Nosso objetivo é o aprendizado com diversão.

Com o objetivo de simplificar o aprendizado de programação de computadores para crianças e adolescentes, estamos utilizando o incrível Dash, robô desenvolvido nos EUA exclusivamente para funcionar com comandos de programação visual Blockly.

Codificação normalmente envolve uma linguagem de programação, linguagens de programação tem sintaxe. Para os alunos que ainda não são alfabetizados, ou não tem paciência, vamos nos concentrar em habilidades de aprendizagem apropriada para cada idade. Nós acreditamos que para criar uma base sólida em programação, é importante aprender resolução de problemas em primeiro lugar.

Queremos compartilhar os objetivos e como abordamos aprendizagem de programação para as crianças. Estes objetivos de aprendizagem não são úteis apenas para a programação, mas também podem ser aplicados a qualquer assunto do nosso cotidiano.

1. Decomposição

Tornando algo complexo e dividi-lo em partes menores para simplificar o processo, é chamado de decomposição. Decomposição é a base para o diagnóstico e reconhecimento de padrões.

2. Reconhecimento

Reconhecendo as semelhanças e diferenças dentro de conjuntos de dados nos ajuda a aprender e fazer previsões. O reconhecimento de padrões é normalmente referido como aprendizagem de máquina, que é focado no reconhecimento de padrões e regularidades nos dados, e pode ser muito complexo. Tendo comportamentos consistentes, o robô vai ajudar as crianças a fazer previsões e buscar maneiras de mudar os comportamentos.

3. Padrão

Representando um processo ou ideia em termos gerais nos permite resolver problemas que são semelhantes aos problemas que resolvemos antes. Uma grande parte do padrão é também ser capaz de apartar a informação que é necessário vs. não é necessário. Se as crianças ensinam o robô como fazer algo em um contexto (como girando ao redor durante uma dança), o robô deve ser capaz de chamar a mesma sub-rotina em um contexto diferente (como o robô se aproximar de uma parede).

4. Algoritmo

Desenvolver uma estratégia passo-a-passo para resolver um problema é chamado algoritmo design. Você pode determinar um objetivo para ensinar o robô tocar uma música ou resolver um labirinto. Você pode, então, criar uma hipótese e fazer um plano para o robô alcançar seu objetivo. No início as crianças podem começar de maneira simples e, em seguida, seguir para criação de soluções mais complexas e eficientes.

5. Análise de dados e de visualização

Uma vez que uma hipótese foi testada, as crianças são capazes de refletir sobre as suas observações e tirar conclusões sobre erros ou formas mais eficazes para projetar algoritmos. Através da análise dos dados, eles podem aprender com o passado e, em seguida, iterar sobre seu design.

Aprender a programar vai ajudar as crianças a se tornarem melhor em qualquer coisa que eles decidam fazer. Se eles querem se tornar um chef, arquiteto, empresário, ou cientista, esses processos cognitivos vão dar um quadro sobre como resolver problemas e pensar sobre como o mundo funciona.

Estamos realmente animados para ver como eles vão usar nossos robôs para aprender programar e criar!

_______

A Happy Code é uma escola inovadora que ensina programação de computadores para crianças de 6 à 14 anos. Método de ensino americano, desenvolvido em conjunto com MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Rodrigo Santos
Fundador
Happy Code | Fun Code School

Conheça nossos cursos: