Programação para crianças: porque e o que ensinar aos pequenos

Talvez alguns pais se perguntem para que serve programação e robótica, especialmente na infância. Mas acredite, essas matérias têm mais impacto no desenvolvimento dos pequenos do que muitos imaginam. 

Por isso, hoje resolvemos falar sobre programação para crianças, o que é, quais as vantagens, como nós a aplicamos, e alguns cursos para optar e/ou entender melhor. Bateu a curiosidade? Então siga a leitura!

O que é programação para criança?

Os cursos de programação para crianças vêm se tornando mais populares e existem várias opções pela internet. Eles são focados em adaptar as informações para os pequenos entenderem, usando as linguagens de programação ideais na infância e, assim, desenvolvê-los desde novos nessa área tão importante da nossa sociedade.

Por que ensinar programação para crianças?

Aprender programação durante a infância vai muito além de prepará-la para o futuro no mercado de trabalho. 

A realidade é que por meio do ensino de programação, a criança “aprende a aprender”, ou seja, ela é estimulada e moldada para ter mais facilidade com novas descobertas e maior adaptabilidade, o que é indispensável em um mundo tão tecnológico e cheio de mudanças. 

De mãos dadas com esse ponto, vale lembrar que cada vez mais o mundo se torna inflado de tecnologias e essas aulas podem ser cruciais para ensinar os seus filhos a lidar com elas.

Além disso, é por meio desses cursos que a criança se desprende um pouco do uso da tecnologia pelo mero uso em si, e começa a usá-la para aprender o que vem por trás dos aparelhos, sites e jogos.

Junto de todos esses pontos, aprender programação desde novinho favorece também a habilidade de resolução de problemas, a autonomia e autogestão das tecnologias, e também potencializa o pensamento crítico, lógico, analítico e computacional.

Também instrumentaliza esses conhecimentos, para poderem ser usados para criar novas ferramentas ou para solucionar problemas, inclusive de forma colaborativa. 

Como funciona esse processo na Happy?

Em nossa escola de habilidades, a ideia é que o aprendizado seja divertido e efetivo. Para isso, cada aula é composta por 5 momentos, todos pautados estrategicamente, com recursos e intencionalidade para promover o aprendizado.

São eles a Daily, o Back-end, o Front-end, o Backup e o Level Complete:

  • Daily: o aluno resgata o que foi aprendido na aula anterior, é conferido possíveis tarefinhas, assim como existe também o feedback dos responsáveis;
  • Back-end: começa a imersão no novo conteúdo, conhece conceitos e teorias, para estimular sua curiosidade e reflexão. Também é o momento para dúvidas ou para rever conceitos que ficaram confusos;
  • Front-end: temos a mão-na-massa, é quando o seu filho vai começar a praticar o que foi aprendido, de forma online, offline ou pela criação de algo;
  • Backup: é feito uma reflexão sobre o que foi aprendido, para os alunos poderem ancorar os conhecimentos. Eles têm a autonomia de dizer e apontar as partes que acreditam ser necessárias de guardar/arquivar;
  • Level Complete: é quando se finaliza tudo, os alunos podem tirar dúvidas ou rever algum conteúdo, assim como é o momento do professor passar as tarefas para fazer em casa.

Cursos de programação para crianças: opções para conhecer

Não dá para simplesmente colocar os pequenos com jogos de programação para crianças e esperar que eles aprendam sozinhos. 

É indispensável ter um conhecimento básico e primário para usar de base na hora de jogar os jogos e possibilitar que seus pequenos desfrutem ao máximo desses aplicativos.

Por isso, confira algumas opções de cursos de programação para crianças:

Cientistas Digitais

O curso Cientistas Digitais propõe a alfabetização em tecnologias digitais, utilizando-se da Ciência da Computação e do Pensamento Computacional. 

Exploradores Digitais

Os Exploradores Digitais estimula crianças não alfabetizadas a criarem e se expressarem pela programação de animações, jogos interativos e atividades manuais. É perfeito para desenvolver a criatividade infantil e estimular a vontade de conhecimento desde cedo. 

Desenvolvedor de Apps Júnior 

Uma das partes mais interessantes da programação para crianças, pelo menos aos olhos dos pequenos, é o desenvolvimento de aplicativos. Neste curso são ensinados conceitos computacionais que serão indispensáveis para desenvolver aplicativos e também questões de sustentabilidade.

Desenvolvedor de Games Júnior

Neste curso o seu filho entra em contato com o desenvolvimento de jogos digitais, aprendendo de forma prática e divertida, sobre computação e programação, assim como desenvolvendo um jogo 2D educativo dentro das áreas STEM.

Desenvolvedor De Games Pleno

Esse curso ensina de forma prática e divertida os conceitos computacionais de programação e desenvolvimento de jogos 2D e 3D. Os alunos são desafiados a desenvolver jogos educativos usando as ferramentas: Game Maker, Unity e Unreal.

Designer Criativo I

O foco é ensinar ao aluno como implementar uma ideia ou conceito abstrato em mídias digitais, desenvolvendo a criatividade artística do mini designer sem o ancorar em ferramentas específicas.

Designer Criativo II

O desenvolvimento da criatividade do artista em aplicações 3D, desde o pensamento, criação e modelagem, usando aplicativos como o Blender e, introdutoriamente, o app Spline.

Games Com inteligência Artificial

Ensino lúdico dos conceitos e discussões críticas e científicas sobre o uso e desenvolvimento da inteligência artificial.

Influenciador Digital

Neste curso os alunos são ensinados a realizar produções visuais, audiovisuais e escritas para as redes sociais, assim como são colocados em reflexões sobre a responsabilidade de um influenciador, buscando maior fluência digital e facilidade nas áreas da comunicação e inovação.

Robótica Com Arduino

Desafiados a desenvolver protótipos de sistemas automatizados com Arduino, uma plataforma programável de prototipagem para criar eletrônicos interativos e independentes, ensinando de forma divertida os fundamentos da eletrônica digital e a robótica. 

Robótica Kids

A robótica para crianças busca capacitar os alunos a reconhecer e interpretar introdutoriamente as tecnologias da sociedade atual, desenvolvendo consciência corporal, inteligência emocional e bilinguismo.

Esperamos que este conteúdo tenha sido explicativo e te ensinado mais sobre programação para crianças. Caso tenha te interessado, confira em nosso site mais informações sobre o Happy Code: a área de cursos de programação e robótica que abordamos durante o artigo. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *