informática para crianças

Informática para crianças: conheça a melhor escola de programação infantil

Diante das mudanças recentes em nossa sociedade, a metodologia de educação inovadora vem ganhando cada vez mais espaço no mercado educacional, atuando de forma a preparar as crianças para os desafios contemporâneos.

Visto que a principal causa dessas mudanças está relacionada às novas tecnologias, a informática para crianças se tornou um componente primordial nessa nova grade de educação.

Porém, a preocupação de pais e responsáveis gira em torno de como despertar o interesse delas, para que o conhecimento seja passado de forma efetiva e relevante.

Pensando nisso, reunimos informações sobre como funciona uma escola de programação infantil e quais são os diferenciais apresentados pela Happy Code diante das novas perspectivas do ensino de informática para crianças. Confira!

Quem é a Happy Code?

A Happy Code é uma escola referência no ensino STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), certificada pelo Nacional Institute for STEM Education, sendo a única instituição fora dos EUA que possui tal título.

Foi fundada em 2015 para atender à necessidade de preparar crianças para o mundo pós-digital e suas demandas diante desse novo cenário. Sua criação foi baseada em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento infantil, futurismo e competências profissionais.

Atualmente, está presente em diversas unidades espalhadas pelo Brasil, além de países como Espanha, Portugal e Estados Unidos.

Como funciona sua metodologia?

A metodologia utilizada na Happy Code recebeu o nome de LET – Lean Education Technology.

Seu nome está ligado ao foco de aprendizagem que é baseado no desenvolvimento de competências desafiadoras da modernidade. Desse modo, sua organização é diferente de uma instituição de ensino tradicional, sendo oferecidos cursos interativos, tais como programação e desenvolvimento de games.

A ideia é que os alunos matriculados desenvolvam habilidades como:

  • raciocínio lógico;
  • capacidade de lidar com mudanças;
  • criatividade;
  • senso crítico.

Essa metodologia visa desenvolver as competências técnicas e comportamentais essenciais à modernidade, além do incentivo ao empreendedorismo, por meio de parceria com a Start Up School.

Como a instituição prepara seus alunos?

O grande desafio da educação no século XXI é realizar as práticas de ensino em meio ao excesso de informações disponibilizadas a cada segundo e às mudanças constantes na sociedade, motivadas essencialmente pelo uso de tecnologia em todos os seus processos.

Diante de tal questão, as escolas precisam se esforçar para manter o engajamento dos alunos. Prova disso é que, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi observado que mais de 40% da evasão escolar está atrelada à falta de interesse.

No caso da programação para crianças, a Happy Code desenvolveu uma metodologia especial que visa preparar indivíduos capazes de solucionar problemas de alta relevância.

Esses problemas foram selecionados a partir das prioridades estabelecidas da ONU, envolvendo meio ambiente, sustentabilidade, cyberbullying e desigualdade. A proposta é fazer com que os alunos pensem em soluções para tais assuntos por meio de aplicativos, jogos ou protótipos.

Portanto, é esperado que o aluno, desenvolva uma solução que se encaixe em algum desses conceitos, aprendendo competências como a criatividade, a comunicação e colaboratividade. Cada projeto é intermediado por nossos facilitadores, que focam em discussões, desafios e trabalho em equipe.

Por que a Happy Code é referência no ensino de programação infantil?

De acordo com a estatística de pesquisas do Fórum Econômico Mundial, cerca de 65% das crianças que estão na escola trabalharão em empregos que ainda não existem. Diante desse cenário inovador, a Happy Code visa contribuir para que os estudantes sejam introduzidos desde cedo ao mercado que os espera no futuro.

Além disso, a Happy Code não se limita apenas ao ensino da informática. Seu ensino é focado na multidisciplinariedade por meio de projetos, englobando assuntos como:

  • narrativas de ciências;
  • matemática aplicada à programação;
  • engenharia com medição;
  • construção;
  • física;
  • comunicação.

Isso faz com que o ensino oferecido se aproxime da realidade cotidiana e possa ser facilmente aplicado.

Vale destacar que a tecnologia não é o fim, ela é um meio para atingir a um objetivo específico. Portanto, o foco da escola não é formar apenas programadores, mas, também, criadores, pensadores e empreendedores. 

O que os pais devem considerar no momento da escolha de uma escola de informática para crianças?

No momento de escolher a escola de informática mais adequada para seus filhos, os pais devem checar se:

  • a metodologia da escola possui o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, atuando como facilitadora, e não apenas fornecendo tutoriais para que o aluno reproduza o que foi mostrado;
  • o material desperta no aluno a vontade de criar e pensar;
  • a escola possui boa reputação no mercado, reconhecimento e até a presença de outras unidades devem pesar no momento da escolha.

Quais os cursos que a Happy Code oferece?

Os cursos se dividem em três categorias. Veja quais são a seguir!

Letramento Digital

Dividida em aulas semanais, essa trilha de aprendizado é indicada para crianças a partir de 5 anos, seu foco está no ensino de programação, robótica e desenvolvimento de games e aplicativos.

Letramento Criativo

Nessa modalidade, os cursos trabalham assuntos voltados à criatividade e permite que os alunos criem protótipos físicos e façam a programação deles.

Por exemplo, é possível criar um Pinball com papelão e acoplar nele botão, sensor, motor e fazer a programação de tudo isso no computador, tornando-o um protótipo interativo.

Assuntos como Produção para Youtube e Internet das coisas também são abordadas.

Letramento Cognitivo

Voltado para crianças a partir de 12 anos, seu foco é a interação por meio da voz.

O curso de computação cognitiva foi desenvolvido em parceria com a IBM, possibilitando que os alunos façam a programação de games que falam sobre cidadania digital, sendo a interação dele realizada por meio de comandos de voz.

A Happy Code, por estar ciente da importância da tecnologia na atualidade, aposta no ensino de habilidades essenciais, acreditando que a prática da informática para crianças é decisória para seu sucesso dos profissionais do futuro.

Gostou da nossa metodologia? Quer introduzir os seus filhos nesse mundo tecnológico? Entre em contato conosco e encontre uma unidade da Happy Code próxima a você!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *