Atividades para desenvolvimento infantil e como estimular o aprendizado!

Não é mistério que os seres humanos não nascem prontos e precisam ser desenvolvidos até uma certa idade. 

Por isso, um dos trabalhos principais dos pais e responsáveis de bebês, crianças e/ou adolescentes é sobre como estimular o aprendizado infantil, com 15 atividades + dicas, e ajudar os pequenos a crescerem bem. É sobre isso que vamos falar hoje! Siga a leitura!

15 atividades para desenvolvimento infantil

O estímulo do desenvolvimento pode ser feito por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, pensadas especialmente para trabalhar esses pontos de aprendizagem do cérebro humano em formação. 

Aqui elencamos 15 opções que se encaixam nesse quesito e vão auxiliar (e muito) no aprendizado dos seus filhos, confira:

1. Caça ao tesouro

Os jogos de caça ao tesouro (especialmente os que usam charadas para dar as dicas do local) são ótimas formas de desenvolver a curiosidade, imaginação e raciocínio dos pequenos, os empurrando de forma divertida a pensar e encontrar soluções para os problemas. 

É uma das atividades para desenvolvimento infantil  que podem ser feitas em casa e até mesmo adaptadas para diferentes épocas do ano (natal, páscoa, etc) e diferentes faixas etárias (mudando a dificuldade).

Confira também: guia completo das fases do desenvolvimento infantil!

2. Jogos com tabuada

Aprender a tabuada é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática nos pequenos, mas ela não precisa ser chata! Juntando um número par de jogadores, demarque o meio e uma reta final de ambos os lados. 

Depois delimite qual time é par, qual é ímpar e solte uma conta de multiplicação. O resultado vai dizer quem é o pegador e quem precisa correr até o final sem ser pego.

Por exemplo, se a conta for 4×6 (que é igual a 24), o jogador que for par precisa correr e pegar o oponente, mas se o oponente fizer a conta mais rápido, terá mais vantagem para fugir.

3. Contação de histórias

Nem toda criança já sabe ler e nem todas gostam de o fazer, então, ter um momento de contação de histórias é essencial para despertar a criatividade e o interesse dos pequenos nesses contos. Sente com seus filhos e leia diferentes livrinhos para eles.

4. Dança

Existem muitas músicas infantis com dancinhas e elas são ótimas para o desenvolvimento dos pequenos, porque estimulam a coordenação motora e sua habilidade de expressão corporal. Por isso, estimule suas crianças a aprender algumas dancinhas e também a se divertir no seu próprio estilo de dança.

5. Esculturas com massinha de modelar

Uma boa forma de como estimular o aprendizado infantil é por meio do desenvolvimento motor fino e da criatividade, coisas que são muito bem adquiridas por meio de criações com massinha de modelar.  Permita que seus pequenos criem esculturas e se desenvolvam brincando!

6. Teatro de Fantoches

A criação e interpretação por meio de fantoches é uma atividade lúdica super divertida para as crianças, porque estimula a imaginação, a interação, desenvolvimento da fala e expressão oral, corporal, a socialização, cooperação e a habilidade de contação de histórias dos pequenos.

E pode ser feito em casa, com meias e canetas — vale a pena deixar seu filho explorar a curiosidade!

Essa brincadeira também pode ser pensada para apresentar conteúdos e ensinamentos para elas. Professores e educadores, por meio dos fantoches, podem ensinar de forma lúdica coisas sobre matemática, ciências, história e muito mais!

7. Jogo do adivinha

Uma das melhores atividades para desenvolvimento infantil  é o jogo de adivinha. Tanto quando as crianças estão expressando as palavras-chave quanto quando estão tentando adivinhá-las. 

Afinal, é assim que podemos estimular a expressão corporal dos pequenos, a comunicação não verbal, o raciocínio lógico, a dedução e a criatividade.

8. Jogos de encaixe

Esse é um jogo especialmente para crianças bem pequenas, em específico aquelas que ainda estão aprendendo o básico da coordenação motora, os movimentos de segurar e soltar, e a habilidade cognitiva de identificar onde cada peça vai. Por isso, esses circuitos de encaixe são muito importantes nos primeiros meses e anos de vida.

9. Jogos de memória

A partir dos quatro anos as crianças já possuem um pouco mais de concentração e memória, mas ainda precisam desenvolver muito essas duas habilidades, por isso, os jogos de memorização são uma boa resposta de como estimular o aprendizado infantil

Com eles, a criança se diverte e é naturalmente guiada a explorar mais delas, as desenvolvendo.

10. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro demandam diferentes habilidades, dependendo da premissa do jogo, mesmo assim, oferecer opções adequadas para cada idade garante que o cognitivo dos pequenos possa trabalhar e melhorar conforme se diverte nas diversas brincadeiras.

11. Montar bloquinhos

Além de estimular muito a criatividade das crianças, brincadeiras de bloquinhos também trabalham a coordenação motora, a habilidade de planejamento, testagem de hipóteses, equilíbrio, raciocínio lógico e às vezes até conceitos matemáticos simples.

12. Música

O contato com a música vai além de aprender musicalidade, também ajuda em diferentes formas de expressão, como o canto. Além disso, aprender as letras pode ajudar na memória e na habilidade de aprendizado dos pequenos.

13. Origami

Origami é a atividade de dobrar papel (é a tradução da palavra), feita para criar representações de seres e objetos por meio das dobras. 

É uma das melhores atividades para desenvolvimento infantil, afinal trabalha a criatividade, imaginação, coordenação motora e, principalmente, a paciência.

14. Pintura a dedo

Pintura e artes são sempre ótimas formas lúdicas de desenvolver a criatividade e a coordenação motora infantil, mas quando feita diretamente dos dedinhos dos pequenos, pode potencializar ainda mais esse aprendizado. 

Afinal, com ela as crianças se divertem muito e se sentem estimuladas a continuar criando novas e novas formas.

15. Quebra-cabeça

Por fim, o quebra-cabeça é uma ótima opção de como estimular o aprendizado infantil porque desenvolve raciocínio, concentração, memória, escaneamento visual e solução de problemas.

7 dicas para você estimular o seu filho

Para um bom desenvolvimento infantil, diferentes aspectos são necessários. Por exemplo, a criança precisa trabalhar tanto sua mente quanto seu corpo, para que ela cresça de forma saudável, consiga aprender habilidades, interaja com o mundo e tenha um bom aprendizado.

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como estimular o aprendizado infantil, pensando em te ajudar a cuidar e auxiliar o crescimento de seus pequenos. Confira:

1. Facilite o aprendizado

Adultos devem estar cientes de que o que parece simples para eles pode representar um grande desafio para os pequenos. Responder às perguntas, explicar processos e demonstrar tarefas são ações essenciais nesse contexto. 

Além disso, proporcionar momentos de brincadeiras, leitura, interação com outras crianças e a exploração de diferentes universos são estratégias valiosas.

2. Trabalhe a cognição

Estimular o aprendizado infantil envolve trabalhar a cognição, que abrange habilidades físicas e mentais. Desenvolver a consciência emocional, compreensão do mundo ao redor e habilidades motoras é crucial. 

As brincadeiras são uma maneira eficaz de como estimular o aprendizado infantil, ajustando as atividades de acordo com a faixa etária da criança.

3. Exercite a capacidade motora

A coordenação motora é vital para as atividades diárias, desde alimentação até atividades físicas. Desde cedo, é possível treinar a coordenação motora por meio de brinquedos educativos, como encaixes e blocos. 

A prática de esportes e dança também contribui para o desenvolvimento físico, promovendo saúde e prevenindo o sedentarismo na infância.

4. Estimule habilidades

Ao buscar maneiras de como estimular o aprendizado infantil, concentre-se na conquista de habilidades cruciais para o desempenho escolar, como comunicação, empatia, inteligência emocional, concentração, raciocínio lógico, trabalho em equipe, criatividade, organização e senso crítico. 

A convivência com outras crianças, a participação em cursos extracurriculares e o estímulo positivo são práticas eficazes para desenvolver essas habilidades.

5. Apresente a robótica e programação

Dado o contexto tecnológico em que as novas gerações estão imersas, é fundamental introduzir as crianças a esse universo. 

Apresentar a robótica e a programação desde cedo é uma maneira eficaz de prepará-las para o futuro digital. Embora os pais possam ter receios, é essencial perceber a tecnologia como aliada, oferecendo oportunidades para explorar campos em constante crescimento e relevância.

Inclusive, ensinar esses temas para os pequenos não precisa depender do online, aqui na Happy temos o Despluga Aí, que são atividades divertidas e off-line que usam da lógica de programação.

6. Ofereça os brinquedos certos

Opte por brinquedos que estimulem o raciocínio lógico e a resolução de problemas, como quebra-cabeças, jogos de memória, xadrez e dama. 

Esses desafios ajudam no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Videogames são aceitáveis, desde que adequados à faixa etária, sendo crucial controlar o tempo de exposição para garantir uma abordagem saudável e desafiadora.

7. Proporcione o contato com a natureza

O desenvolvimento infantil é favorecido quando a criança compreende sua conexão com a natureza. Estimule essa consciência desde cedo para que ela perceba a influência mútua entre suas ações e o meio ambiente. 

Proporcionar experiências na natureza é essencial para o aprendizado, despertando criatividade, promovendo saúde e estimulando o sistema imunológico. 

Atividades como visitas a parques, fins de semana em sítios ou fazendas, explorar jardins botânicos e passar férias em locais ricos em beleza natural são positivas, enriquecendo o conhecimento da criança e proporcionando experiências diversas.

Como você viu, as formas de  como estimular o aprendizado infantil não dependem apenas de um aspecto. Sendo assim, esteja atento às oportunidades que você oferece ao seu filho e permita que ele tenha acesso a diferentes recursos

Dessa forma, conseguirá despertar diversas habilidades e competências explorando todo o potencial que tem, além de manter uma boa saúde física e mental.

Nós podemos ajudar o seu filho a ter um desenvolvimento completo e especializado, por meio de nossos cursos focados em soft skills e nas habilidades do futuro. Venha conhecer mais sobre a Happy e até a próxima!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *