Resiliência infantil: como ela pode ser desenvolvida

Os aprendizados que seu filho tiver hoje formarão uma herança de competências e habilidades para o adulto que ele será no futuro. Nesse sentido, atualmente o conceito de resiliência infantil tem sido cada vez mais valorizado e estimulado entre os pequenos.

Ele tem passado a fazer parte, inclusive, da gestão escolar nas instituições de ensino mais modernas e antenadas com o que o mercado de trabalho exige dos profissionais que se inserem nele. E, o que ele requer é exatamente a capacidade para lidar com problemas da era digital com facilidade.

Quer entender melhor o que é a resiliência infantil e como ela pode ser desenvolvida em seu filho? É só continuar a leitura e conferir!

Afinal, o que é resiliência infantil?

Na Física, o termo se refere à propriedade de um corpo de, após uma deformação elástica, retornar à sua forma original. Esse conceito advindo da ciência pode, então, ser utilizado analogicamente para explicar o significado de resiliência para a vida humana.

Trata-se da habilidade de transpor obstáculos e enfrentar as adversidades que a vida pode apresentar, fazendo delas oportunidades de amadurecimento e aprendizado. Assim, falar em resiliência infantil é aplicar esse conceito ao universo das crianças.

Ter essa habilidade é fundamental, pois ela gera impactos imediatos, relacionados à busca da solução para a situação adversa com a qual o pequeno pode se deparar, mas também em um longo prazo. Isso porque ela o ajuda a saber administrar sentimentos como o estresse e a ansiedade.

A pessoa resiliente está preparada para enfrentar as dificuldades de maneira racional, buscando agir em vez de se manter inerte e esperar por respostas prontas. Dessa maneira, ela lida melhor com a frustração e o medo, que são naturais diante de um empecilho, e os enfrenta de cabeça erguida.

Como desenvolver essa característica nas crianças?

Como visto, a resiliência é um atributo capaz de revelar um indivíduo mais forte, não no sentido de não sofrer diante de obstáculos que se apresentem a ele, mas no de não se abater e buscar motivação para lidar com eles. É exatamente esse o motivo de ele ser tão requisitado nos candidatos a vagas de emprego atualmente e cada vez mais.

O que as empresas querem é mais do que profissionais capacitados, mas também aqueles que sabem como superar as dificuldades e resolver problemas. No entanto, a verdade é que ninguém nasce sabendo como fazer isso, essa característica é desenvolvida a partir da prática, o que deve acontecer desde cedo. Saiba como fazer isso com seu filho.

Elogie o esforço da criança

Exigir da criança que ela tenha êxito em tudo o que fizer pode torná-la uma pessoa ansiosa e exigente demais consigo mesma. Ainda, fará com que ela não saiba lidar com as derrotas que são normais no dia a dia do indivíduo. Portanto, ainda que ele tenha tirado notas baixas, por exemplo, procure enxergar algo de bom nisso e elogie seu filho pelo esforço empreendido.

Ele precisa entender que, mesmo que dê o melhor de si, nem sempre as coisas acontecem como a gente espera, mas é sempre possível continuar batalhando para chegar lá. Isso é ser resiliente, e você estará estimulando essa característica desde cedo.

Parabenize o pequeno pelas conquistas

Em qualquer situação, quando superamos obstáculos e obtemos sucesso em nossas atividades, é natural querer que o outro reconheça e comemore a conquista com a gente. Logo, além de elogiar a criança mesmo quando ela não demonstra o melhor desempenho em uma tarefa, também é muito importante parabenizá-la quando conquistar algo.

Tal se deve ao fato de que o reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado é um combustível a mais para que seu filho continue se esforçando e atingindo seus objetivos. Esse incentivo fará com que ele revele a verdadeira resiliência infantil, não desistindo diante de dificuldades e dando seu melhor para estar no topo.

Alimente a autoestima positiva em seu filho

Para que a criança seja resiliente, não basta que o outro diga como ela é e o que consegue fazer ou não. É preciso que ela seja segura de si mesma e tenha ciência de sua própria capacidade. E, para que isso seja possível, sua autoestima positiva deve ser sempre alimentada. Portanto, ensine seu filho desde cedo a reconhecer nele mesmo as suas qualidades.

Para isso, deixe que ele faça algumas tarefas sozinho, como amarrar o cadarço do tênis ou escovar os dentes. Caso ele se sinta desencorajado a fazer uma atividade que pareça ser mais complicada, relembre alguma situação difícil pela qual ele tenha passado e da qual se saiu bem. Isso ajudará a desenvolver a autoconfiança, e, em consequência, a autoestima positiva nele.

Aposte no ensino de robótica e programação

Em um contexto no qual a tecnologia tem invadido praticamente todos os aspectos da vida humana, conhecimentos sobre robótica e programação se fazem cada vez mais necessários. Além disso, elas são ciências que também ajudam seu filho a desenvolver a resiliência infantil.

Tal se deve ao fato de que, ao estudar esses conteúdos, ele terá que lidar com problemas. E, para isso, deverá aprender a organizar o pensamento utilizando o raciocínio lógico-matemático. A prática constante de atividades envolvendo tecnologia estimulam, portanto, a autonomia na criança, fazendo com que ela busque soluções para contornar obstáculos sozinha.

Sua criatividade é explorada nessa resolução de problemas e, também, na montagem e desmontagem de estruturas robóticas, bem como na elaboração de programas e jogos por meio da linguagem de programação. Essa característica será de grande valia quando seu filho se deparar, no futuro, com desafios em suas atividades profissionais, já que seu cérebro estará acostumado a buscar respostas rápidas para questões difíceis que possam surgir.

Você deve ter percebido como as vivências experimentadas por um indivíduo na infância fazem diferença na personalidade e nos conhecimentos que ele terá na vida adulta. Isso explica a importância de desenvolver em seu filho a resiliência infantil, pois, se ele souber controlar sentimentos e usar da sua criatividade para enfrentar desafios desde cedo, tais habilidades serão de fácil prática no futuro.

Logo, esse conceito pode e deve ser estimulado na criança, por meio de gestos simples revelados pelos pais, porém significativos. Esses gestos expressados diante das atividades desenvolvidas pelos filhos ajudam a construir neles a capacidade de enfrentar adversidades com facilidade. Eles são, ainda, complementados pelo estudo de ciências que, hoje e no futuro, mostram-se de conhecimento obrigatório, como a robótica e a programação.

E para que esse estudo seja bem aproveitado, ele deve ser oferecido por uma instituição com experiência no assunto. Por isso, você precisa fazer parte da Happy Code, que oferece uma metodologia de ensino em Programação, Maker e Robótica, baseada no desenvolvimento de habilidades do século 21, para enfrentar desafios de era digital e reconhecida mundialmente.

Ficou interessado e quer proporcionar todos esses ensinamentos a seu filho? Então, conheça nossos cursos e escolha o melhor para ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *