Minecraft vira ferramenta para educar crianças e jovens

O jogo de construção de mundos virtuais por meio de blocos vem sendo usado por professores em todo o mundo para ensinar de história da arte a programação de games.

A educação tradicional com quadro negro e giz está cada vez mais longe das salas de aula e do dia a dia dos estudantes brasileiros. As ferramentas tecnológicas estão auxiliando até mesmo os pais, que de modo participativo, introduzem na rotina dos filhos mecanismos que vão ajudá-los a se tornar pessoas mais sábias e conectadas a sociedade de modo responsável. E é justamente nesse momento que jogos como o Minecraft aparecem e se consolidam no mercado de games e na educação infantil e de jovens.

O que é o Minecraft?

O jogo Minecraft é uma espécie de Lego virtual, que foi lançado no final do ano 2011 e está disponível para alguns smartphones, computadores e para jogar por meio do console Xbox. O jogo oferece aos usuários uma versão de demonstração 100% gratuita e uma paga. Quer conhecer mais sobre o jogo? Então, faça um cadastro prévio online e gratuito (clique aqui).

Minecraft in Education

Inspirado em jogos Minecraft foi que surgiu o portal chamado de Minecraft in Education (Minecraft na Educação, em tradução livre), que foi lançado em julho deste com o objetivo de unir professores de todo o mundo que usam esse game famoso em prol da educação. Tem docente usando a ferramenta para ensinar matemática, biologia e até linguagem de programação.

Dos games para as salas de aula

Em todo mundo vários projetos-piloto fazem uso do Minecraft como uma ferramenta que melhora o aprendizado de jovens e crianças. A própria Microsoft (a criadora do jogo) chegou a listar as muitas formas criativas de usar o Minecraft para ensinar desde as cores primárias para crianças pequenas a matemática para jovens.

E tem de tudo: professor que ensina história visitando lugares reais por meio do jogo, docentes que aplicam o conhecimento em biologia e até aqueles que apostam cenários de filmes e livros para ensinar a sua disciplina através do Minecraft.

O jogo também virou ferramenta na educação de crianças e jovens que querem aprender mais sobre o universo da programação, de modo muito didático, simples e divertido.

E para quem acredita que programar jogos é algo complexo, os cursos que usam ferramentas tecnológicas como o Minecraft estão aí para provar justamente o oposto.

A Happy Code, escola especializada em ensinar crianças e jovens a criarem games, aplicativos e robôs, com unidades em Valinhos e em Campinas- SP, aposta em trazer a diversão para a sala de aula. E após algumas aulas, mesmo sem perceber, cada criança e adolescente vai desenvolvendo o raciocino lógico e o poder de tomada de decisão que são tão necessários para aprender programação e para ser um adulto de sucesso.

E é justamente esse caminho que os jogos de Minecraft utilizam para incentivar o raciocínio. Em meio a construção e desconstrução de cenário é que as crianças e adolescentes conhecem as muitas possibilidades de manuseio desse game, aprendendo a explorar as suas ferramentas e em contrapartida aprendem mais sobre matemática, biologia, história, programação de games entre outros campos de conhecimento.

Mais de 70 milhões de pessoas já conhecem o Minecraft

Em julho de 2015 o jogo conquistou a marca de mais de 20 milhões de cópias vendidas para PC. Segundo informações divulgadas pelo site de estatísticas da Mojang, o Minecraft conquistou marcas históricas graças as 10,6 mil pessoas que adquiriram o jogo em apenas 24 horas.

O jogo é relativamente novo, com a sua primeira versão lançada em 2011, mas desde o seu lançamento o Minecraft já vendeu mais de 70 milhões de cópias e a tendência é que isso cresça já que o interesse gerado pelo jogo vai além da diversão, sendo considerado uma peça importante para os moldes atuais educacionais.

Unidade Valinhos

Avenida Invernada, 1653, Pq. Nova Suíça, Valinhos – SP

Telefone: (19) 3849-2904/ Whatsapp: (19) 98439-4128
Email: valinhos@happycode.com.br

Sede Campinas

Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 2400
Chácara da Barra – Campinas-SP
Email: campinas@happycode.com.br

 

Conheça nossos cursos: