Provavelmente você tem uma formação acadêmica baseada em métodos de ensino tradicionais, aqueles em que os alunos são organizados em carteiras e o professor apresenta uma série de conteúdos, depois o conhecimento é testado. Esse modelo é muito diferente da proposta atual de educação multidisciplinar.

É verdade que o sistema tradicional tem seu mérito, no entanto, não podemos negar que a sociedade está diferente. As exigências do mundo são outras e o modo como a informação é difundida não está de acordo com essa abordagem, por isso, existe a necessidade de adequação na educação de crianças e adolescentes.
 

E-book gratuito: Profissões do futuro: como preparar seu filho

 
A multidisciplinaridade vem substituir métodos defasados que não proporcionam tudo aquilo que as novas gerações precisam. Neste artigo, falaremos sobre esse assunto explicando o que é a educação multidisciplinar, os benefícios que ela oferece e de que maneira pode ser aplicada nas escolas. Acompanhe!
 

Sobre a educação multidisciplinar

 
No ensino tradicional, o currículo dos alunos é dividido em matérias e cada uma delas é abordada isoladamente. Fica difícil para os estudantes entenderem as relações entre os diversos campos de saber e a forma como eles influenciam um ao outro no dia a dia.

Esse processo de ensino-aprendizagem já não atende mais às necessidades da sociedade atual. Perceba que, hoje, o mundo é muito dinâmico, traz uma gama de informações e todas se correlacionam. Além disso, são exigidas habilidades e competências que não podem ser desenvolvidas quando a aquisição de conhecimento acontece de forma passiva.

Por isso, há uma necessidade urgente de rever os modelos de ensino a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado mais completo, que não prepara somente para passar em provas, mas para vencer desafios reais do cotidiano e do mercado de trabalho.

A educação multidisciplinar tem esse foco e objetivo. A diferença para o método tradicional está no fato de que os temas são trabalhados de forma associada. Os alunos são confrontados com algumas problematizações e desafiados a encontrar soluções para elas.

Precisam buscar informações em diferentes campos de saber para que consigam encontrar as soluções para os problemas. Dessa forma, aprendem de um modo mais dinâmico e interativo, o que é interessante e estimula a busca pelo conhecimento.
 

Benefícios da educação multidisciplinar

 
Um dos problemas das metodologias tradicionais de ensino são as limitações que elas acabam favorecendo. Embora isso não seja intencional, é fato que acontece, como no caso de alguém gostar mais ou menos de Matemática, História, Geografia ou Língua Portuguesa.

Alguns campos de saber acabam sendo rotulados como difíceis ou chatos, e isso provoca o desinteresse do aluno. No entanto, na educação multidisciplinar todas as áreas de conhecimento são trabalhadas de uma forma descomplicada, justamente para que se possa perceber sua aplicabilidade.

Esse é um dos benefícios que a multidisciplinaridade oferece para os alunos, mas ela também traz muitos outros e nós listamos alguns a seguir!
 

Desenvolvimento do pensamento crítico

 
A educação multidisciplinar estimula o aluno a procurar por respostas, por isso, ela contribui com o desenvolvimento do seu pensamento crítico. Afinal, ele deve fazer suas pesquisas, analisar as informações que encontrou e refletir se elas são ou não proveitosas.

Além dessa reflexão, a multidisciplinaridade permite o contato com universos muito diferentes, faz o aluno analisar o mundo ao seu redor, o que acontece e como as pessoas agem. Ele se confronta com diversos desafios e problemas que contribuem para formar a própria opinião.
 

Otimização e estímulo do aprendizado

 
Ao trabalharmos com educação multidisciplinar envolvemos diversos campos de saber em um único contexto. Os alunos aprendem sobre Ciências, Artes, Matemática, Física e tecnologia, por exemplo, sem perceber que estão estudando todas essas áreas. Afinal, a proposta de problemas e desafios visa à promoção de um aprendizado otimizado.

A aquisição de conhecimentos se dá de uma forma diferente e dinâmica que a faz fluir naturalmente. Os alunos interagem melhor com o conteúdo e entre eles mesmos, sentem vontade de vencer esses desafios propostos. Por isso, há um estímulo para que procurem sempre por mais informações.
 

Autonomia do aluno

 
Nos modelos tradicionais de ensino os alunos permanecem sentados, quietos e esperando o professor transmitir as informações. Por isso, o aprendizado pode se tornar um pouco limitado, já que não há um incentivo para a autonomia dos estudantes.

Isso é totalmente diferente na educação multidisciplinar, uma vez que o objetivo é justamente fazer com que os próprios estudantes procurem as respostas para os problemas. Sendo assim, eles devem fazer suas pesquisas, selecionar informações e chegar a uma solução. Constroem seu próprio conhecimento.
 

Maior engajamento com a escola

 
As aulas ministradas com metodologias baseadas na educação multidisciplinar são mais interativas e dinâmicas, e isso faz a escola se tornar interessante. Os alunos não precisam aceitar calados tudo aquilo que o professor fala, mas podem colocar sua opinião e são agentes na construção do seu conhecimento.

Portanto, o ambiente escolar se torna mais agradável para o estudante e há maior engajamento com a escola, pois ele se sente parte dela e está atuando. Consequentemente, há interesse em aprender e o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.
 

Domínio de áreas “difíceis”

 
Conforme explicamos, existem campos de saber estigmatizados porque o modo como os conteúdos e temas são apresentados é entediante. Isso pode causar confusões durante a aquisição do conhecimento, então, são consideradas como difíceis ou complicadas, como é o caso da Matemática e da Física.

Na educação multidisciplinar boa parte do aprendizado se dá na prática. Os alunos veem os fatos acontecendo, acompanham os fenômenos e conseguem entender por que isso aconteceu daquele jeito. Desse modo, acabam dominando essas áreas difíceis de uma forma natural.
 

Aplicação da multidisciplinaridade na escola

 
É verdade que modificar os modelos tradicionais de ensino pode ser um pouco difícil em função da resistência de alguns profissionais ou instituições. No entanto, não há necessidade de promover mudanças drásticas, mas é possível acrescentar novas metodologias para iniciar o trabalho com a educação multidisciplinar.

A elaboração de projetos, por exemplo, é uma excelente forma de fazer isso. A Happy Code já trabalha desse modo, trazendo desafios para os alunos. Eles encontram um problema e precisam buscar a solução mais viável.

No entanto, essas problematizações são fatos reais que encontramos em nossa sociedade. Assim, os alunos entendem de que maneira as áreas de conhecimento que aprendemos na escola são aplicadas no dia a dia em benefício das pessoas.
 

Metodologia dos cursos da Happy Code

 
Os cursos da Happy Code são desenvolvidos com base no ensino STEAM, que envolve Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Trata-se de uma metodologia multidisciplinar com foco no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o século 21.

Assim, formamos cidadãos bem capacitados, tanto para lidar com os problemas do próprio dia a dia, como aptos para ocupar um mercado de trabalho desafiador, cada vez mais competitivo, tecnológico e digitalizado.

Cursos da Happy Code, como programação, robótica e maker, promovem essa integração de áreas para que crianças e adolescentes dominem a tecnologia de uma forma mais completa. É trabalhado seu letramento digital, bem como o desenvolvimento do seu potencial, favorecendo o aprendizado e formação.

Para que seu filho tenha melhores oportunidades é muito importante que você procure por escolas e instituições que ofereçam uma educação multidisciplinar. É desse modo que ele aproveitará ao máximo essa fase de aprendizado intenso e estará bem preparado para o futuro.

Permita que seu filho aproveite ainda mais os benefícios da multidisciplinaridade. Descubra qual é o curso de tecnologia ideal para ele!

Saiba como preparar seu filho para as profissões do futuro





Powered by Rock Convert