Desvendando o sucesso do Minecraft

Já abordamos outras vezes aqui no blog o uso do Minecraft em diversas frentes. Na Happy Code, ele é utilizado na aula de programação e os resultados no aprendizado são visíveis. De fato, o game abriu precedentes em todos os sentidos, tanto que é utilizado como uma ferramenta de auxilio à educação em diversas instituições de ensino do mundo. A paixão das crianças e adolescentes (até mesmo de adultos) pelo game preocupa os pais, pois o excesso de vídeo-game, como em tudo na vida, faz mal. No entanto, quando bem utilizado, o Minecraft é uma ferramenta fantástica.

Mas o que é Minecraft?

Um game eletrônico em que tudo pode ser construído por blocos. Se você sabe o que é o Lego é só transferi-lo para o mundo digital. Não existe um objetivo a ser atingido e talvez por isso seja tão viciante. Tudo o que se tem a fazer é utilizar os blocos para construir o que se deseja.

Minecraft e o YouTube

O game ultrapassou todos os limites e levou pessoas comuns ao nível de celebridade por, simplesmente, postarem vídeos no YouTube jogando e comentando Minecraft. Este ano, o sueco Felix Kjellberg, conhecido como PewDiePie que é o nome do seu canal, faturou US$ 7,4 milhões com seus vídeos em 2014. Sendo assim, o jovem de 24 anos e com mais de 40 milhões de pessoas inscritas em seu canal, é quem mais fatura com vídeos no YouTube em todo o mundo. E tudo o que ele faz é filmar suas partidas de vídeo game, inclusive Minecraft.

No Brasil, o youtuber de maior sucesso é Pedro Rezende, de 19 anos, morador de Londrina, no Paraná. Com seu canal Rezende Evil – uma junção de seu sobre nome com a franquia de games e filmes Resident Evil – o jovem conquistou mais de 4 milhões de fãs. E adivinha qual o tema mais recorrente em seus vídeos? Acertou quem pensou Minecraft!

O Minecraft por especialista

A educadora canadense Cori Dusmann, mãe de um adolescente viciado no jogo, escreveu o livro The Minecraft Guide for Parents (O Guia de Minecraft para Pais). De acordo com ela, a melhor forma de combater o excesso é envolver-se com hábito do filho e estabelecer limites de tempo para a atividade. Na publicação, também ficam claros os benefícios do game se for usado de maneira correta e moderada. O raciocínio, a lógica, o pensamento estratégico e habilidades de matemática e engenharia são alguns dos pontos positivos de seu uso.

No próximo post, veja como a Happy Code utiliza o Minecraft em sua aula de programação e como o game auxilia em disciplinas tradicionais do currículo escolar.

 

Conheça nossos cursos: