Escolas fechadas: 4 atividades para crianças durante o coronavírus

Um dos desafios trazidos pela suspensão das aulas escolares no período de quarentena é saber como entreter os filhos pequenos! Por isso, separamos aqui ótimas atividades para crianças!

A decisão de suspensão das aulas segue as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que voltaram todas as suas atenções para combater a disseminação do vírus.

Para as crianças que estão cumprindo o período de quarentena com os adultos, os passa-tempos não devem se resumir a videogame e dispositivos eletrônicos.

A exposição prolongada a telas prejudica bastante o sono dos pequenos, além de causar danos comprovados à visão.

Existem atividades mais saudáveis e tão divertidas quanto que podem tomar o tempo das crianças neste momento de confinamento. Veja como funcionam e junte os membros da casa para as brincadeiras!

1. Jogo da memória

Difícil encontrar alguém que nunca brincou de jogo da memória um dia. As regras são simples e já bem conhecidas: o objetivo é virar duas cartas por vez para encontrar os pares. O jogo termina quando todas as cartas se revelarem e todos os pares forem encontrados.
Quando as duas cartas viradas não formarem um par, elas voltam a ficar para baixo, e a vez é passada a outro jogador. Quando as cartas viradas formam um par, elas são retiradas do jogo.

Parece simples, não é? Mas o jogo da memória exercita habilidades muito benéficas quando estimulada desde cedo, como raciocínio e concentração.

Na versão Happy Code, o jogo da memória fica ainda mais divertido! Antes de a partida começar, é necessário pintar as figuras impressas, pegar a tesoura para recortá-las e colocar cada uma em um pedaço de cartolina do tamanho ideal.

Tem mais: em vez de combinar duas imagens, como no jogo de memória normal, a versão Happy Code propõe que sejam combinadas letras e imagens.

São 24 peças: 12 imagens de animais e 12 letras. O objetivo é encontrar uma letra e o animal cujo nome começa com essa letra. Por exemplo, as cartas com a figura de um Elefante e com a letra E formam um par.

Desse jeito, além de estimular a memória, a criança aprende se divertindo a interpretar o mundo dos animais.

2. Background infinito

O background infinito vai fazer os mais velhos que gostam de games recordarem os tempos dos jogos de Atari, só que dessa vez a ideia é fazer manualmente seu próprio jogo.

O background infinito é um jogo de corrida de carros, em que o cenário se repete. O objetivo é fazer com que o jogador desvie constantemente seu carro das barreiras que aparecem na estrada.

É um jogo divertido e, na versão Happy Code, extremamente lúdico. Nossa proposta é que você monte o jogo com utensílios simples que encontra dentro de casa e faça a impressão do cenário usado.

Ou seja, tudo pode ser feito em alguns minutos, na proteção do seu lar!

No final deste artigo, você tem acesso ao link com todas as instruções para construir seu background infinito, inclusive com um cenário que sugerimos como padrão.

3. Poderes especiais

O jogo dos poderes especiais é uma versão mais animada do tradicional jogo de damas. A diferença é que, nesse caso, os jogadores podem adquirir algumas vantagens durante a partida.

Antes de explicar quais são as vantagens, é importante relembrar as funções do jogo de damas normal. As regras são simples: uma partida é 1 contra 1, ou seja, jogam dois jogadores por vez.

Os jogadores ficam com conjuntos diferentes de peças. As peças devem iniciar o jogo colocadas nas três primeiras casas pretas, com cada jogador em um lado oposto do tabuleiro.

Cada peça pode andar apenas uma casa na diagonal. Não é permitido voltar casas, só é possível mover as peças para a frente.

O objetivo do jogo é “comer” todas as peças do adversário, e isso acontece da seguinte maneira: quando sua peça encontrar uma do adversário na casa diagonal, você pode pular essa peça e ir para a próxima casa à frente.

Esse movimento só pode acontecer quando, depois de pular a peça do adversário, você encontrar uma casa livre. Duas peças não podem ser “comidas” quando estiverem juntas na mesma diagonal.

Os poderes especiais são representados por números localizados nas duas fileiras do meio do tabuleiro. Assim, quando uma peça passar por uma das casas numeradas, ela ganha um poder especial.

Os poderes especiais são predefinidos. Por exemplo, quando uma peça passar pela casa com o número 1, o jogador tem o poder de retirar do jogo uma peça do seu adversário.

4. Trinca de Games

A Trinca Games utiliza as regras de um velho jogo de baralho, chamado de Tranca. O destaque da versão Happy Code está na temática das cartas, que utiliza vários personagens do universo infantil, como os Legos, Angry bird e Sonic.

Além disso, antes de começar a partida, é preciso montar as cartas. Depois de imprimir as figuras, é necessário fazer uma pintura, recortá-las e colocar cada uma em recortes de papelão com tamanhos ideais.

Gostou da ideia? Temos certeza de que a criançada vai adorar! Mas você se lembra das regras da Tranca? Elas são simples: cada partida pode ter dois ou mais jogadores. No início, um jogador distribui as cartas para todos, sendo 6 para cada um.

As cartas não distribuídas formam o “monte”. A ordem dos jogadores funciona no sentindo horário. Cada jogador deve buscar formar na sua mão dois pares de uma trinca (três cartas iguais). Aquele que fizer isso, vence a partida.

Na sua vez, o jogador puxa uma carta do monte. Se ele acha que pode formar uma trinca, ele “compra” a carta, jogando outra fora. A carta descartada forma o conjunto chamado de “descarte”, que precisa permanecer visível a todos os participantes.

Utilize as atividades para crianças até que as aulas escolares voltem à rotina normal. O isolamento social é uma atitude de compaixão extremamente necessária, assim como manter a higiene pessoal.

Ajude as crianças a se lembrarem de levar as mãos e a fazerem a limpeza de objetos, seguindo as recomendações dos órgão de saúde!

Gostou das sugestões? Reunimos o que você precisa para colocar em prática cada uma dessas brincadeiras na versão Happy Code. Acesse nosso site e baixe todas as instruções!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *