Crianças empreendedoras: 9 cases de sucesso para você conhecer

Crianças empreendedoras: 9 cases de sucesso para você conhecer

É possível ser dono de um negócio de sucesso antes de completar 18 anos? Ouvir histórias de crianças que estão empreendendo em diversos segmentos é cada vez mais comum. Afinal, hoje elas crescem cercadas por uma enxurrada de informações e são estimuladas ao empreendedorismo desde a infância, mesmo que inconscientemente.

Além do óbvio benefício financeiro, incentivar esse perfil conta com outros pontos positivos. O desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios do século XXI, como maturidade, proatividade e capacidade de raciocínio lógico e tomada de decisão é fundamental.

Se interessa pelo assunto? Então continue conosco e conheça nove cases de crianças empreendedoras bem-sucedidas!

1. Robert Nay

Robert tinha apenas 14 anos quando foi apontado como o novo Mark Zuckerberg. Isso porque o menino é o autor do jogo Bubble Ball, game que tirou o famoso Angry Birds do topo da lista de mais baixados na Apple Store, em 2011.

O menino utilizou tutoriais disponíveis na internet para aprender a programar o jogo, e o fez de sua própria casa por meio de um simples computador. O baixo investimento e a humildade do processo é ainda mais relevante quando se leva em consideração a equipe composta por 17 engenheiros para desenvolver Angry Birds.

2. Melissa e Nicole Jakubovic

O YouTube tem se mostrado um espaço bastante democrático: é possível encontrar vídeos sobre tudo, feitos por qualquer tipo de gente — inclusive crianças. Os youtubers estão em alta, e foi nesse mundo que as gêmeas Melissa e Nicole mergulharam com o auxílio da mãe, Camila Jakubovic.

O “Planeta das Gêmeas” é um dos maiores canais infantis do Brasil no YouTube, com mais de 10 milhões de inscritos. Desde 2006, foram 477 vídeos produzidos, abordando temas divertidos e variados com brincadeiras, canções, teatrinhos, vlogs e outras peripécias.

Elas são verdadeiros prodígios do empreendedorismo infantil, tanto que o canal cresceu e virou, também, uma peça. O espetáculo “O Planeta das Gêmeas ao vivo” passou por inúmeras cidades brasileiras e foi um sucesso de bilheteria. Além disso, o projeto das irmãs resultou em dois livros publicados e uma loja online.

3. Bela Bagunça

Isadora Castro é outra youtuber mirim de sucesso no Brasil. Com mais de 9 milhões de seguidores na rede social, o canal Bela Bagunça traz conteúdos com histórias, brincadeiras, desafios e situações engraçadas para meninas e meninos.

4. Leanna Archer

Leanna é de Nova York e ficou conhecida como a rainha dos produtos para cabelo. A fama teve início quando ela começou a produzir artesanalmente e comercializar, aos 8 anos, esse tipo de item com base em uma receita de sua avó haitiana.

Alguns amigos se interessaram pelo produto que a menina usava em seus próprios cabelos. Após um período de distribuição de amostras grátis, surgiu a ideia de abrir o negócio. Atualmente, Leanna’s Essentials é um empreendimento de sucesso que tem diversos materiais para cabelo, rosto e corpo.

5. Isaac do Vine

Outro fenômeno da web, Isaac do Vine é um garotinho divertido, desenvolto e versátil de apenas 10 anos que coleciona milhões de seguidores — ou anjinhos, como ele gosta de chamar — no YouTube. Ator e humorista, o pequeno usa o canal para compartilhar peripécias infantis e histórias com roteiros que partem de ideias do cotidiano da família.

Além do canal, Isaac participa do programa “Vai que Cola” do Multishow e tem um livro publicado. “O Livro do Isaac – Para Fortalecer a Amizade” é uma espécie de biografia com narrativas da mãe, Iasmin Guedes, e do tio, Ícaro.

6. Asia Newson

Asia apresentava um espírito empreendedor desde cedo: aos 5 anos já ajudava o pai no negócio da família, fabricando velas. Determinada, aos 11 anos a garota criou sua própria empresa, a Super Business Girl, na qual produz e vende velas.

E não para por aí: a pequena empresária também se preocupa com os menos favorecidos e usa o capital social do negócio para ajudar outras crianças a desenvolverem seus talentos para empreender.

7. Ashley Qualls

Ashley tinha apenas 14 anos quando estreou como empreendedora. Ela criou o Whateverlife.com para ofertar, gratuitamente, layouts do MySpace e tutoriais em HTML. Com apenas três anos de funcionamento, o site tinha cerca de 4 milhões de visualizações.

O que começou como uma brincadeira com tutoriais para amigos tomou grandes proporções, e logo os layouts de Ashley para a rede social fizeram tanto sucesso que o próprio Brad Greenspan, co-fundador do MySpace, fez ofertas altas pelo negócio.

8. Evan Moana

Evan é outra criança empreendedora que soube aproveitar o YouTube para ganhar dinheiro. No canal EvanTubeHD, os vídeos são, basicamente, do pequeno recebendo, testando e avaliando brinquedos. Desse jeito, seus mais de 6 milhões de seguidores sabem se a aquisição vale a pena ou não.

Trata-se de mais um desses casos de empreendedorismo infantil que provam o quanto a alfabetização tecnológica para as crianças do século XXI é fundamental para garantir um desenvolvimento integral da criança.

9. Anshul Samar

Tem coisa melhor do que aprender brincando? Foi essa a ideia que Anshul teve aos 12 anos, quando desenvolveu o Elementeo, um jogo de cartas sobre a Tabela Periódica cuja proposta é tornar o aprendizado da química mais divertido.

As primeiras vendas aconteceram quando ele tinha 14 anos, e todos os 5 mil jogos produzidos esgotaram rapidamente. Desde então, Anshul fez algumas atualizações e até criou uma versão em aplicativo do game.

Em Elementeo Chemistry Card Game, cada elemento da Tabela Periódica tem sua própria personalidade: o Oxigênio se transforma em Aquecedor de Vida de Oxigênio e o Iodo em Iodo Sereia, por exemplo.

O jogo consiste em fazer combinações para produzir compostos e interagir com propriedades e estados de oxidação. O objetivo é capturar os elétrons de seus oponentes e reduzi-los a zero.

Existem muitas crianças empreendedoras que são visionárias e servem de inspiração para adultos. Elas demonstram que não há idade certa para lutar pelos seus sonhos quando se tem criatividade e dedicação.

Vale lembrar, entretanto, que tudo isso é resultado de conhecimentos adquiridos com o tempo. Muitos pequenos, inclusive, tiveram a tecnologia como aliada para conquistar posições de destaque. Seu filho também pode chegar longe aprendendo a lidar com as novas tecnologias na Happy Code!

E aí, o que achou das histórias dessas crianças empreendedoras? Deixe um comentário compartilhando sua opinião!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *