Mercado EdTech: entenda como ele impacta a educação dos seus filhos

Mercado EdTech: entenda como ele impacta a educação dos seus filhos

A digitalização da sociedade transformou a vida e o comportamento das pessoas como um todo, por isso, iniciativas de diversas áreas estão tentando se adequar a essa mudança com soluções tecnológicas. Uma dessas tentativas é a que caracteriza o mercado EdTech, conceito que representa o conjunto de abordagens modernas que misturam tecnologia e educação.

As vantagens desse modelo são a preparação dos alunos para o futuro, com o desenvolvimento das competências necessárias, mas também da dimensão social, com o foco em interações interpessoais e comunicação. 

Para saber mais sobre esse importante tema, continue lendo até o final!

O que é o mercado EdTech?

As metodologias do mercado EdTech já estão gerando um grande impacto na educação e na forma como as pessoas enxergam a área. Com elas, o aluno ganha mais protagonismo, e o foco é maior nas competências e habilidades a serem desenvolvidas do que em conceitos propriamente ditos.

Mas, para entender melhor esse conceito, vamos compreender primeiro o termo transformação digital. A transformação é o resultado de um processo de digitalização dos processos e das atividades comuns. Ou seja, é uma situação em que o uso das tecnologias é tão intenso que praticamente todas as necessidades envolvem a utilização de alguma ferramenta computacional.

Com essa descrição, você já deve ter percebido que estamos bem no meio desse fenômeno. Isso mesmo. A digitalização afeta a nossa vivência de diversas maneiras, criando formas de comunicação e novas necessidades, à medida em que nosso estilo de vida muda.

O mercado EdTech é a transformação digital invadindo o setor educacional. Essas iniciativas são caracterizadas pelo uso educacional de sistemas computacionais personalizados, aplicativos para dispositivos móveis, realidade aumentada e virtual, assim como gamificação, entre outros conceitos. 

Um dos principais pilares da transformação digital é a mobilidade. O mercado EdTech tem investido fortemente em solucionar esse problema, que já é tão comum na nossa sociedade moderna. Afinal, estamos em diversos lugares durante o dia e queremos ter acesso a informações de uma forma rápida. Por isso, muitas aplicações focam nos celulares e na alta disponibilidade dos dados.

Quais são os focos da educação no mercado EdTech?

Os três princípios em que a educação nesse modelo foca são: acessibilidade, engajamento e personalização:

  • acessibilidade para permitir que a maioria das pessoas tenham acesso a conteúdos de qualidade, por meio da internet;
  • engajamento, um dos objetivos do uso de práticas inovadoras, para tornar o processo de aprendizado mais empolgante;
  • personalização, característica que é reforçada pelos sistemas inteligentes que coletam dados, para oferecer uma experiência customizada a cada aluno.

O EdTech é um mercado crescente: teve bastante movimentação e será um dos mais rentáveis nos próximos anos. De acordo com o futurista Thomas Frey do DaVinci Institute, essas iniciativas revolucionarão o setor de educação. Sua estimativa é que até 2030 as maiores empresas serão “as educacionais das quais nunca ouvimos falar”.

Segundo Thomas Frey, em 2030, os cursos online serão maioria, com professores robôs que personalizarão os planos de ensino para cada estudante, a fim de desenvolver o que cada um precisa de forma bem rápida e eficaz.

Qual a importância para as crianças?

edtech

O mercado EdTech tem uma grande importância para a educação de crianças. Apresentamos a seguir seus principais benefícios.

Ludicidade

Uma das vantagens dessas novas metodologias de aprendizagem é o fato de focarem em métodos lúdicos e engajantes. Com a gamificação, por exemplo, aspectos dos jogos são exportados para a experiência de ensino, fazendo com que as crianças considerem o aprendizado tão divertido quanto os games.

Assim como os jogos engajam com uma história, uma motivação, objetivos e metas, bem como recompensas e possibilidade de recomeço, os sistemas modernos que estão sendo propostos para revolucionar a educação também investem nisso.

Ou seja, os métodos levam em conta a motivação dos pequenos, o quanto estão satisfeitos e felizes em aprender. Isso é fundamental, pois boa parte do desinteresse dos estudantes provém de algumas técnicas rígidas e inflexíveis, que não empolgam nem conseguem mostrar o quão interessante estudar pode ser.

Colaboração

As soluções educacionais do EdTech também buscam incentivar a resolução de projetos pela colaboração, estabelecendo e ensinando o senso de comunidade para as crianças: que é importante buscar ajuda dos colegas para sanar dúvidas e ajudá-los quando precisam.

Assim, as crianças desenvolvem o aspecto social com o trabalho em equipe, interagindo com outras da mesma idade que compartilham os mesmos interesses. Os alunos crescem reconhecendo a importância do desenvolvimento social, das pessoas ao redor e da comunicação com elas.

Resolução de problemas

Outra grande vantagem é o foco em solução de problemas. Seja por raciocínio lógico ou por estímulo à criatividade, os métodos utilizados levarão os estudantes a buscar resolver situações reais com os conceitos aprendidos nas aulas.

Assim, eles também desenvolvem o senso de cidadania, se importando com o mundo ao redor e aprendendo a importância de utilizar os conhecimentos para o bem das pessoas.

Além disso, as crianças desenvolvem a persistência, pois precisarão lidar com frustrações e continuar diante de eventuais becos-sem-saída. Estarão focadas no objetivo e na recompensa associada, chegando, finalmente, à solução que desejam.

Melhor uso das ferramentas modernas

As crianças aprendem também a utilizar melhor a internet e outras ferramentas modernas. Elas passam a enxergar essas ferramentas como úteis para o aprendizado e aprendem a selecionar e aproveitar melhor o que consomem. Assim, a sua interação com a tecnologia será mais saudável, no geral.

Por exemplo, quando estudam desenvolvimento de jogos, um dos cursos ofertados por empresas no mercado EdTech, as crianças passam a considerar os games como ferramentas de aprendizado também, além de simplesmente um meio de obter diversão, já que começam a entender os detalhes que envolvem a criação deles.

Aliar educação a tecnologia pode ser extremamente benéfico para os estudantes e para os pais, desenvolvendo os aspectos cognitivo e social das crianças concomitantemente. É uma forma de melhorar os métodos para torná-los mais eficazes e personalizados para os alunos. Com isso, os estudantes saem mais preparados para o futuro.

Gostou deste texto sobre o mercado EdTech? Então continue lendo mais sobre o uso da tecnologia para estimular o desenvolvimento dos seus filhos e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *