Entender o que são fake news e aprender a identificá-las faz parte do letramento digital de crianças e adolescentes. Essa é uma habilidade muito importante, uma vez que notícias falsas ou distorcidas circulam livremente pela internet.

As fake news são informações mentirosas inventadas por pessoas inescrupulosas, ou notícias que trazem dados incorretos ou imprecisos, distorcendo os fatos. Elas podem gerar grande confusão em alguns casos, até mesmo para quem contribui com a sua divulgação, ainda que com boas intenções.

Como esse é um assunto muito importante, preparamos este artigo para que você entenda por que deve ensinar o seu filho a identificar as fake news e de que maneira fazer isso. Continue lendo para descobrir!

 

Por que é importante saber identificar as fake news?

A quantidade de informações que circula na internet é muito grande, no entanto, nem tudo que está ali é real. Muitas notícias são falsas, distorcidas, ou trazem dados irreais. É essencial evitar a sua veiculação para que os fatos verdadeiros sejam conhecidos.

Seu filho precisa saber o que são fake news para que não ajude a divulgar conteúdos mentirosos na internet. Afinal, ele pode fazer isso de forma ingênua ou inocente, apenas porque se interessou pelo tema e desejou compartilhar.

Além disso, as fake news atrapalham o aprendizado dele, uma vez que estará acreditando em informações imprecisas ou em algo que talvez nem mesmo exista. Portanto, é fundamental que você o ensine a identificar essas notícias falsas para que ele tenha um olhar mais crítico sobre aquilo que acessa na internet.

Como ajudar meu filho a não cair em notícias falsas?

Desde cedo é preciso que o seu filho aprenda a refletir sobre aquilo que lê internet. Da mesma forma que ele não pode acreditar em tudo o que ouve, também não deve dar total credibilidade a aquilo que vê em sites ou redes sociais, devendo pensar por si mesmo e fazer as suas próprias pesquisas.

A seguir, deixamos para você algumas dicas de como ajudar o seu filho a não cair nessas notícias falsas e ainda ajudar a desmenti-las, caso seja preciso. Confira!

Estimule a análise crítica das informações

A identificação de uma fake news começa com a análise crítica das informações veiculadas. Ensine seu filho a ler e refletir sobre o tema e o conteúdo, verificando se aquilo é possível e viável, se não parece algo muito exagerado e se está condizente com outras fontes.

Ensine a buscar fontes confiáveis de pesquisa

Apresente a seu filho sites e portais de notícia que veiculam informações confiáveis, a fim de que ele tenha uma boa fonte de pesquisa. Também ensine a fazer as suas próprias buscas procurando pela opinião de especialistas e autoridades, estudando e comparando o que foi divulgado.

 

E-book gratuito: Como garantir a segurança das crianças na internet

 

Aponte as características de uma fake news

Muitas vezes é fácil identificar o que são fake news por meio de algumas características que elas apresentam. Isso envolve data de publicação, tipo de linguagem, informações vagas que não trazem nomes, datas ou qualquer outro dado preciso, tom sensacionalista, nome do autor, entre outros.

Acompanhe o que seu filho acessa na internet

Procure estar a par do que o seu filho vê e lê na internet, verificando se os sites, blogs e canais que ele acessa são confiáveis. Ofereça algumas opções que trazem notícias verdadeiras e realmente podem somar ao aprendizado dele. Procure mostrar como identificar aqueles que têm foco no sensacionalismo ou em puro entretenimento.

Além de mostrar ao seu filho o que são fake news e como identificá-las, esteja sempre à disposição dele para o diálogo. Converse sobre o assunto, ajude-o a analisar as informações e mantenha sempre um relacionamento próximo, discutindo temas da atualidade para que ele use a internet de forma saudável e proveitosa para sua formação e aprendizado.

Quer garantir internet segura para seu filho?





Powered by Rock Convert