7 habilidades que a criação de jogos ajuda a desenvolver nas crianças

As crianças têm grande facilidade para acessar a internet e utilizar a tecnologia como forma de divertimento. Porém, hoje, os games não são apenas entretenimento, mas recursos empregados no desenvolvimento de habilidades. Por isso, os cursos de criação de jogos e programação estão cada vez mais em alta.

Por meio deles a criança explora todo o seu potencial, uma vez que suas competências são estimuladas de forma lúdica e agradável para ela. Ao mesmo tempo, têm a oportunidade de dominar os recursos tecnológicos e aprender sobre diferentes áreas de conhecimento.

Essa é uma atividade muito completa que traz diversos benefícios. Para que você entenda melhor, listamos as habilidades que a criação de jogos ajuda a desenvolver. Continue lendo e veja por que ela é uma excelente alternativa para a formação do seu filho!

1. Criatividade

Quando analisamos os jogos, sejam eles para computador, aparelhos móveis ou consoles, podemos perceber que eles envolvem diversos recursos. São trabalhados imagens, cenários, cores, desafios, recompensas, músicas, entre muitos outros.

Perceba que tudo isso exige uma grande imaginação e criatividade por parte dos desenvolvedores. Eles precisam pensar em todos esses detalhes e fazer com que eles tenham uma sincronia lógica para compor um roteiro realmente interessante.

Por isso, a criação de jogos ajuda a criança a desenvolver esse lado criativo que, aliás, é muito aguçado durante a infância. Essa habilidade é aprimorada de maneira significativa e o pequeno descobre como explorá-la de outras formas, aplicando também em seu dia a dia e diversas outras tarefas.

2. Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade muito apreciada pelo mercado de trabalho atual. Em algumas empresas, isso se faz essencial para ocupar uma vaga. Portanto, essa competência deve ser trabalhada o quanto antes, e a criação de jogos pode ajudar.

Ao iniciar um projeto como esse as crianças precisam interagir. Em muitos casos, ele é desenvolvido em grupo, sendo que cada um dos integrantes fica responsável por uma determinada tarefa. Assim, todos devem trabalhar pelo bem do coletivo e ninguém tem destaque maior.

Mesmo quando os projetos são individuais existe interação. Isso porque as crianças trocam ideias, informações e se ajudam, então, da mesma forma descobrem a importância de poder contar com os demais para alcançar um determinado objetivo.

3. Raciocínio lógico

No primeiro item falamos sobre os diversos recursos que são acrescentados aos games para que eles sejam um projeto bem desenvolvido e interessante, certo? Além da criatividade para tudo isso, o desenvolvedor também precisa aplicar o raciocínio lógico.

Quando estamos jogando, nem sempre percebemos que existe uma programação por trás de cada ação que realizamos. Todos os movimentos de um personagem, por exemplo, precisam ser pré-programados e associados a um comando para que haja uma resposta adequada do programa.

Todos esses detalhes devem ser calculados pela criança quando ela faz a criação de jogos. Ela precisa pensar de forma lógica para que as ações sigam uma sequência que faça sentido, por isso, essa habilidade é amplamente trabalhada.

4. Resolução de problemas

Basicamente, a criação de jogos envolve muita programação. Como não poderia deixar de ser, problemas surgirão e precisam ser solucionados para que se consiga chegar ao resultado desejado. Sendo assim, essa é mais uma habilidade que seu filho trabalhará com essa atividade.

A resolução de problemas é estimulada de duas formas: a primeira no próprio desenvolvimento do enredo dos jogos e seus desafios. Afinal, é a própria criança quem estará criando as estratégias e arquitetando todo esse conjunto de ideias.

Segundo, porque durante o processo de criação ela cometerá erros. Perceberá que algumas decisões não foram as melhores e encontrará empecilhos que deverão ser superados. Tudo isso dependerá muito do seu raciocínio e da sua capacidade de decidir quais são as melhores alternativas e em qual momento.

5. Comunicação

Há quem acredite que a tecnologia estimula a reclusão e, por isso, durante muito tempo ela foi estigmatizada. No entanto, não é bem assim que acontece. Na verdade, os recursos tecnológicos favorecem o contato com outras pessoas e, consequentemente, ajudam a criança a trabalhar a sua capacidade de comunicação.

Não se esqueça de que, para fazer a criação de um jogo, em muitos momentos a criança também trabalhará em equipe. Portanto, ela precisa ter uma boa comunicação para que consiga expressar aquilo que está pensando e se fazer entender. O contato com outras ajuda nesse sentido.

Além disso, ao planejar o roteiro do seu jogo ela está usando um pouco de comunicação, pois deve registrar e transmitir as ideias de uma forma lógica. Ainda, poderá fazer pesquisas para complementar seu projeto e, tudo isso, mais uma vez, ajuda a desenvolver suas habilidades comunicativas.

6. Pensamento abstrato

No processo de criação de jogos nada está pronto. É preciso partir do zero para que o projeto seja desenvolvido, assim, muito depende da criatividade e da imaginação do desenvolvedor. Ele deve ter domínio do pensamento abstrato.

Essa habilidade consiste em pensar naquilo que não existe no meio físico. São ideias que precisam ser organizadas na própria mente e, apenas com o passar do tempo e os estímulos corretos, é possível para uma criança dominar essa competência.

Ela é muito importante em diversos aspectos da vida. Será necessária para a formação do seu filho enquanto profissional. Afinal, a resolução de problemas muitas vezes envolve justamente esse tipo de raciocínio para fazer análises e definir quais são as melhores estratégias e soluções.

7. Resiliência

A resiliência é a habilidade que o ser humano tem de vivenciar um problema e manter seu equilíbrio emocional. Basicamente, se refere à capacidade de encontrar adversidades e empecilhos, adaptar-se a essa realidade e manter seu estado normal.

Está diretamente relacionada com a superação de frustrações ― aliás, elas poderão acontecer durante a criação de jogos. Por isso, essa atividade contribui para o desenvolvimento dessa competência, afinal, conforme explicamos, nem sempre aquilo que foi planejado dará certo.

Pode acontecer de a criança ter de recomeçar todo o seu trabalho porque algo deu errado no meio do caminho. Deverá ser resiliente para compreender que esse tipo de situação acontece. Será necessário organizar seus pensamentos e acessar ainda outras competências, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas, para seguir em frente.

Interessante como algo divertido pode ajudar tão significativamente no desenvolvimento da criança, não é mesmo? Por isso é interessante que você acrescente ao dia a dia do seu filho atividades como a criação de jogos. Assim, ele terá um aprendizado mais completo e uma excelente formação, mas de um modo agradável e interativo!

Gostou dessas dicas? Então, siga as postagens em nossas redes sociais para conferir informações interessantes como essa! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *