Entenda a importância da educação digital para as crianças

Quais são as habilidades de uma pessoa que tem boa educação digital? Muitos acreditam que ela está relacionada com o total domínio de todas as tecnologias, mas não é bem assim. Mais do que dominar conhecimentos tecnológicos é preciso ter o letramento digital.

Não basta somente saber usar os recursos disponíveis, mas como utilizá-los da melhor forma possível. Essa competência contribui para o desenvolvimento de muitas outras e, por isso, é de extrema importância para as crianças.

Como, atualmente, esse aprendizado precisa fazer parte da rotina dos pequenos, preparamos este artigo para explicar por que isso é tão importante. Continue lendo para entender ao certo o conceito de educação digital para crianças, seus benefícios e de que maneira inseri-la na rotina do seu filho.

O que é educação digital

Muitas vezes o conceito de educação é associado a maior quantidade de conhecimento adquirido. Nesse contexto, há quem acredite que a educação digital consiste em aprender a utilizar os mais diferentes recursos tecnológicos.

De acordo com esse pensamento, uma pessoa bem educada digitalmente seria aquela que conhece os aparelhos tecnológicos, suas funções, utilidades e que faz o uso deles em seu dia a dia de forma muito ativa.

Porém, não podemos nos esquecer de observar uma segunda face do conceito de educação digital, que seria aquela em que o indivíduo talvez não tenha total domínio dos aparelhos eletrônicos. No entanto, sabe como aproveitar as respectivas funções da melhor maneira possível para que atendam as suas necessidades e ainda proporcionar mais aprendizado.

Portanto, não se trata apenas de dominar a tecnologia, mas de utilizá-la com sabedoria, aproveitar as oportunidades de aprender coisas úteis e relevantes, compartilhar informações verídicas e confiáveis, além de entender que o universo digital não é diferente do mundo real.

Nesse sentido, uma pessoa bem educada é aquela que não se expõe demasiadamente, mantém a sua privacidade e respeita os demais. Afinal, do outro lado da tela existem pessoas reais, portanto, ética, bom senso e valores precisam ser preservados no universo digital.

É fundamental entendermos que esses assuntos não pertencem somente ao mundo dos adultos. Proporcionar educação digital para crianças é de extrema importância uma vez que os pequenos estão inseridos nesse meio, que faz parte da realidade das gerações atuais. Sendo assim, precisam saber como explorar esse campo da melhor forma possível.

Benefícios da educação digital

Como você viu, o fato de uma criança saber usar aparelhos eletrônicos e tecnológicos não significa que ela tenha uma boa educação digital. Da mesma forma como instruímos os pequenos a conviver em sociedade, eles também devem aprender a postura correta no mundo digital e de que maneira aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Quando proporcionamos educação digital para crianças, elas desfrutam de diversos benefícios que influenciam sua vida agora e ajudam a despertar habilidades e competências que aproveitarão para toda sua vida. A seguir, listamos alguns deles para que você entenda melhor por que seu filho precisa dela.

Previne os riscos da Internet

Sabemos que a Internet é uma ferramenta muito útil para trabalho, estudo e comunicação. Ao mesmo tempo, não podemos negar que ela oferece diversos riscos, em especial para crianças, em função da sua pouca experiência, inocência e ingenuidade.

A educação digital é importante também no sentido de prevenir que os pequenos se exponham a riscos no meio digital. Eles saberão os limites de utilização dos recursos tecnológicos, o que pode ou não ser exposto e de que maneira preservar sua privacidade.

Estimula o aprendizado

Muitos veem os celulares, tablets e computadores como ferramentas para entretenimento. É verdade que eles são aproveitados dessa forma, no entanto, também são grandes facilitadores da aquisição de conhecimento, uma vez que expõem muitas informações e em fácil acesso.

Quando proporcionamos a educação digital para crianças, seu aprendizado é estimulado, justamente porque elas descobrem como aproveitar os recursos à sua disposição para explorar novos universos. Tudo isso é feito de uma forma mais agradável, pois o meio digital é interessante e interativo.

Melhora o desempenho escolar

Como dito, o mundo digital facilita o acesso a informações muito diversificadas, então, quando a criança tem contato com elas amplia ainda mais seu campo de saber. Desse modo, aumenta próprio conhecimento, o que favorece o desempenho escolar.

Isso também acontece pelo estímulo em aprender cada vez mais, o desenvolvimento de um senso crítico, o despertar do raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, entre outras habilidades e competências que são aprimoradas.

Promove socialização

Falamos que a Internet também é utilizada como uma forma de comunicação, e as redes sociais são exemplos disso. O mundo virtual facilita o contato entre as pessoas, então, a criança consegue socializar com outras da sua idade, tendo contato com culturas diferentes.

Muitos pequenos têm dificuldade para fazer amigos em função da sua timidez. A educação digital ajuda a, aos poucos, terem mais autoconfiança e segurança para interagir. Com o tempo, isso reflete em seu dia a dia favorecendo as relações interpessoais.

Forma cidadãos conscientes

A educação digital para crianças forma cidadãos mais conscientes por causa de diferentes fatores que ela proporciona. O primeiro deles é o despertar do senso crítico, em função do grande acesso à informação que faz a criança pensar nas coisas que acontecem ao seu redor e nas atitudes das pessoas.

Além disso, elas descobrem como utilizar corretamente os recursos tecnológicos com o intuito de desenvolver habilidades e competências, não somente como forma de entretenimento. Desse modo, além de utilizarem as ferramentas em seu proveito próprio também podem refletir sobre o que ainda falta nesse universo e , por que não, promover inovações.

Como promover a educação digital das crianças

As crianças das gerações atuais desde muito pequenas têm contato com os recursos tecnológicos, mas na maioria das vezes são aproveitados como uma brincadeira somente. Porém, os pais podem fazer com que esse momento de entretenimento seja mais proveitoso para o aprendizado dos pequenos.

Existem, por exemplo, diferentes tipos de jogos e aplicativos, muitos com cunho educacional, que podem ser apresentados para a criança. Além disso, é interessante acompanharem canais da Internet que trabalhem informação de uma forma lúdica.

Outra excelente alternativa é matricular a criança em cursos tecnológicos, como aqueles oferecidos pela Happy Code. Existem diversas opções, como desenvolvimento de jogos e aplicativos, robótica, programação, youtuber e programas específicos, como o Roblox e Minecraft, entre muitos outros.

Todos esses cursos são desenvolvidos com base na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Assim, a criança tem contato com esses campos do saber de uma forma mais interessante, desenvolvendo habilidades que são essenciais para os desafios do século XXI.

Proporcionar educação digital para crianças não é difícil e você pode fazer isso em casa, mas contar com a ajuda de profissionais e bons cursos permitirá que seu filho tenha um aproveitamento melhor desse saber. Ele aprimorará competências que farão com que se torne um cidadão mais consciente e um profissional bem capacitado.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *