Conheça agora 5 atividades extracurriculares para seus filhos

Conheça as 7 melhores atividades extracurriculares para jovens e criança

No mundo moderno em que vivemos, não basta estar matriculado em uma escola e estudando as disciplinas básicas. As atividades extracurriculares são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, pois estimulam capacidades que não podem ser exploradas nas aulas regulares.

Ou seja, é ótimo que elas possam contar com experiências esportivas, artísticas, tecnológicas, entre outras, desde o início da sua vida escolar. Isso ajuda a descobrirem novas habilidades e gostos que contribuem para a formação de adultos mais versáteis, dinâmicos e inovadores. 

Quer saber mais sobre como as atividades extracurriculares para jovens e crianças podem ajudar no futuro dos seus filhos, como escolhê-las e quais são as melhores alternativas? Continue a leitura e confira!

Como escolher a atividade mais adequada?

As opções de atividades extracurriculares para jovens e crianças são inúmeras, e você deve conversar bastante com seu filho para escolher a mais interessante. É importante que ele esteja engajado, para que os resultados sejam os melhores.

O objetivo não é ocupar o tempo dele com obrigações chatas a fim de cansá-lo mais ainda, mas ajudá-lo a se desenvolver com ferramentas lúdicas, que ensinam enquanto fazem com que ele se divirta.

Vale destacar que não é legal impor alguma atividade à criança. Ainda que os pais considerem uma boa alternativa, o jovem também precisa ter interesse para não acabar virando algo mais prejudicial do que benéfico.

Nesse sentido, a dica é combinar com seus filhos para experimentar pelo menos algumas aulas para saber se gosta ou não. Caso não queira continuar após as tentativas, é importante respeitar a vontade dele ou dela.

Quais atividades seu filho pode fazer? 7 opções para escolher!

Quando o assunto é ensino, é comum que diversas dúvidas surjam, uma vez que a educação está conectada diretamente com o futuro dos pequenos. 

Sabendo da importância que as atividades extracurriculares têm, você deve estar se perguntando quais são as melhores opções, certo?

A resposta varia de acordo com o perfil e os interesses de cada jovem, mas algumas atividades são sempre muito benéficas e atraentes para eles. Veja algumas delas abaixo! 

1. Desenvolvimento de games

Jogos eletrônicos estão em todo lugar. A geração dos mais novos conhece-os muito bem e sabe como eles são divertidos e viciantes. Mas o que também é bastante prazeroso é o estudo de como são feitos.

Aprender a desenvolver games vai ajudar o seu pequeno com as soft skills necessárias para o futuro tecnológico, como, por exemplo, a criatividade e a proatividade.

Aqui, ele construirá fases, cenários e personagens, tudo isso aliado ao fato de que entenderá a linguagem do mundo moderno, repleta de zeros e uns.

Durante o curso, as crianças aprendem a trabalhar ativamente com os códigos computacionais em um nível profundo, sem que isso represente algo cansativo e maçante. A possibilidade de criar jogos que serão explorados por elas mesmas e os colegas é muito estimulante.

Outra vantagem é que seu filho com certeza encontrará muitas pessoas da mesma idade que gostam de jogar também, e isso o ajudará a construir boas amizades, ou seja, ele estará inserido em um grupo que vai compreendê-lo. 

2. Produção de conteúdo para a web

Para entender ainda mais do mundo moderno, um curso de produção de conteúdo é fundamental, visto que um dos maiores sonhos do público infanto juvenil é se tornar igual aos seus youtubers e influenciadores favoritos.

Aprender a usar plataformas como o YouTube pode auxiliar o seu filho a ser ativo na Internet, sendo uma forma excelente de prepará-los para as profissões modernas, assim como servir como braço direito na construção de suas metas. 

Além disso, ainda que não sigam na área profissionalmente, em uma sociedade tão conectada como a nossa, naturalmente os adultos serão produtores de conteúdo para a internet, em suas páginas pessoais. 

Logo, com boa orientação mediante a esta atividade extracurricular para jovens, eles podem fazer isso de maneira mais consciente e cuidadosa!

3. Letramento cognitivo

A inteligência artificial já é uma realidade no nosso contexto e está revolucionando diversos campos profissionais. Esta é uma área que tem em vista desenvolver a capacidade cognitiva nos computadores, ou seja, programá-los para aprender e raciocinar.

O letramento cognitivo é um tipo de curso que introduz seu filho a esse mundo, com o estudo de ferramentas que já são bastante utilizadas no mercado atualmente.

Com essa atividade, os alunos aprendem a construir muitas coisas por meio dessa tecnologia, trazendo grandes benefícios para a sua formação, sendo considerado um diferencial para o ramo de atividades trabalhistas. 

4. Robótica

Essa é uma das melhores atividades extracurriculares infantis. Dizemos isso, pois a robótica é um assunto que interessa diversas crianças, uma vez que eles assistem frequentemente aos filmes, séries e desenhos com robôs.  

Seus pequenos podem ainda não saber como essa tecnologia pode ser útil para os seres humanos, porém eles irão adquirir esse conhecimento enquanto aprendem a desenvolver os próprios robozinhos, tornando a aprendizagem extremamente divertida!

Esta área tecnológica estimula a curiosidade, a criatividade e a solução de problemas, sendo um pilar importante do movimento maker.

A ideia é que a aprendizagem aconteça de maneira mais prática, trazendo contribuições significativas. Além disso, esses aprendizados ajudam diretamente na compreensão das matérias escolares, como, matemática e física, ou seja, é uma boa alternativa para melhorar a escrita e a organização de seus filhos.

5. Programação

Quase todas as atividades citadas dependem dessa aqui. A programação para crianças é  a chave-mestra que abre todas as outras portas para o futuro dos seus pequenos. 

Podemos dizer que essa área é o novo inglês, sendo responsável por escancarar oportunidades e preparar as pessoas para se destacarem no mercado de trabalho moderno.

Em um curso desse tipo, seu filho desenvolverá a capacidade de solucionar problemas com agilidade, raciocínio lógico e concentração de forma autônoma por meio de projetos, que o ajudarão a aprender enquanto se diverte.

Além disso, qual é a melhor atividade extracurricular para conhecer a linguagem da modernidade? A programação, é claro. Isso porque ela está presente em todos os aparelhos tecnológicos do nosso cotidiano.

Com ela, aprende-se a lidar com causa e consequência e com a lógica binária. Isto é, a criança aprende a encontrar os comandos correspondentes às ações que deseja realizar nas máquinas. Assim, os alunos lerão o mundo com muito mais precisão!

6. Modelagem e animação 3D

O curso de modelagem e animação 3D está relacionado com o de criação de games. O motivo é que, para desenvolver jogos, é preciso também criar as imagens e os efeitos visuais.

Da mesma forma, a programação é necessária para se operar os softwares que requerem conhecimento técnico. Com os recursos adequados, as crianças podem desenvolver animações tridimensionais como nos grandes filmes. 

É um processo complexo, com várias etapas, que os ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, como resiliência, calma, persistência e criticidade. Esta pode ser uma experiência muito divertida e estimulante, que desenvolve autoestima nos alunos por meio do conhecimento.

7. Inglês 

Por fim, temos os idiomas. A linguagem também é uma atividade extracurricular para jovens e crianças que é muito eficiente, uma vez que auxilia na comunicação, na conexão com outras culturas e na memória. 

Com isso em mente, a língua inglesa continua sendo a ponte que une diversos povos, o que torna seu aprendizado algo indispensável na vida de qualquer pessoa. Embora seja possível iniciar os estudos em diversas idades, quanto mais novo, melhor para a fixação do idioma. 

Você já deve ter ouvido falar que o inglês na infância é mais fácil, certo? Isso se dá pelo fato de que a capacidade linguística tem um ritmo mais acelerado durante os primeiros anos. 

Então, quando uma criança é exposta a um ambiente em que é estimulada a língua de forma natural e divertida, a tendência é que ela armazene todo o conteúdo rapidamente e a longo prazo. 

Vantagens das atividades extracurriculares

Agora que você já sabe quais são as melhores atividades extracurriculares, apresentaremos algumas vantagens que podem ser observadas após incluir seus pequenos nas áreas recomendadas. 

Ocupam o tempo livre da criança

Os períodos em que a criança não está na escola são importantes para que ela brinque e explore o mundo. Porém, é preciso que também sejam feitas atividades que estimulem o seu desenvolvimento em outros sentidos.

Um bom exemplo disso são cursos relacionados à tecnologia, que, além de ensinarem habilidades muito relevantes nos momentos ociosos, ainda trazem orientações para o uso recreativo da internet.

É uma maneira de garantir a segurança e o desenvolvimento dos filhos no tempo em que os pais não podem estar presentes. 

Outra vantagem é que elas melhoram a aproximação da família, pois a partir do ensino é possível saber quais os gostos e interesses dos seus pequenos, além de compreender suas fragilidades e dificuldades, facilitando para que você consiga trabalhar essas características com eles. 

Desenvolvem novas habilidades

As atividades extracurriculares infantis são excelentes para a aquisição de novas habilidades. Isso é importante para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, que está em pleno vapor durante a infância, ajudando na construção de seus futuros. 

Ao fazer um curso especializado, a criança poderá demonstrar aptidão para determinada área e isso vai ajudá-la a escolher um curso universitário daqui a alguns anos, por exemplo. 

Vale ressaltar que o mundo está em constante evolução, o que significa que depende de nós estarmos atualizados e preparar nossos pequenos para o futuro. 

Nesse cenário que envolve muito a tecnologia e as soft skills, é importante mostrar para os filhos as possibilidades que podem ser exploradas, levando-os para locais em que são realizadas essas atividades, assim como pesquisar sobre os cursos para entender as melhores opções para o perfil de cada um. 

Leia também sobre as inteligências múltiplas!

Ajudam no desempenho escolar

Os cursos extracurriculares também podem auxiliar nas matérias regulares, já que eles reforçam alguns aspectos trabalhados na formação escolar e desenvolvem habilidades que ajudam no aprendizado. Não seria ótimo ver seu filho aprimorar ainda mais o desempenho e as notas?

Os esportes, por exemplo, podem trazer mais tranquilidade e concentração. As artes apoiam e dão suporte para a sensibilidade e a criatividade. Já os cursos tecnológicos desenvolvem o raciocínio lógico e complexo.

Trabalhar outras capacidades é importante para promover o desenvolvimento integral e, com isso, ter maior equilíbrio, foco e motivação, as quais são habilidades essenciais para garantir uma boa performance dos alunos.

Atividades que vão além do currículo essencial também são um braço direito na questão da interação social. Assim ele terá a oportunidade de conhecer novas habilidades e desenvolver relações com colegas da mesma idade que compartilham os mesmos interesses.

Para oferecer a melhor experiência aos seus filhos, é fundamental que as atividades extracurriculares para jovens e crianças sejam feitas em uma instituição experiente e confiável, como a Happy Code e a Happy English. Entre em contato, conheça nossos cursos e prepare o seu pequeno para um futuro brilhante!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *