autonomia na educação infantil

Como desenvolver autonomia na educação infantil por meio do aprendizado?

Espera-se que toda criança se torne um adulto independente um dia, que saiba tomar decisões e arcar com as consequências de suas escolhas. Para isso, no entanto, o aprendizado precisa começar cedo: a autonomia na educação infantil é um aspecto fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da criança.

Na prática, muitas vezes, o instinto protetor acaba falando mais alto e minamos qualquer possibilidade que a criança teria de se sentir independente. Por mais que o cuidado seja realmente necessário, a superproteção pode trazer mais prejuízos do que vantagens. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

Quais são os benefícios da autonomia na educação infantil?

O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com uma série de aspectos na evolução dos pequenos. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis pelo resto da vida. Confira alguns aspectos positivos de uma educação infantil com mais autonomia!

Desenvolvimento cognitivo acelerado

Com um pouco de independência, um dos primeiros aprendizados que a criança terá será, literalmente, a capacidade de pensar. Ao ser estimulada a lidar com seus problemas, ainda que sejam simples, ela terá que ponderar sobre a situação para chegar a uma solução.

Tudo isso parece acontecer de forma quase automática, mas a falta de estímulo pode gerar uma criança insegura e incapaz de usar seu raciocínio, mesmo para as questões mais fáceis. Sendo incentivada a procurar soluções, a criança desenvolve melhor e mais rapidamente sua cognição.

Habilidade social

A introversão também costuma ser uma consequência da superproteção, o que pode gerar grandes dificuldades depois, no período da adolescência. As habilidades sociais são de extrema importância para a capacidade comunicacional, para o aprendizado e para a criação de vínculos afetivos.

Uma criança que aprende a ser mais independente desenvolve melhor sua capacidade de interagir com outras pessoas sem a intervenção dos pais. Essa habilidade será necessária, por exemplo, na escola, quando a criança terá que interagir com o professor e com os colegas de classe.

Inteligência emocional

A inteligência emocional na infância tem dois aspectos centrais: o primeiro é aprender a lidar com as frustrações. É nesse período que os filhos precisam aprender que nem tudo acontece da forma como eles querem, e que é preciso aceitar. Os jogos, por exemplo, são uma ótima forma de ensinar a criança que nem sempre se pode ganhar.

O outro ponto fundamental é a convivência com o outro. A criança precisa aprender a respeitar o espaço alheio, conviver com as diferenças e entender que os outros também têm suas próprias vontades.

Como estimular a autonomia?

Garantir uma dose de independência para os filhos, sem passar dos limites, pode ser bem mais fácil do que parece. Algumas pequenas aberturas no dia a dia acabam por ter um efeito muito maior do que o esperado.

Dê oportunidade para que a criança encontre soluções para seus problemas

Quando a criança apresentar um problema, não dê logo a solução. Reflita com ela sobre a situação e incentive-a a pensar sozinha em como solucionar a questão. Tente influenciar a criança o mínimo possível, permitindo que ela use toda a sua criatividade.

Com o tempo, vá se afastando aos poucos e permita que a criança crie maturidade para pensar sozinha. É muito importante estabelecer uma relação de confiança mútua, além de mostrar para o pequeno que você acredita no potencial que ele tem.

Ensine-a a lidar com as frustrações

A criança não pode sair sempre ganhando. Muitos pais acabam cometendo esse erro por medo de decepcionar os filhos, mas é preciso que eles aprendam o quanto antes a lidar com suas próprias frustrações. Como já dissemos aqui, os jogos são uma ótima ferramenta para trabalhar esse aspecto.

Outro ponto importante é ensinar a criança a reconhecer seus erros e a não transferir a culpa para os outros.

Deixe claros o ônus e o bônus de cada pequena escolha

Cada escolha que fazemos tem seus prós e contras, e é bom que a criança aprenda isso logo cedo, assim, ela desenvolve a capacidade de tomar decisões conscientes e bem embasadas, em vez de agir apenas pela emoção do momento.

Se a criança insiste em ficar acordada até mais tarde para ver um filme em um dia de semana, por exemplo, lembre-a de que ela terá de acordar cedo no dia seguinte, terá menos tempo de sono e, portanto, se sentirá mais cansada na escola. No dia seguinte, ela terá de lidar com as consequências da escolha que fez.

Que atividades a criança pode fazer sozinha?

Existem algumas tarefinhas práticas que podem ajudar a criança a se sentir mais independente e a desenvolver a autonomia de forma saudável. O ideal é permitir que o pequeno faça a tarefa completa, começando com uma supervisão mais forte, que vai diminuindo ao longo do tempo. Veja alguns exemplos interessantes:

  • arrumar a cama;
  • colocar a mesa;
  • guardar os brinquedos;
  • comer sozinho;
  • escovar os dentes;
  • tomar banho.

Para crianças um pouco mais velhas:

  • cuidar de um bichinho;
  • varrer a casa;
  • ir à padaria (se for perto e seguro);
  • arrumar o quarto;
  • fazer os trabalhos da escola sem supervisão.

Como a tecnologia contribui para a autonomia na educação infantil?

A criança pode usar a internet para fazer uma pesquisa para um trabalho escolar. Ela pode usar brinquedos interativos ou jogos de raciocínio para as idades mais avançadas.

Existem diversos aplicativos criados para estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças em diferentes idades. Além disso, o letramento digital, por exemplo, tem metodologias voltadas para trabalhar o raciocínio lógico e a resolução de problemas de forma independente.

A tecnologia oferece inúmeras possibilidades que auxiliam no desenvolvimento da criança, basta que elas sejam introduzidas de forma adequada e que os pequenos aprendam desde cedo a usá-las de forma consciente e responsável.

Como você pôde perceber, são várias as ferramentas disponíveis para desenvolver a autonomia na educação infantil, um aspecto de suma importância e que só traz benefícios, tanto para os pais quanto para as crianças.

Agora, que tal aprender um pouco mais sobre o uso de jogos na educação? Saiba o que é gamificação e conheça as vantagens que ela pode trazer!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *