É importante para todas as crianças aprender a escrever?

É importante para todas as crianças aprender a escrever? Afinal, muito poucas crianças cresceram e se tornarem jornalistas, romancistas ou escritores. Então, por que todo mundo precisa aprender a escrever?

Claro, essas questões parecem bobagem. As pessoas usam a escrita em todas as partes de suas vidas: a enviar mensagens de aniversário para amigos, para anotar listas de compras, para postar mensagens em redes sociais, ou seja, em quase tudo. O ato de escrever também envolve as pessoas em novas maneiras de pensar. Quando as pessoas escrevem, elas aprendem a organizar, refinar e refletir sobre suas ideias. Claramente, há fortes razões para que todos possam aprender a escrever.

O Professor do MIT Lab Mitchel Resnick vê a codificação (programação de computadores) como uma extensão da escrita. A capacidade de programar permite que você “escreva” novos tipos de coisas – histórias interativas, jogos, animações e aplicativos. E, como acontece com a escrita tradicional, há fortes razões para que todos possam aprender a programar computadores.

O recente aumento do interesse em aprender a programar, refletida em sites como codecademy.com e code.org, tem-se centrado principalmente em empregos e oportunidades de carreira. É fácil entender o porquê: o número de postos de trabalho para os programadores e cientistas da computação está crescendo rapidamente, com a demanda superando em muito a oferta.

Mas o Mitchel Resnick vê razões muito mais profundas e mais amplas para aprender a programar. No processo de aprender a programar, as pessoas aprendem muitas outras coisas. Elas não estão apenas aprendendo sobre o código, estão aprendendo sobre ideias matemáticas e computacionais (como variáveis ​​e condicionantes), eles também estão aprendendo estratégias para a resolução de problemas e elaboração de projetos. Estas habilidades são úteis não apenas para cientistas da computação, mas para todos, independentemente da idade, origem, interesses ou ocupação.

Temos sido surpreendido com a diversidade e criatividade dos projetos de nossos alunos, certamente estão aprendendo habilidades de programação, mas eles também aprendem a dividir problemas complexos em partes mais simples, como refinar iterativamente seus projetos, como identificar e corrigir bugs, como compartilhar e colaborar com outras pessoas.

Está sendo emocionante ver o que as crianças e jovens estão criando e aprendendo com em nossas aulas. Mas este é apenas o começo, nos próximos meses teremos muitas outras novidades.

Mas estamos cientes de que novos recursos e capacidades não são suficientes. Os maiores desafios para o futuro não são tecnológicos, mas cultural e educacional. É necessário uma mudança de mentalidade, de modo que as pessoas comecem a ver a programação de computadores não só como um caminho para bons empregos, mas como uma nova forma de expressão e um novo contexto para a aprendizagem.

Conheça mais sobre nosso projeto acessando nosso site: www.happycode.com.br

Rodrigo Santos

Fundador | Happy Code

 

Conheça nossos cursos: