeu o ensino de programação. Seu desejo era torná-la parte do currículo obrigatório das escolas, inserindo um pouco mais de tecnologia na educação.

Ou seja, as pessoas estão começando a entender que os benefícios são reais e afetam diversas áreas da vida de um indivíduo. Programar não fará do seu filho necessariamente um profissional de tecnologia, mas o ajudará em qualquer profissão que seguir.

Esse aprendizado mostrará a ele para que serve a robótica, apresentando suas várias utilidades e o modo como ela é empregada no dia a dia das pessoas. Assim, seu filho entenderá a importância dela e de que maneira afeta a vida das pessoas, como pode trazer soluções para todos.

Quais habilidades são desenvolvidas pelas crianças que aprendem a programar?

A seguir, vamos conhecer algumas habilidades que são desenvolvidas por uma criança que sabe programar e você entenderá melhor por que essa atividade é considerada o novo inglês.

Raciocínio lógico

Um dos primeiros beneficiados é o raciocínio lógico. Afinal, programação é uma atividade que envolve muito disso: uma série de comandos e sequências, que trabalham a relação causa-consequência, e outros aspectos fundamentais.

Todo programa de computador segue uma lógica algorítmica, isto é, passos a serem executados, que são bem definidos e determinam o fluxo de execução. Dominando esse conhecimento, seu filho se tornará cada vez mais inteligente em determinadas áreas, como na matemática, favorecendo o desempenho escolar dele.

Imagine seu filho decolando com as notas em matérias tidas como mais difíceis por ter aprendido programação? Demais, não é? Além de ser um motivo de orgulho para você, isso também impacta positivamente a autoestima dele, que começa a perceber o próprio potencial e fica mais autoconfiante.

Resolução de problemas com abstração

Isso mesmo: depois de aprender a programar, seu filho resolverá problemas somente pensando neles. Isso porque essa atividade requer que as pessoas estruturem as possíveis ideias de solução em sua cabeça primeiro, para então ir ao computador. Ele terá que resolver, antes, em alto nível, raciocinando sobre os passos que deverá seguir.

Isso é o que em computação chamamos de abstração. A capacidade de pensar em um problema sem entrar em detalhes específicos de implementação, mas apenas com a mentalização sistemática de uma série de passos — o conceito de algoritmo mencionado anteriormente. Convenhamos, é melhor colocar a mão na massa com tudo pronto na mente, certo?

Trabalho em equipe

É comum que, às vezes, as crianças prefiram ficar sozinhas. Em muitos casos, a própria personalidade influencia para que não desenvolvam maior capacidade de interação social. Mas não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade, portanto, o contato com os demais é essencial.

A ideia de comunidade e interação é muito forte na programação. Programar ensina a interagir com outras pessoas, buscar soluções pelo trabalho em equipe e desenvolver a comunicação interpessoal. Até mesmo programadores experientes frequentemente recorrem a fóruns para discutir ideias.

Quando estiver programando, seu pequeno perceberá como é legal dialogar com os outros para descobrir formas de resolver problemas em comum. Entenderá, aos poucos, que é bem melhor contar com a ajuda dos amigos do que tentar fazer tudo sozinho. Com isso, desenvolverá habilidades que permanecerão durante toda a vida.

Persistência

A programação para crianças também envolve desafios. Provavelmente, os códigos não funcionarão de primeira, sendo preciso persistir até encontrar a devida solução. Imagine isso aplicado por toda a vida do seu filho. Quando se deparar com uma dificuldade muito grande, ele resistirá, buscará caminhos e vencerá as barreiras.

Sabemos que a vida não é fácil, então preparar uma criança para persistir é fundamental. Afinal, as coisas não sairão exatamente como desejado, e seu filho precisa saber improvisar para conseguir contornar alguns problemas. O mesmo que fazemos escrevendo comandos para o computador.

Autoconfiança

Depois de solucionar um problema, seu filho se sentirá confiante e bem consigo mesmo. Isso ajudará a cultivar a autoestima e compreender que é capaz de encontrar soluções para as questões do cotidiano.

Ele se sentirá como um super-herói, que, quando convocado por alguém, vai lá, enfrenta um desafio e vence. Qual criança não gostaria disso? Além de influenciar o presente, ele será preparado para o futuro e encontrará melhores oportunidades, pois não terá medo de encarar desafios.

Criatividade

Como você viu, ensinar linguagens de programação para crianças faz com que os pequenos tenham contato com diversas situações desafiadoras. Mas não somente seu raciocínio lógico e a resolução de problemas são trabalhados, porque eles também precisam de uma outra habilidade essencial, que é a criatividade.

A programação incentiva o inovar e, para trazer algo diferente, seu filho precisará fugir ao senso comum, olhar as coisas de um novo ângulo, procurar caminhos que ainda não foram explorados. Desse modo, alcançará as melhores soluções usando a própria imaginação para ser criativo.

Escrita

Apesar de a programação estar diretamente relacionada com a área de Ciências Exatas, o aprendizado dela também proporciona benefícios para matérias das Ciências Humanas. A escrita é uma das quais é aprimorada, afinal, a criança trabalhará de forma direta com essa habilidade.

Será fundamental organizar seus pensamentos para transmitir a informação ao computador de uma maneira lógica e compreensível. Sendo assim, seu filho ordenará as próprias ideias e então conseguirá estruturar facilmente o que pretende escrever, não só para o computador, mas também em todas as suas outras produções.

Organização pessoal

A organização está presente constantemente na vida de um programador. Conforme você viu no item anterior, tudo já começa no próprio pensamento, que precisa estar muito bem ordenado para que a programação aconteça de forma lógica. Além disso, é preciso seguir sequências para estruturar os códigos.

Também é necessário cumprir as tarefas em etapas, consequentemente, tudo isso fará com que a criança se torne mais organizada, mas não somente no que se refere à programação, porque desenvolvendo essa habilidade ele a praticará em todos os aspectos da sua vida.

Domínio do inglês

O idioma empregado na programação de computadores é o inglês, portanto, quando a criança tem contato com esse universo, ao mesmo tempo, ela aprende um pouco mais sobre essa língua. O inglês continua sendo muito importante para a formação escolar e o mercado de trabalho, de modo geral.

Será fundamental entender o significado das palavras para que elas sejam acrescentadas nos códigos que escritos. Então, quando tiver contato com esses mesmos termos fora do mundo da programação, seu filho terá uma compreensão melhor dos textos nesse idioma.

Concentração

É verdade que a programação para crianças é trabalhada de uma forma mais lúdica a fim de que o conteúdo seja interessante para elas. Porém, ainda assim é preciso que se concentrem naquilo que estão fazendo, a fim de alcançar os resultados desejados.

Portanto, quando seu filho começar a aprender a programar haverá uma melhora na concentração dele, mantendo o foco na tarefa que está realizando. Essa é uma habilidade essencial para a assimilação de informações de diferentes fontes, afinal, é preciso prestar atenção a fim de registrar o que está acontecendo.

Como as crianças podem aprender a programar?

Mas como ensinar programação para crianças? De que maneira proporcionar esse aprendizado para seu filho? Não se preocupe, porque isso não será um problema, pois existem diferentes maneiras de fazer com que ele tenha contato com esse universo. Confira a seguir algumas alternativas!

Cursos livres de programação

Uma opção muito interessante são os cursos livres de programação para crianças, oferecidos por instituições especializadas. Com eles, a criança terá contato com uma metodologia específica e será auxiliada por profissionais, para que seja direcionada a buscar o conhecimento de forma eficaz.

Mas o melhor é que esse aprendizado aconteça de uma forma leve e lúdica, para ser interessante e estimulante. Na Happy Code, escola de programação e robótica para crianças, buscamos deixar tudo divertido para que elas aproveitem sem se cansar ou cair no tédio.

Desenvolvemos aplicativos e games com diversos temas e problemas do mundo real, como desigualdade social, saúde e fome, abordados, é claro, de uma forma mais simples. Assim, elas podem desenvolver o senso de cidadania também, entendendo que devem se preocupar com essas questões.

Diante disso, os pequenos podem escolher quais projetos assumir, desenvolvendo a capacidade de análise e senso crítico. Assim, engajados com as narrativas, podem se divertir e ingressar nesse mundo sem nem mesmo perceber. Enquanto para as crianças é um jogo, nós as ajudamos a desenvolver a capacidade de raciocínio, colaboração, comunicação, concentração e empreendedorismo.

Abusamos da comunicação por meio de elementos visuais, que auxiliam mais do que o ensino convencional. No entanto, o ideal é que sejam matriculadas crianças acima de 5 anos, afinal, as atividades envolvem certa capacidade que os menores podem não ter desenvolvido ainda.

Uma vez matriculado nesses cursos, a melhora do aluno é visível em pouco tempo. Até porque essas habilidades serão exercidas continuamente e isso fará com que seu filho se torne cada vez melhor em cada uma delas.

Temos casos de alunos autistas que conseguiram desenvolver a capacidade de socialização e crianças mais tímidas que venceram as barreiras da comunicação e interação social.

Enfim, aqui na Happy Code, seu filho terá todas as condições para melhorar esses aspectos e se tornar um ser humano melhor e mais preparado para o mundo de agora e do futuro desde já.

Como escolher o melhor curso de programação?

Como a programação para crianças se tornou o novo inglês existe uma grande procura por instituições que ofereçam cursos voltados para essa área, mas antes de escolher uma delas é preciso que você tenha certeza de que a escola apresenta todos os requisitos necessários para oferecer o melhor suporte para seu filho.

Assim, ele poderá fazer diferentes cursos para se preparar melhor para o futuro, desfrutando dos benefícios da robótica educacional, da programação, do letramento digital, entre outros saberes essenciais século 21.

Existem alguns fatores e características primordiais que devem ser observados antes de tomar sua decisão, e listamos os três principais para que você saiba o que influencia na qualidade de uma escola tecnológica e seus cursos. Confira!

Metodologia

O intuito de ensinar programação para crianças é prepará-las para o futuro, desenvolvendo competências e habilidades que serão primordiais durante toda a vida. Por isso, a metodologia empregada pela escola precisa ter foco nesse objetivo.

Uma vez que programar está relacionado com conhecimentos científicos, é interessante que a instituição trabalhe com base no método STEM, que engloba saberes de diferentes campos como Ciência, Tecnologia, Engenharia Artes e Matemática. É fato que todas essas áreas são consideradas complexas, mas com esse método, passam a ser divertidas e interessantes.

Reputação da escola

É sempre importante também analisar a reputação da escola para ter certeza de que seu filho realmente terá um suporte de qualidade e assessoria profissional. Então, você pode procurar por informações e a opinião de outros pais.

Perceba que não se trata de procurar uma instituição que tenha destaque publicitário, mas, sim, aquela que está em constante expansão, com boa presença no mercado e aceitação do público. Afinal, é a prova de que as pessoas estão procurando por seus serviços, portanto, tem o melhor curso de programação.

Associação entre teoria e prática

Imagine tentar ensinar programação para crianças focando somente na teoria. Isso não parece nada atrativo nem mesmo para adultos, quem dirá para os pequenos, que são tão ativos? Porém, é preciso aprender essa parte teórica, então, o ideal é que você encontre uma escola que adote uma estratégia inteligente.

Aprender a programar fica muito mais fácil quando a teoria é aliada à prática, porque assim as crianças entendem e assimilam as informações, vendo como as mesmas acontecem no mundo físico. Desse modo, conseguem compreender a lógica das coisas e o aprendizado flui de uma forma natural.

Viu só? Programação para crianças é a porta de entrada para um mundo fantástico de possibilidades e vantagens. Ela proporciona vários benefícios e desperta habilidades essenciais, mas, para que seu filho tenha melhor aproveitamento, é interessante optar por uma instituição de ensino especializada.

Como você já sabe a importância e conhece uma empresa confiável para isso, agende uma aula experimental gratuita em um dos nossos cursos.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *