Aprenda como estimular a comunicação do seu filho

Aprenda como estimular a comunicação do seu filho

O desenvolvimento de habilidades nas crianças é uma ação que deve ser acompanhada de perto pelos pais. Afinal, estimular a comunicação é uma iniciativa que ajuda a formar estudantes com mais condições de assimilar informações e de interagir com os professores e os colegas em sala de aula.

À medida que as crianças são mais instigadas a dialogarem e a se envolverem em diversas atividades, maiores são as chances de elas compreenderem o que está acontecendo ao redor. Isso é essencial para formar cidadãos que saibam reconhecer os seus direitos e deveres.

Neste post, destacaremos ações que contribuem para os pais darem aos filhos mais possibilidades de desenvolverem a comunicação e de compartilharem experiências de forma sadia. Confira!

Procure sempre conversar com as crianças

Por mais que a rotina seja complicada, é necessário reservar um tempo para ouvir os filhos e entender como eles estão se comportando em casa e na escola. O ideal é perguntar sobre as atividades exercidas em sala de aula e o que eles mais gostaram de fazer durante o dia.

Questione as crianças também sobre as matérias em que eles enfrentaram mais dificuldades ao fazer os exercícios. Outra dica é apontar os benefícios de uma alimentação saudável, mostrando como isso deve ser feito na teoria e na prática.

Você é um exemplo para os filhos. Por isso, vale a pena também conversar com eles sobre como é válido tratar as pessoas com respeito.

Crie o hábito da leitura

Para estimular a comunicação com os filhos, é interessante ler livros com eles. Depois da leitura, pergunte o que eles compreenderam da história. Você também pode questionar sobre o que eles acharam do comportamento dos personagens. Apontar pontos positivos e negativos da postura dos integrantes de uma história faz com que as crianças entendam como é importante se relacionar bem com as pessoas.

Cada livro ou revista em quadrinhos tem uma mensagem que pode contribuir para os filhos conviverem melhor com os familiares e os amigos. Procure sempre ouvir o que eles têm a dizer sobre as leituras concluídas. Também aborde a sua opinião sobre o conteúdo, pois é uma forma de ajudá-los a analisar as informações de uma maneira mais ampla.

Seja participativo na rotina para estimular a comunicação

O que o seu filho faz dentro de casa? Sem dúvida, você sabe a resposta. Por outro lado, é capaz de conversar com ele sobre o que mais gosta de fazer quando não está na escola? Para ter um diálogo mais rico, procure assistir aos filmes e aos desenhos que mais chamam a atenção dele.

A recomendação é destacar pontos interessantes dessas produções e perguntar para a criança como ela entendeu o que foi exibido. Saber o que os seus filhos estão assistindo é crucial para ter um maior envolvimento com eles e verificar se o conteúdo está contribuindo para eles evoluírem.

Outra forma de estimular a comunicação é levar as crianças para brincarem em locais como parques, praias e pracinhas. A convivência com outros meninos e meninas faz com que os seus filhos desenvolvam a capacidade de interação, o que é fundamental para conversar mais e ter mais confiança na exposição das próprias ideias.

Mesmo que haja algum desentendimento entre as crianças, mostre como é relevante ter uma boa comunicação para elas se relacionarem bem com todos. Os pais precisam estar abertos ao diálogo. Do contrário, não conseguirão dar um bom exemplo de como se deve interagir com as pessoas.

Mostre como a tecnologia deve ser usada

Fazer com que as crianças fiquem longe da televisão, dos dispositivos móveis, dos games e das redes sociais é uma missão impossível. Contudo, é perfeitamente viável fazer com que os filhos aproveitem o potencial da tecnologia para se comunicarem melhor.

Por que não dispensar um tempo para brincar um pouco de videogame com ele? É uma maneira de estar mais perto e de ter assunto para conversar de forma descontraída. Você ainda pode deixá-lo jogar com outras crianças na sua casa.

Com os amigos, os seus filhos podem comentar sobre as estratégias para avançar no jogo e atingir melhores resultados. Se eles já estiverem em uma idade adequada para as redes sociais, o ideal é segui-los e acompanhar o que estão postando.

A dica é orientá-los sobre os conteúdos que podem ser acessados e publicados nas mídias sociais. Isso evita que desrespeitem algum colega com mensagens negativas em ambientes virtuais. Procure estipular dias e horários para as crianças brincarem de videogame e acessarem as redes sociais quando elas estão em casa.

Blog e YouTube

É bastante comum as crianças e os adolescentes criarem um blog ou um canal no YouTube para destacarem um tema que gostam de conversar, como futebol, jogos online, filmes etc.

Nesse caso, é interessante você acompanhar de perto o conteúdo produzido, apontando o que vale a pena ser veiculado. Também elogie a iniciativa do seu filho de expor informações com responsabilidade para divertir e interagir com outras pessoas.

Ao redigir um texto para um blog ou falar para produzir um vídeo no YouTube, a criança desenvolve o potencial para expressar ideias e sentimentos. Isso é muito importante para ganhar autoconfiança e se comunicar de maneira mais assertiva.

Aposte em atividades extracurriculares

Estimular a comunicação dos filhos exige um grande esforço dos pais. Por isso, é válido apostar em ações que viabilizem a interação das crianças em diversos ambientes. Hoje, muitos pais investem em cursos de inglês, informática e de esportes para as crianças terem mais desenvoltura no dia a dia.

Fazer com que os filhos tenham convivência com várias pessoas em outros ambientes é uma forma de eles adquirirem mais experiência de vida e de terem mais informações para dialogar e apresentar pontos de vista de forma clara e correta.

À medida que uma criança está mais envolvida com os familiares, amigos e colegas de escola, mais possibilidades ela tem de adquirir conhecimento e de ser ouvida. Isso somente é viável quando os pais procuram estimular a comunicação de maneira inteligente e criativa.

Se você está interessado em encontrar alternativas para os seus filhos se comunicarem melhor, curta nossa página no Facebook agora mesmo! O conhecimento é peça-chave para vencer desafios!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *