Como editar um vídeo de sucesso

Estamos buscando cada vez mais um conteúdo de qualidade pra assistir na palmas de nossas mãos e quem quer produzir esse tipo de material deve estar preparado para se adequar as tendências do Youtube.  É extremamente necessário saber como editar um vídeo para ter sucesso na plataforma. As ferramentas de edição tem uma linguagem própria, cheia de termos um tanto incomuns para quem não é do ramo. Mas entender todos os aspectos desta prática pode facilitar a ambientação no processo de edição de vídeos.

A experiência de consumir conteúdo pela internet não é a mesma que pela televisão pois o espectador prefere vídeos curtos. Isso pode ser resolvido com uma montagem dos takes na edição, assim, controlando o tempo do vídeo e o deixando mais interessante. A partir daí, você organiza os takes e os coloca na ordem que achar que faça mais sentido. É comum você perceber que algo que disse no final da gravação se encaixa melhor com o conteúdo do começo do vídeo e vice-versa.

Para muitos, a plataforma é uma fuga de suas responsabilidades da vida, algo para desestressar, por isso elementos animados e engraçados são quase sempre recomendados.  Adicionar gifs, imagens ou trechos de vídeos trocando a legenda são alguns exemplos de como a edição pode tornar o seu vídeo mais engraçado e atrativo. Lógico que nada disso pode ser aleatório. Certifique-se de que aquilo faça sentido com o seu conteúdo. Se o seu canal for de negócios e tiver um público empreendedor talvez essa opção não seja a melhor. Editando seus vídeos você pode também inserir trilha sonora e animações que mostram a identidade do seu canal.

Uma dica valiosa é já pensar em como será a edição do material enquanto estiver gravando. Utilize de ferramentas para otimizar a produção dos vídeos e facilitar a decupagem e edição final.

Aprenda a editar vídeos de sucesso na Happy Code!

A Happy Code oferece o curso de Youtuber em suas unidades. Este curso é sucesso no período de férias e, agora, foi adaptado para o modelo regular, com duração ampliada. Os alunos entre 8 a 17 anos aprendem como criar um canal desde a ideia inicial, sobre ferramentas do Youtube, técnicas de gravação, edição de vídeos, roteiros e direitos autorais, além de aprender a criar vinhetas, corrigir erros de gravação e técnicas de captura de tela e sonorização. Além disso, são orientados sobre direitos e deveres, formando cidadãos digitais conscientes.

Ferramentas de edição de vídeo

Alguns programas podem ajudar você a fazer um canal no Youtube com vídeos de qualidade, melhorando a iluminação, removendo ruídos e estabilizando o vídeo. Abaixo, veja algumas dicas:

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um software de montagem de vídeos para iniciantes. Ele possibilita a criação, edição e o compartilhamento dos videos na internet, no e-mail ou em um CD/DVD. Ele tem uma interface simples e te ajuda a realizar capturas, vídeos, edição e compilação. São inúmeras possibilidades de fácil aprendizado.

Shotcut

Shotcut é um editor de vídeo multiplataforma que aceita uma vasta gama de formatos de áudio, vídeo, e imagem para edição ou conversão. Este editor é realmente útil para mixagem e combinar a resolução e taxas de frames em um arquivo de vídeo. Todos os vídeos podem também ser arrastados à interface e deixados diretamente na sua timeline, prontos para as mudanças que você quiser fazer, como o ajuste do áudio, correção de cor, ajuste do balance de brancos, ou adição de saturação de cores ou filtros de agudez.

Jahshaka

Jahshaka é um programa para editar, publicar e um aplicador de efeitos especiais. Ele usa o poder do seu processador para lhe dar uma renderização em tempo real. Com Jahshaka é possível que você: edite seus vídeos com rapidez e flexibilidade, crie efeitos em tempo real, anime com recursos ilimitados, crie música de fundo com as ferramentas utilizadas pelos profissionais, trabalhe com vários formatos em qualquer resolução e compartilhe seus projetos, arquivos, vídeos com todos os utilizadores da Internet em todo o mundo.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada.

Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: