7 dicas práticas para ajudar a desenvolver habilidades sociais em crianças

7 dicas práticas para ajudar a desenvolver habilidades sociais em crianças

No mundo moderno, as competências cognitivas tendem a ser estimadas como se fossem as únicas das quais as pessoas precisam para terem sucesso na vida em sociedade. No entanto, também é muito importante desenvolver habilidades sociais em crianças, pois isso fará a diferença na fase adulta em vários aspectos.

Assim como é possível estimular o desenvolvimento de competências cognitivas, as sociais também podem ser trabalhadas para alcançar resultados práticos que são percebidos no comportamento dos pequenos. Por exemplo, uma interação mais saudável com a família.

Fizemos este post com algumas dicas de como estimular habilidades sociais em crianças. Se você quer tirar essa tarefa de letra, basta continuar a leitura. Vamos lá!

Por que trabalhar certas habilidades ainda na infância?

As habilidades sociais definem a capacidade de interação saudável de um indivíduo com outros. Vale ressaltar que elas podem — e devem — ser estimuladas junto com as cognitivas para um desenvolvimento completo de uma pessoa na infância e para prepará-la para o futuro.

Entre os problemas que dificultam as interações em sociedade, podemos dividir em duas categorias: internalizantes (composto de transtornos como depressão, ansiedade social e tristeza); e externalizantes (composto de problemas evidentes em relações entre pessoas, como agressividade física ou verbal, falta de respeito e irritabilidade).

As competências sociais devem ser trabalhadas para que essas dificuldades sejam diluídas. Geralmente, esses problemas são comuns em jovens e adolescentes, e afetam o resto da vida das pessoas. Por isso, é fundamental começar o desenvolvimento das habilidades sociais desde a infância.

Afinal, quais são essas habilidades?

Agora, veremos algumas habilidades sociais importantes e por que devem ser desenvolvidas.

Cooperação

Tal como competitividade, cooperação é uma palavra-chave hoje em dia. Afinal, é preciso saber lidar com outras pessoas, buscar ajuda para resolução de problemas em conjunto, e contar com o apoio delas em momentos importantes. Na vida profissional, por exemplo, as conexões de uma pessoa influenciam muito as chances de ser bem-sucedido.

Capacidade de dividir

Relações sociais envolvem compartilhamento e ajuda mútua. Portanto, as pessoas precisam aprender desde cedo a dividir as coisas, seja para ajudar outras em momentos extremos de necessidade, seja simplesmente por gentileza. Essa é uma capacidade muito bem-vista e que realmente é bastante valorizada na sociedade.

Comunicação

A vida em sociedade requer a capacidade de transmitir ideias, de se fazer entender e de interagir com diálogos. A comunicação é essencial para que indivíduos cheguem a objetivos comuns. Portanto, é um dos pilares dos trabalhos em equipe.

Uma criança que não sabe se comunicar perde a oportunidade de expor boas ideias, de influenciar os outros de alguma maneira, bem como de pedir ajuda quando precisa.

Empatia

Essa é mais uma característica importantíssima, em qualquer momento histórico, inclusive. A capacidade de olhar para o outro e se compadecer de suas dores e dificuldades de uma forma profunda é admirável. Isso porque força as pessoas a desviarem o foco de si mesmas e a considerarem o outro indivíduo como importante também.

Capacidade de demonstrar gratidão

Dizer “obrigado” é valioso. A demonstração de gratidão gera relações saudáveis e cordiais, baseadas no fato de que um indivíduo reconhece o esforço do outro para beneficiá-lo e o agradece por isso. É preciso ensinar às crianças, de forma enfática, a importância de ter essa habilidade para viver bem em sociedade.

Respeito

Respeitar o outro é uma base dos relacionamentos interpessoais, e é o principal motor de outras atitudes já citadas, como empatia. É, basicamente, reconhecer o valor do outro como ser humano tão importante quanto você, suas peculiaridades e trejeitos como algo particular e digno de compreensão.

As crianças precisam entender que cada pessoa tem suas características pessoais e não devem ser destratadas por isso. Assim, você pode cuidar para que o seu filho se afaste de práticas como o bullying.

Como desenvolver as habilidades sociais em crianças?

As habilidades mencionadas anteriormente podem ser aprimoradas e desenvolvidas no ser humano por meio de atividades e exercícios adequados. Acompanhe as dicas abaixo para entender melhor.

1. Dedique tempo

Antes de tudo, você precisa separar mais tempo para o seu filho, especificamente para monitorar essa questão das habilidades sociais. Converse com ele sobre o assunto, ensine-o as boas práticas sempre que possível. Tudo começa com o diálogo aberto.

Isso significa que você também deve ouvir o seu filho. É essencial que exista essa troca para que ambas as partes se sintam livres para falar.

2. Valorize os esforços

Reconheça o trabalho do seu filho quando ele se esforçar para melhorar, ou seja, sempre elogie suas boas ações. É importante para a criança perceber que ela está progredindo e que as pequenas ações contam para serem recompensadas. Dessa forma, você conseguirá estimular o engajamento deles e o interesse por essas atitudes.

3. Dê feedbacks

Essa dica está relacionada com a anterior, mas é mais abrangente. Os feedbacks servem para comunicar aos filhos como eles estão se saindo, não somente quando acertam, mas principalmente quando erram e, nesse caso, deve-se apontar as falhas.

Também é necessário acompanhar as ações deles e fazê-los perceber o tempo que está sendo separado para isso. Assim, eles aprenderão a real importância dos ensinamentos que você tem transmitido.

4. Ensine a colocar-se no lugar dos outros

Para desenvolver respeito e empatia, ensine seu filho a se colocar no lugar dos outros e a tentar compreender a dificuldade alheia. Isso pode, inclusive, ser representado na prática, com brincadeiras de imitação, por exemplo, para que ele entenda a dimensão dessa necessidade. A dica também é útil para desenvolver a capacidade de dividir.

5. Instigue a autocrítica

Faça com que as crianças reconheçam verbalmente seus erros e admitam o que fizeram. O objetivo é que desenvolvam o senso de autocrítica, o autoconhecimento e o reconhecimento das próprias falhas. Então, converse cordialmente com elas e ensine o porquê de determinadas ações serem erradas e prejudiciais para a vida em sociedade.

6. Incentive a interação social

Essa é uma das dicas mais importantes. Faça com que seu filho participe de grupos de interação, em que ele possa trabalhar em equipe e explorar a cooperação e comunicação. Afinal, a melhor maneira de cultivar essas habilidades é tentando trabalhá-las na prática.

Acompanhe as experiências dele nesses grupos e ensine aos poucos, com diálogos, as boas práticas para melhorar as relações sociais quando ele estiver inserido em um conjunto de pessoas.

7. Estimule o bom uso da tecnologia e de jogos

A tecnologia pode ser uma aliada e tanto para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Aprender atividades como a programação ajuda a desenvolver o senso de cooperação e a comunicação já na infância, pois requer constantemente que os alunos busquem auxílio de outros para soluções de problemas.

A internet em si pode ser uma boa ferramenta para comunicação, quando bem usada. Nela, seu filho pode interagir com outras pessoas, conhecê-las melhor e entendê-las para conseguir empatia.

Os jogos também têm uma fundamental importância nisso e podem trazer benefícios para o futuro. O videogame, por exemplo, é capaz de estimular habilidades que o mercado exige, tais como comunicação e cooperação, com o trabalho em equipe.

Enfim, existe uma série de habilidades cruciais para a vida em sociedade que precisam ser cultivadas para que as crianças se preparem melhor para quando forem adultas. Neste artigo, citamos as mais relevantes. Com paciência e boa vontade, você vai ajudar seu filho a trilhar um caminho de sucesso.

Como vimos, o bom uso das tecnologias pode auxiliar no aprimoramento de habilidades sociais em crianças, entre outras vantagens. Que tal saber mais sobre o assunto? Aproveite a oportunidade para entender o papel da tecnologia na educação infantil. Boa leitura!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *