Primeiro curso de Internet das Coisas para crianças no Brasil

O movimento maker cresceu de forma sustentável ao longo dos últimos anos e continuará evoluindo nos próximos. Isso se refere a um entusiasmo por inventar, construir, prototipar novos objetos e por elaborar projetos para resolver problemas em todo o mundo. O Movimento Maker também mudou a maneira de criar, inventar ou simplesmente construir algo revolucionando a forma como líderes e inovadores investem suas idéias e exploram a curiosidade, criatividade e confiança. Acompanhando a demanda de aprender habilidades e conceitos DIY (“Do it yourself”), base do movimento maker, anunciamos uma novidade no ensino de IoT no país por meio do curso de Internet das Coisas.

A estrutura do curso alia o conteúdo de disciplinas fundamentais com o objetivo de formar alunos mais capacitados e preparados para os seus desafios diários. O objetivo do curso é propor aos alunos um aprendizado prático e divertido, utilizando robótica, internet das coisas e lógica de programação e a tecnologia SAM LABS Education de forma interdisciplinar com as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

A SAM Labs é uma empresa britânica que capacita professores com soluções mais atraentes de STEAM, incluindo planos de aula, aplicativos e eletrônicos premiados, com função de aprendizado de habilidades do futuro de maneira fácil e divertida. Mais de 1000 instituições de ensino no Reino Unido já utilizam os kits na grade curricular, como parte de seus programas de aprendizagem. Entre elas podemos encontrar a Keble Prep School e a Shacklewell Primary School, em Londres. O SAM LABS também está presente em instituições de outros países, como na The International School of Brussels na Bélgica e na Universidade de Delaware nos Estados Unidos.

Com o SAM LABS é possível tornar a robótica simples o suficiente para que alguém possa colocar em prática a sua criatividade, proporcionando aos alunos uma introdução ao universo maker. Os blocos contidos no kit SAM LABS Education comunicam-se entre si através de bluetooth. Há uma variedade de blocos: botões, motores, controles deslizantes, LEDs, sensores de luminosidade e de temperatura, entre outros. Todos os blocos físicos, junto com os blocos de software, ganham vida e função quando programados no SAM Space.

A tecnologia interativa, especialmente quando é combinada com a imaginação, pode beneficiar crianças de todas as idades com melhor aprendizado, maior confiança e auto-estima e melhores capacidades de concentração e multitarefa. Estudos de educadores da Universidade de Rochester nos EUA, demonstram que a atenção, a precisão e a habilidade das crianças para manipular múltiplas tarefas simultaneamente beneficiam após serem equipados com jogos interativos, – que exigem conscientização constante da situação e tomada de decisão estratégica – além preparar para cenários do mundo real igualmente desafiadores.

O curso de Internet das Coisas também permite para os nossos alunos o desenvolvimento habilidades como trabalho em equipe, análise e compreensão do funcionamento de mecanismos motorizados, pensamento crítico e criativo, raciocínio lógico, resolução de problemas e elaboração de projetos.

“Este curso permite que os alunos construam qualquer artefato físico utilizando materiais de papelaria e blocos SAM, como um carro motorizado, uma guitarra elétrica, um pinball, uma casa adaptada ou artigos para jogar Minecraft. Além disso, possibilita a programação para que esses objetos interajam com o mundo real. É a internet das coisas ao alcance das mãos!”, explica Debora Noemi, gerente educacional da Happy Code.

Ensino de programação de qualidade

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e está presente em mais de 100 escolas espalhadas pelo Brasil e Portugal, com aulas dinâmicas que envolvem os novos modelos de educação.

As aulas de tecnologia ajudam no desenvolvimento pessoal e auxiliam no futuro pessoal e profissional . A Happy Code oferece cursos regulares, cursos de férias, e colônias de férias com atividades desplugadas.

Agende agora uma aula experimental na Happy Code e conheça o ambiente diferenciado com aulas dinâmicas que envolvem os novos modelos de educação.

 

Conheça nossos cursos: