habilidades interpessoais

Como ajudar os filhos a desenvolverem habilidades interpessoais?

Atualmente, as interações sociais demandam determinadas competências especiais, que são chamadas de habilidades interpessoais. Seja em um ambiente de estudo ou de trabalho, é necessário lidar com pessoas diferentes para alcançar um objetivo. Por isso, é fundamental que aprendamos desde cedo como desenvolver essas habilidades.

Neste post, você descobrirá como ajudar o seu filho a cultivar essas características. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quais são as principais habilidades interpessoais?

1. Cordialidade

Ser cordial é ser:

  • gentil,
  • educado,
  • respeitoso,
  • tratar com cuidado os colegas e as pessoas ao redor.

Só coisa boa, não é? É uma habilidade bastante requisitada no mercado de trabalho, já que profissionais mais cordiais tendem a ser mais produtivos e ajudar no desenvolvimento de um ambiente mais estável.

2. Objetividade

Sabe aquele amigo que só enrola em tudo que tem para fazer e se perde todo com os prazos? Pois uma pessoa objetiva é o oposto disso: faz o que tem que fazer sem procrastinações, entrega suas tarefas dentro dos prazos e não cria problemas secundários. Quem tem essas características é sempre bem-vindo em grupos profissionais e é sempre muito útil.

3. Responsabilidade

Responsabilidade é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois, sem ela, as relações não duram muito. Em qualquer área da vida, é importante assumir erros e arcar com consequências, bem como transmitir segurança quando é necessário.

4. Comunicação verbal e não verbal

Saber comunicar-se é primordial, tanto verbalmente quanto não verbalmente. Uma boa comunicação envolve empatia, respeito e ética, valores que não podem faltar nas relações sociais.

Saber o que falar, quando falar, como usar palavras para agregar algo de bom às pessoas, como usar gestos, posturas e abraços: essas são as características de uma boa capacidade de comunicação verbal e não verbal.

O que fazer para que o seu filho desenvolva habilidades interpessoais?

1. Incentive a escuta ativa

Ensine seu filho a escutar os outros. Só falar o tempo todo não dá!

Vale lembrar que escutar não significa somente ouvir. Envolve prestar atenção no que está sendo falado e respeitar o que os colegas/amigos estão dizendo. Ensine-o a evitar interromper as pessoas e a pensar no que elas dizem.

As pessoas gostam de quem as deixa falar, quem se envolve nos seus assuntos e importa com o que dizem. Saber escutar é a chave para a construção e manutenção de bons relacionamentos.

2. Ensine a capacidade de tomar iniciativas

Ensine o seu filho a tomar iniciativas e assumir riscos. Por exemplo, quando o chefe propõe algo à equipe e ninguém se dispõe a executar, aquele que se destacar tomando a iniciativa certamente será considerado um bom funcionário.

Na vida, muitas vezes, é necessário dar um primeiro passo e assumir responsabilidades. Um profissional e ser humano que sabe tomar iniciativas tende a ser muito valorizado pelas pessoas ao redor.

3. Faça com que ele se coloque no lugar do outro

Em qualquer ambiente que seu filho frequentar, ele precisará colocar-se no lugar do outro. As pessoas curtem quem pensa como elas e entende suas dificuldades. Geralmente, elas aceitam somente as opiniões e críticas de quem tem essa capacidade.

Uma pessoa que consegue se colocar no lugar do outro é cordial, gentil, sábia e sabe manter relacionamentos sólidos.

4. Ajude-o a criar o hábito de pedir feedbacks

Feedbacks são importantes para sabermos se estamos fazendo a coisa certa ou não. Ter a humildade de pedir feedbacks sobre algo é fundamental, pois ajudará o seu filho a saber o que ele está errando e como pode melhorar. Até porque ficar insistindo no mesmo erro sem perceber é bem chato.

5. Explique o poder das boas conexões

Para alcançar bons resultados na vida, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal, é essencial que tenhamos relacionamentos sadios e boas conexões.

Na vida profissional, boas conexões são aquelas que te estimulam a crescer, te inspiram a chegar a melhores posições. Na acadêmica, da mesma forma. E na pessoal, é bom estar ao redor de pessoas empáticas, que façam críticas construtivas sempre que necessário.

6. Invista em autoconhecimento

Converse com seu filho sobre a importância de se conhecer, o primeiro passo para criar bons relacionamentos. Afinal, conhecendo seus pontos fortes e limites, ele poderá trabalhar melhor a cordialidade, objetividade e outras habilidades.

Autoconhecimento influencia no controle de emoções, o que é muito útil em ambientes corporativos e trabalhos em grupo. É importante controlar as emoções para não viver explodindo por aí sem motivo.

7. Incentive o reconhecimento de erros

Reconhecer erros é fundamental para que se evolua. Essa dica se relaciona com a dica 4, já que, além de pedir feedbacks, as pessoas devem olhar para si mesmas e admitir suas falhas. A humildade é muito importante, pois nos ajuda a reconhecer que somos humanos, passíveis de erros, mesmo que sejamos muito bons no que fazemos.

8. Mostre a importância de resolver problemas

Oriente o seu filho para que ele desenvolva a capacidade de superar problemas. É necessário que ele aprenda a buscar soluções, analisando fatos e informações relevantes, e não desista diante das dificuldades.

É importante desenvolver a habilidade de enxergar um problema, verificar possíveis causas, investigar e pensar em várias soluções.

Assim como o pensamento crítico, uma boa capacidade de solução de problemas é crucial para que as crianças possam estar aptas a preencher vagas no mercado de trabalho.

9. Explique que é preciso fazer bom uso da tecnologia e dos jogos

É certo que crianças têm facilidade com novas tecnologias. Por isso, é importante educá-las com essas ferramentas também. Se o seu filho já passa bastante tempo navegando, que tal motivá-lo a buscar conteúdo relevante?

Aulas em vídeo e posts com boas informações são sempre importantes fontes de conhecimento, além dos aplicativos educativos para celular. Novas tecnologias podem ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de solução de problemas (dica anterior), da criatividade e de habilidades vitais, como leitura e escrita.

Conforme afirma uma reportagem da revista Exame, uma pesquisa da universidade de Denver descobriu que jogadores tendem a ter uma capacidade de retenção de informações maior do que pessoas que não jogam. Além disso, jogos podem ser importantes para o desenvolvimento do pensamento estratégico, a agilidade, o poder de concentração e o trabalho em equipe.

Como vimos neste artigo, precisamos das habilidades interpessoais para o convívio em sociedade, e é fundamental que as crianças conheçam formas de desenvolvê-las. Confira, em outro post, como as habilidades tecnológicas também são fundamentais para desenvolver autoconfiança e autoestima entre os pequenos.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *