Criatividade infantil: 7 dicas incríveis para estimular seu filho

Naturalmente as crianças têm uma imaginação muito aflorada, mas, para que ela seja realmente rica, é preciso pensar no desenvolvimento da criatividade infantil. O lado positivo é que podemos estimular essa habilidade nos pequenos, e os pais têm um papel importante nesse sentido.

Afinal, o mundo ainda é uma grande descoberta para a criança, e são os adultos que precisam apresentar para ela tudo que existe, oferecer oportunidades e permitir experiências. Assim, é possível aflorar a sua criatividade e desenvolver outras habilidades afins.

Isso contribuirá para o seu desenvolvimento e aprendizado agora, mas também terá um impacto significativo no futuro. Por isso, listamos neste artigo algumas dicas incríveis para você estimular o seu filho a ser ainda mais criativo. Continue lendo para saber como!

1. Ofereça desafios

Uma excelente forma de estimular a criatividade infantil é oferecer desafios para que a criança procure por soluções. Afinal, quando existe um problema é preciso raciocinar para encontrar o melhor caminho e resolver essa situação, e o pequeno também precisa vivenciar esse tipo de experiência.

Os desafios podem ser propostos em forma de brincadeiras, com brinquedos específicos e até mesmo em tarefas do dia a dia. O importante é que a criança tenha que pensar para contornar aquela situação e que seja bem-sucedida na solução encontrada.

Caso ela não consiga acertar da primeira vez, procure fazer comentários positivos a fim de incentivá-la. Você pode fazer sugestões para ajudá-la de forma sutil, mas sempre procure deixar que ela mesma resolva os desafios.

2. Deixe a criança buscar respostas

Evite trazer soluções prontas para o seu filho, porque ele precisa procurar por suas próprias respostas. Um exemplo é sempre apontar qual seria a cor ideal para colorir um desenho, dizendo para criança que o céu deve ser azul, e as plantas, verdes.

Ela por si mesma precisa encontrar as respostas e, quando não souber de alguma coisa, deve ter a iniciativa de perguntar para outra pessoa ou fazer pesquisas para descobrir. Mostre para seu filho que ele pode aprender sozinho como as coisas funcionam, seja pela observação do meio, seja com pesquisas em livros ou na internet.

3. Incentive a prática de atividades específicas

Algumas atividades estimulam significativamente o desenvolvimento da criatividade infantil. Por isso, é interessante que você incentive o seu filho a praticá-las para que consiga tanto despertar essa habilidade quanto também a sua imaginação.

Desenhar, pintar, montar blocos e aprender um instrumento musical são algumas alternativas. A leitura também é muito válida, já que possibilita ao pequeno conhecer mundos diferentes mesmo sem sair de casa, além de trabalhar o senso crítico e ampliar o vocabulário.

4. Faça as atividades de formas diferentes

Quando fazemos diversas atividades sempre da mesma forma, é natural que as ações comecem a se tornar maquinais. Não existe mais desafio, pois o cérebro se acostuma. Isso não pode acontecer com a criança, pois ela deve ser constantemente estimulada e desafiada.

Sendo assim, uma maneira de estimular a criatividade infantil é procurar fazer as coisas de uma forma diferente ou inusitada. Desse modo, o pequeno terá a oportunidade de ver o mundo e as situações sob um novo ângulo.

Você pode propor pintar embaixo da mesa, ler um livro ou ver fotografias deitados no chão com os pés no sofá, dormir do lado contrário na cama, andar de costas e assim por diante. Esse tipo de iniciativa permite que o cérebro da criança crie conexões para não ficar condicionado.

5. Responda às perguntas do pequeno

As crianças sempre têm muitas perguntas, e isso acontece porque, como dito, o mundo ainda é um lugar novo para elas, que desejam desbravar, conhecer e entender tudo o que existe. Então, consultam os adultos — que são sua referência — para encontrar respostas.

O ideal é que você tenha paciência e procure sempre responder ao que é perguntado. Não importa qual tema a criança abordou, é possível responder de uma maneira apropriada para sua idade, porque o importante é ela não ficar com dúvidas.

Evite reprimir a curiosidade, porque ela é uma aliada da criatividade. Caso você não saiba uma resposta, se proponha a pesquisar junto com o pequeno para que vocês dois façam essa descoberta juntos. Não se esqueça de ser sempre sincero e nunca mentir, porque a criança descobrirá a verdade, e a mentira abalará a confiança em você.

6. Desperte o pensamento crítico

Pensar de forma crítica significa analisar e avaliar o ambiente ao redor, a si mesmo e suas ações. Essa é uma habilidade muito importante para a criatividade infantil, pois a criança observará se o que está acontecendo e o que ela está fazendo não podem ser realizados de uma forma diferente.

Você pode estimular o pensamento crítico ao fazer perguntas para criança quando ela estiver realizando alguma ação ou brincando. O objetivo é que analise todo o processo e o resultado que pretende alcançar. O contato com culturas diferentes e a leitura também são formas de fazer com que a criança tenha maior visão de mundo e pense criticamente.

7. Explore a tecnologia

A criatividade infantil tem uma excelente aliada nos recursos tecnológicos disponíveis atualmente. Eles oferecem inúmeros estímulos para os pequenos e, além de trabalharem essa habilidade, despertam ainda outras competências que a complementam, como o raciocínio lógico.

Sendo assim, os pais podem explorar de uma forma positiva o uso do celular, tablet, computador e também o videogame. Além disso, é interessante que o pequeno aprenda a usar outros equipamentos, como o DVD, aparelho de som e televisão.

Mas, para complementar esse estímulo feito em casa, você pode matricular o seu filho em cursos tecnológicos, como aqueles oferecidos pela Happy Code. Eles são desenvolvidos com uma metodologia que trabalha competências essenciais aos desafios do século XXI. A criança é estimulada do jeito certo para solucionar problemas e, por isso, se torna mais criativa.

Ela também tem contato com diferentes campos de saber e atua em conjunto com outras crianças. Desse modo, desenvolve a sua comunicação, sociabilidade, colaboração e trabalho em equipe. Sem falar que esse contato permite a troca de experiências, o que aumenta o potencial criativo.

Você pode estimular a criatividade infantil de diversas formas em sua casa, mas é interessante contar com especialistas para complementar o seu trabalho e permitir um desenvolvimento completo para o seu filho. Assim, ele conseguirá aproveitar todas as etapas e atingir um excelente potencial!

Quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela Happy Code? Então, agende uma aula experimental gratuita e conheça nosso trabalho!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *