Como a Happy Code ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais?

Assim que nasce, a criança já está aprendendo; afinal, ela compreende que chorando consegue a atenção das pessoas adultas. Conforme o tempo passa, seu aprendizado se torna mais refinado, ampliando o intelecto e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Além da maturidade emocional e psicológica, o potencial da criança também é influenciado pelo meio onde ela vive e os estímulos que recebe. Por isso, os pais precisam oferecer aos seus filhos todas as condições que eles necessitam para desenvolverem as suas capacidades e potencial.

A boa notícia é que você não precisa trabalhar sozinho para alcançar esse objetivo. Já pensou em contar com uma instituição que explora recursos tecnológicos para favorecer o desenvolvimento completo das crianças?

Preparamos este artigo para mostrar de que forma podemos contribuir para a formação do seu filho, especialmente no quesito habilidades interpessoais. Continue lendo!

A importância de inserir as crianças no mundo da tecnologia

O mundo que vivemos em nossa infância já não existe mais. As novas gerações nasceram inseridas em um espaço onde a tecnologia e aspectos digitais estão fortemente arraigados no cotidiano. Por isso, as crianças precisam ter contato com esse universo para desenvolverem habilidades.

E não são apenas os conhecimentos de assuntos variados que são estimulados pelo aprendizado e domínio da tecnologia. Ela também ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais, que são muito valorizadas atualmente na sociedade e no mercado de trabalho.

Note que, hoje, os recursos tecnológicos são utilizados de inúmeras formas. Um exemplo disso são as pesquisas para realização de trabalhos para a escola.

Dificilmente as crianças vão a uma biblioteca física, porque elas encontram o material que necessitam na internet ou em bibliotecas virtuais das instituições de ensino.

Até mesmo as brincadeiras migraram para o ambiente virtual. Agora, as crianças utilizam muitos aplicativos e jogam videogame — atividades que, quando empregadas na medida certa, são comuns e saudáveis. Ao serem explorados de forma equilibrada, esses recursos trazem benefícios para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos.

Concentração, coordenação motora, estratégia e raciocínio lógico são algumas habilidades exigidas das crianças atualmente até mesmo para brincar. Tudo isso é um grande treino para a vida adulta, já que essas características serão cobradas no futuro.

Por essa razão, a inserção das crianças no mundo da tecnologia é fundamental, afinal, essa é a realidade em que elas estão vivendo, e que será ainda mais expressiva quando se tornarem adultas.

Como a tecnologia ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais

Embora para mexer no celular, no computador ou jogar videogame a criança muitas vezes faça isso sozinha, não significa que esses recursos não favorecem o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Eles contribuem dessa forma também, assim como outras tecnologias.

Aprender robótica ou programação, por exemplo, estimula habilidades que são fundamentais para que a criança interaja com outras pessoas e o mundo ao seu redor. Por isso, a tecnologia em sala de aula é fundamental para melhorar o aprendizado e desenvolvimento da criança.

Veja a seguir algumas vantagens e benefícios que a tecnologia traz para os pequenos.

Cria a sensação de pertencimento a um grupo

É natural que as pessoas procurem estar em contato com outras que tenham pensamentos e gostos parecidos com os dela. É dessa forma que passam a pertencer a um grupo, encontrando sua própria identidade.

A tecnologia pode fazer isso pelas crianças, pois une aquelas que se identificam mais com uma determinada área de conhecimento, facilitando a interação.

Demonstra a importância do trabalho em equipe

Perceba que, quando falamos em tecnologia, há sempre uma equipe por trás do desenvolvimento de recursos, e durante o aprendizado não é diferente.

As crianças são estimuladas a trabalharem em duplas ou grupos, de modo que cada uma precisa fazer a sua parte em prol de todos, uma habilidade extremamente exigida nos dias atuais.

Estimula a inteligência emocional

Além de estar em contato com pessoas diferentes, a criança que estuda tecnologia precisa aprender a lidar com suas próprias emoções. Ansiedade, frustração, nervosismo, medo, insegurança e impaciência são alguns sentimentos que ela experimentará e precisará dominar ou controlar para conseguir obter sucesso.

Desenvolve a empatia e a colaboração

Trabalhando em equipe, sempre haverá dificuldade por parte dos componentes do grupo. Estando em contato com esse meio, a criança também desenvolve a empatia e aprende a colaborar com os seus colegas. Afinal, é preciso que todos consigam ter um bom desempenho para que o grupo seja bem-sucedido.

Apresenta diferentes culturas

Os recursos tecnológicos permitem que as crianças tenham contato com pessoas de diferentes regiões e até mesmo países. Por isso, elas também conhecem culturas diferentes e aprendem outras formas de raciocínio com as quais não estão habituadas. Isso favorece o desenvolvimento das suas habilidades e tomadas de decisão.

Além do desenvolvimento de todas essas habilidades interpessoais, estudar e aprender sobre tecnologia também permite que a criança cultive outras competências, que influenciarão nas relações com as demais pessoas e na execução de tarefas. Confira, a seguir, algumas delas.

Aumenta a concentração

A tecnologia exige atenção e, por isso, a criança melhora a sua concentração ao entrar em contato com os recursos tecnológicos. Seja para usar um aplicativo, montar um dispositivo eletrônico ou fazer a programação dele, é necessário estar atento a detalhes para alcançar os objetivos.

Incentiva a leitura

Para entender propostas, encontrar ideias e soluções, a criança precisará trabalhar a leitura. Porém, mais do que identificar sinais, ela deverá interpretar as informações e mensagens, por isso, seu aprendizado é muito mais extenso e desenvolve o seu senso crítico.

Favorece o aprendizado multidisciplinar

A tecnologia não trabalha com somente uma área de conhecimento, mas envolve diversas ciências diferentes. Por isso, quando a criança passa a ter contato com esse universo, o seu aprendizado se torna multidisciplinar, envolvendo, por exemplo, matemática, informática engenharia, eletrônica, física, entre outros.

Estimula o raciocínio lógico

Uma das características dos recursos e ferramentas tecnológicos é exigir que o programador ou usuário tenha um pensamento estratégico.

As decisões precisam ser tomadas da melhor forma possível para alcançar objetivos ou solucionar problemas. Por isso, a criança também tem o seu raciocínio lógico estimulado.

Melhora as tomadas de decisão

Conforme a criança se depara com desafios, o seu raciocínio se torna mais depurado e refinado. Sendo assim, conexões cerebrais são formadas de modo que, para os próximos problemas que surgirem, ela encontrará caminhos diferentes para solucioná-los. Desse modo, suas decisões se tornam cada vez melhores e mais assertivas.

Benefícios e diferenciais da Happy Code

A Happy Code oferece diferentes cursos que envolvem ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes para crianças e adolescentes. Nosso intuito é favorecer o desenvolvimento de habilidades interpessoais e cognitivas por meio da robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, programação, criação de personagens, letramento digital, criativo e cognitivo etc.

Porém, esse não é nosso maior diferencial. O que nós queremos oferecer para as crianças e adolescentes é algo mais do que o domínio da tecnologia, e, sim, a sua aplicação no dia a dia, futuramente no mercado de trabalho e com o intuito de solucionar problemas reais.

Nas aulas da Happy Code, além de trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, discussões, debates e mentoria em pares, é proposto um projeto guiado.

Primeiro, os alunos aprendem conceitos técnicos, depois, aplicam em uma missão. Ela é veiculada com temas de alta prioridade da ONU, como sustentabilidade, pobreza, paz e meio ambiente.

Assim, é apresentado um problema para que os alunos usem o conhecimento e encontrem uma solução. Ou seja, eles são convidados a refletirem, debaterem e discutirem sobre algo maior, que impacta a vida de inúmeras pessoas.

Em grupo eles precisam chegar a um consenso, em que a solução encontrada de fato seja eficaz, e cada um precisa fazer a sua parte. Para que o projeto seja executado e o resultado final interessante, é necessário interação e colaboração.

Por isso, a missão da Happy Code é maior do que possibilitar o domínio de recursos tecnológicos. O que nós queremos é permitir que as novas gerações saibam como aplicar esse conhecimento em busca de soluções inteligentes para problemas do dia a dia.

A tecnologia, além de permitir o desenvolvimento de habilidades interpessoais do seu filho, também contribui em sua formação como cidadão. Ele não é treinado somente para ser um profissional bem-sucedido, mas uma pessoa consciente, com competências que podem ser empregadas em prol da sociedade e do próprio crescimento pessoal.

Saiba mais sobre os cursos da Happy Code. Agende uma aula experimental gratuita e conheça nosso sistema de trabalho!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *