Pensamento computacional: o que é e quais os benefícios

Vivemos em uma era em que a educação se tornou um elemento interativo. É cada vez mais comum que as pessoas utilizem o discurso da conectividade para se referir ao ensino e, de fato, o mundo moderno exige uma mudança de pensamento.

Afinal, a educação sempre se atualiza visando se adequar às necessidades de aprendizado do momento. 

Nesse sentido, o pensamento computacional é uma metodologia utilizada para auxiliar no aprendizado das crianças, sendo um importante instrumento na educação moderna.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a sua essência e o impacto que ele exerce sobre a educação. Continue a leitura e confira!

O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional pode ser definido como uma estratégia usada para desenhar soluções e, com elas, solucionar problemas de maneira eficaz, tendo a tecnologia como base. 

Ao contrário do que a expressão pode inferir, não necessariamente significa o que está ligado à programação de computadores ou mesmo à navegação na internet, à utilização de redes sociais, entre outros.

Alguns estudiosos fizeram suas próprias definições sobre o assunto. Jeanette Wing, vice-presidente da Microsoft Research, por exemplo, conceituou a expressão como sendo a base para a identificação de problemas e soluções que podem ser efetivadas tanto por processadores quanto por homens. 

Resumidamente, seria a capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar as bases computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas.

Quais são os quatro pilares do pensamento computacional?

Ao longo dos estudos, foi possível estruturar uma divisão fundamentada em quatro pilares:

1. Decomposição

Dividir um problema complexo em pequenas partes, a fim de solucioná-las com mais facilidade.

2. Reconhecimento de padrões

Como a própria expressão define, ajuda na identificação de aspectos comuns nos processos.

3. Abstração

Analisa elementos, com relevância, diferenciando-os daqueles que podem ser deixados de lado.

4. Algoritmos

Reúne todos os pilares já citados e envolve a criação de um grupo de regras para a solução de problemas.

Basicamente, a ideia é reformular problemas que aparentam ser de difícil resolução e transformá-los em algo capaz de ser compreendido, focando, para isso, em cada uma de suas fases, a fim de lidar com as incertezas que muitas vezes os cercam.

Quais são as habilidades desenvolvidas pelo pensamento computacional?

Uma série de competências é obtida como resultado do processo de desenvolvimento do pensamento computacional. As habilidades refletem diretamente no aprendizado do indivíduo. 

Especialmente no caso das crianças, o uso dessa metodologia ajuda em seu crescimento, melhorando aspectos como o desenvolvimento cognitivo.

A seguir, confira quais são essas habilidades conquistadas no processo!

Construção do pensamento lógico

A construção do pensamento lógico é uma das principais habilidades adquiridas por ele. Nas crianças, por exemplo, ele começa ainda nas primeiras fases, quando elas aprendem que existem padrões que definem determinadas ações. 

A partir disso, elas passam a solucionar questões de maneira lógica, sempre focando em um pensamento racional para determinar as respostas dadas a diferentes estímulos vindos de atividades do dia a dia.

Alfabetização digital

Junto da construção do pensamento lógico temos a alfabetização digital. Apesar de não se restringir a aspectos tecnológicos, o pensamento computacional também se expande para esse âmbito. 

Ao ter contato desde cedo com jogos e outras atividades ligadas ao ambiente digital, o indivíduo pode solucionar problemas de maneira mais eficiente e estratégica.

Vale lembrar que a habilidade ainda ajuda na organização do pensamento como um todo, de modo que ele esteja alinhado às tecnologias existentes ou que ainda existirão, ou seja, prepara a criança para conseguir assimilar novidades com maior facilidade.

Autonomia

Abstração e algoritmos são duas bases do pensamento computacional, e elas abrem espaço para uma tarefa importante que é a autonomia das crianças. 

Assim sendo, elas deixam de ser apenas consumidoras das tecnologias criadas e produzidas e passam também a ser produtoras de recursos digitais.

Consequentemente, isso as prepara para o mundo em que diferentes tecnologias são inseridas diariamente. 

Para que isso seja desenvolvido de fato, é necessário maior aperfeiçoamento por meio de incentivos a determinadas atividades, mostradas a seguir.

Como a Happy ajuda na transformação do pensamento computacional?

Na Happy oferecemos um curso de programação e robótica focado no desenvolvimento de tais habilidades por meio de várias atividades ligadas à ciência da computação.

A primeira delas é o ensino STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), cujo objetivo é desenvolver nos estudantes habilidades ligadas às áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.

De modo geral, a metodologia foca na aplicação de princípios e conceitos ligados à computação, o que inclui lógica, algoritmos, abstrações dos mais diferentes tipos ligadas à ciência, etc. Além disso, atua com o desenvolvimento de experiências práticas que analisam os problemas. 

O que isso significa? Que a criança é capaz de tomar decisões até nas pequenas coisas da sua rotina. Ela cria maior independência e aprende a discernir e a ter um pensamento crítico em relação às situações.Portanto, se deseja que seu filho comece a desenvolver o pensamento computacional, conheça já o nosso curso, Happy Code!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *