A internet é realmente um bom lugar para fazer pesquisas?

Com os avanços tecnológicos e o início da chamada “sociedade da informação”, basta um clique para os usuários acessem uma gama imensa de informações.

Se antes, para se realizar uma pesquisa, era necessário que o estudante se deslocasse para uma biblioteca, retirasse livros emprestados sobre o tema e depois retornasse ao local para devolvê-los, agora basta acessar um site de busca (como o Google Search), digitar a “palavra-chave” e clicar nos resultados mais relevantes, para se ter acesso ao conteúdo da pesquisa. Tal facilidade é proporcionada pela Internet devido à 04 (quatro) elementos, quais sejam: (i) o fácil armazenamento de conteúdo digital; (ii) o baixo custo de armazenamento, criação e compartilhamento do conteúdo digital; (iii) facilidade na recuperação do conteúdo digital; e (iv) a facilidade de se replicar de forma fidedigna um mesmo conteúdo, que poderá ser acessado por um número indeterminado de indivíduos.

Desta forma, o conhecimento que anteriormente era transmitido por meios físicos (como livros, jornais e revistas), a um número seleto de indivíduos, passou a ser acessível, concomitantemente, por todos os usuários da rede mundial de computadores, de forma global, o que é absolutamente incrível, não é mesmo?!Contudo, devido aos elementos mencionados acima, principalmente pelo fato de qualquer usuário poder criar e compartilhar conteúdos na internet, os usuários precisam tomar cuidado para se evitar que as pesquisas na internet tenham um efeito reverso e acarretem na desinformação dos usuários.Por isso, é importante que os usuários tenham uma boa educação digital e se atentem para não obter informações incorretas, parciais, desatualizadas ou imprecisas na internet.

Caso se utilize os mecanismos de busca tradicionais, como o “Google Search” ou o “Bing”, importante que os usuários confirmem uma mesma informação em mais de uma fonte fidedigna para evitar que a pesquisa seja baseada nas chamadas “Fake News”, ou seja, notícias falsas (boatos) que aparentam ser verdadeiras, mas que desinformam os usuários.Nessa hipótese, os usuários devem ser criteriosos com os termos de busca. Importante saberem que: (i) as palavras AND, OR e NOT podem restringir a busca; (ii) buscar frases com aspas (“”), o buscador procurará por resultados com frases inteiras; e (iii) utilizar expressões e palavras-chaves diferentes para a mesma busca, proporcionará resultados diferentes à pesquisa.

No mais, importante que os usuários tenham ciência da existência de mecanismos de busca diversos dos comumente utilizados, dedicados exclusivamente para pesquisas acadêmicas/cientificas, como o Google Acadêmico ou Bibliotecas Públicas Online (como a Biblioteca de São Paulo). Mesmo que a pesquisa seja para fins pessoais, pesquisar artigos acadêmicos é a melhor forma de se conseguir dados mais precisos, atuais, corretos e confiáveis.Em uma pesquisa realizada na internet, o principal desafio do usuário, como anteriormente abordado, é a dificuldade de se obter informações confiáveis. Por isso, sempre é válido optar por informações veiculadas em sites de órgãos públicos, de instituições de ensino ou de mídias conceituadas.

Dica importante aos jovens pesquisadores, caso utilizem sites como Wikipédia, é que verifiquem as referências bibliográficas encontradas no final do texto para se chegar à fonte original das informações. Encontrado material satisfatório na internet para a realização da pesquisa, o usuário deve checar a fonte, a data de publicação e o responsável original pelo conteúdo, verificando sua credibilidade.

Por fim, aconselha-se que jovens pesquisadores online utilizem a tecnologia a seu favor e salvem os arquivos e conteúdos em seu desktop, bem como mencionem na fonte a URL de acesso do conteúdo com a devida data, isto pois a informação ativa na web facilmente pode ser removida e desindexada nos buscadores, o que pode prejudicar futuramente que os mesmos conteúdos sejam localizados no ar. Com tais cuidados, a pesquisa na internet se torna muito efetiva e uma ótima opção para aqueles que querem variedade de fonte e um panorama completo sobre determinado assunto.

Por Helena Mendonça.

Conheça nossos cursos: