Afinal, qual é a importância de ensinar gestão do tempo para as crianças?

Não são apenas os adultos que precisam manter uma rotina organizada. Ensinar a gestão de tempo para as crianças é fundamental porque ajuda no desenvolvimento de habilidades que elas precisam dominar desde cedo.

Ao longo da vida precisamos de competências que nos auxiliam a ter um melhor desempenho naquilo que nos dispomos fazer. Elas também proporcionam oportunidades, mas isso deve ser aprendido na infância. Mesmo porque, assim, as crianças aprendem mais e cultivam hábitos e comportamentos positivos.

Gerenciar o tempo é fundamental para que os pequenos se preparem para o futuro, mas sem deixar de aproveitar os momentos de diversão. Para que você entenda melhor por que essa habilidade é importante, preparamos este artigo. Nele, você também poderá conferir alguns benefícios que o gerenciamento de tempo oferece para crianças. Veja quais são eles!

Desenvolver o senso de responsabilidade

Ensinar gestão do tempo para a criança faz com que ela se torne mais responsável. Isso porque as suas atividades ficam mais organizadas, então, basicamente ela tem um horário específico para cumprir cada uma de suas tarefas.

Haverá um momento para cumprir o dever de casa da escola, para fazer algumas atividades domésticas — como organizar o seu quarto —, tempo para brincar, para se alimentar, entre outros. Assim, compreende que tudo tem a sua hora.

Estimular a ter uma vida e rotina mais organizadas

Para gerenciar o tempo com maior eficácia é preciso determinar o melhor momento de cumprir as tarefas do dia a dia. Por isso, quando a criança é incentivada a agir dessa forma ela consegue manter sua vida e rotina organizadas.

Essa é uma questão importante para que o pequeno não passe tempo demais realizando determinada atividade enquanto outras coisas ficam para trás. Além disso, não inverterá horários nem precisará sacrificar seu tempo de descanso, por exemplo, para fazer a tarefa ou um trabalho da escola.

Mostrar comprometimento com as atividades e pessoas

Com uma rotina devidamente organizada e conseguindo cumprir tudo aquilo que é de sua responsabilidade, a criança também mostra mais comprometimento com as atividades que precisa desempenhar, respeitando horários e prazos.

Além de não deixar nada para trás, ela demonstra que está comprometida com as pessoas que esperam os seus bons resultados. Desse modo, cria uma imagem positiva e confiável, o que rende elogios e contribui para elevar sua autoestima e acreditar no próprio potencial.

Reduzir o nível de estresse no dia a dia

Crianças também podem ficar estressadas e um dos motivos para que isso aconteça é não saber como fazer a gestão do tempo corretamente. Afinal, dessa maneira as horas parecem passar mais rápido e o dia fica curto para fazer tudo o que é preciso.

Então, quando ela gerencia seus horários corretamente, conforme dito, dá conta das coisas que precisa fazer, não perde prazos, não há acúmulo de tarefas e não ficará sobrecarregada em nenhum momento. A rotina flui de maneira natural.

Aproveitar melhor os momentos e experiências

Existem crianças que fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Outras se dedicam demais a uma atividade e menos a outra, como consequência não conseguem aproveitar como poderiam os momentos e experiências que vivenciam. Tudo isso gera perdas para o seu desenvolvimento.

Mas, quando são ensinadas a organizar seus horários para se dedicar a uma tarefa de cada vez, além de terem um desempenho melhor no que estão fazendo, conseguem aproveitar o que vivenciam. Um exemplo simples: os estudos não vão interferir em seu lazer, nem os momentos de diversão farão com que deixe as matérias escolares de lado.

Não se esqueça de que tudo o que ensinamos para crianças precisa ser estimulado de uma forma divertida, e com a gestão de tempo não é diferente. É importante trabalhar o tema de maneira lúdica para facilitar o entendimento e não gerar cobranças excessivas. Assim, a organização da rotina acontecerá naturalmente e a criança terá apenas benefícios.

Solucionar problemas também é importante para que a criança consiga organizar melhor a sua rotina. Veja como você pode incentivar seu filho a desenvolver essa habilidade!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *