O ensino de robótica para crianças contribui de forma significativa para o desenvolvimento delas. Afinal, esse aprendizado estimula o despertar e aprimoramento de várias habilidades. Existem diversas formas de apresentar essa área de conhecimento para os pequenos, mas uma das melhores maneiras é a robótica com Lego.
 

E-book gratuito: Guia completo sobre games na educação

 
As crianças já estão familiarizadas com esses blocos de montar, sendo que eles são associados a momentos de diversão e entretenimento. Dessa forma, aprender os conceitos da robótica e de outros campos do saber se torna muito mais fácil e agradável. Ou seja, as crianças aprendem de maneira lúdica, o que desperta sua curiosidade e interesse.

Neste artigo, falaremos sobre esse assunto. Continue lendo para entender como funciona o ensino da robótica com peças de LEGO, quais são os benefícios e vantagens que esse método oferece para as crianças, e veja como uma boa metodologia faz toda a diferença nesse processo!
 

Entenda como funciona o ensino da robótica com Lego

 
É inegável que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. As novas gerações não conhecem o mundo sem recursos tecnológicos como os computadores, smartphones e a internet. Por isso, parte da sua formação precisa ser voltada para aquisição de conhecimentos relativos a essas áreas.

Nesse sentido, o aprendizado escolar deve ser complementado com cursos tecnológicos que permitam às crianças conhecer, operar, dominar e explorar as ferramentas que estão à sua disposição. Essas habilidades são fundamentais para que elas tenham uma formação mais completa, desenvolvendo competências e habilidades que serão úteis agora e no futuro.

Entre as diversas opções de cursos na área de tecnologia para crianças e adolescentes temos a robótica com Lego. Os alunos utilizam os blocos de montar para desenvolverem projetos visando solucionar um problema da vida real.

No entanto, quando falamos de peças de LEGO não se trata daquelas que adquirimos em lojas de brinquedos. Elas são similares, mas, na verdade, trata-se de kits específicos para o ensino de robótica educacional. Por isso, além dos blocos tradicionais, são compostos por engrenagens, motores, sensores, pinos, roldanas, eixos, vigas, entre outros recursos.

O aprendizado se dá da seguinte forma: o professor, mediador do conhecimento, apresenta para os alunos um problema, preferencialmente relacionado às situações reais, como sustentabilidade e acessibilidade. As crianças, então, desenvolvem uma solução, como membros artificiais, uma estação meteorológica, lançador de foguetes e outros.
 

Saiba quais são as vantagens da robótica com Lego para as crianças

 
Como você viu, o ensino de robótica com Lego não se resume à montagem de “robozinhos” com blocos de montar, digamos assim. As crianças são confrontadas com um problema da vida real e precisam sair da sua zona de conforto, buscando uma solução prática, eficaz e, preferencialmente, inédita.

Para isso elas, precisam trabalhar com conceitos de diferentes áreas, o que permite explorar a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), proporcionando um aprendizado multidisciplinar.

Essa abordagem, associada à ludicidade dos blocos de montar, oferece diversas vantagens e benefícios para as crianças, sobre os quais falamos a seguir.
 

Mais liberdade para imaginar e criar

 
Na robótica com LEGO a criança tem muito mais liberdade para trabalhar a sua imaginação e a criatividade. Afinal, tem a sua disposição diversos recursos para concretizar as soluções que encontrou para os problemas apresentados.
 

Senso de coletividade

 
Outra característica do ensino de robótica com LEGO é o trabalho em equipe. As crianças são organizadas em grupos para que possam atuar juntas e cada qual contribuir com seus conhecimentos e habilidades. Por isso, elas se beneficiam com o despertar do seu senso de coletividade e pertencimento.
 

Desenvolvimento motor e cognitivo

 
Com as peças de Lego a criança tem contato com cores e formas diferentes, percebe como acontecem os movimentos, como se dá a interação entre as diversas peças. Com isso, ela desenvolve a sua cognição e também as habilidades motoras, além da concentração.
 

Aprimoramento do senso crítico e resolução de problemas

 
Conforme explicamos, a criança precisa encontrar a solução para um determinado problema, então, ela deve fazer uma análise crítica da proposta e pensar nos possíveis caminhos para solucioná-la de uma maneira eficaz. Assim, há o aprimoramento dessas duas habilidades: senso crítico e resolução de problemas.
 

Exercício do raciocínio lógico

 
Como não poderia deixar de ser, o raciocínio lógico é amplamente trabalhado na robótica com Lego. Afinal, o pensamento é exercitado não apenas para encontrar a solução dos problemas, mas também para concretizar aquilo que está no campo da ideação por meio da combinação de peças e recursos.
 

Treino de persistência e resiliência

 
É fato que, dificilmente, as crianças conseguem desenvolver seu projeto na primeira tentativa. Na verdade, é necessário muito ensaio e erro para se chegar a um resultado satisfatório. Por isso, os alunos trabalham a resiliência e a persistência constantemente para recomeçar e fazer cada vez melhor em cada tentativa.
 

Veja como um curso de robótica com Lego auxilia no aprendizado

 
Brincar com blocos de montar em casa é uma excelente maneira de possibilitar ao seu filho o desenvolvimento de habilidades. Porém, um curso de robótica com Lego oferece muito mais oportunidades, justamente porque trabalha todas as competências que citamos e outras.
 
Na Happy Code esse curso é ofertado em trilhas, que são divididas em três níveis diferentes para atender crianças e adolescentes de 6 a 15 anos ou mais. 
A metodologia utilizada é a STEAM e todas as situações-problema visam à conscientização ou conhecimentos que estejam relacionados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Isso para que os alunos possam ver o próprio aprendizado aplicado na prática, promovendo soluções úteis e benéficas.

O método utilizado pela Happy Code para ensino da robótica com Lego é dividida em três fases, sendo a descoberta, a missão e o desenvolvimento.
 

Descoberta

 
Os projetos são realizados seguindo um passo a passo tendo o suporte do professor. Aqui, ocorre a aquisição de conhecimentos técnicos e as habilidades necessárias para seguir para a próxima fase. Ou seja, é basicamente uma preparação para colocar a mão na massa.
 

Missão

 
Nesse momento será apresentada para os alunos uma situação-problema. Eles desenvolverão seu próprio projeto para solucionar essa questão ou promover uma conscientização sobre o tema, procurando algo que seja inovador.
 

Desenvolvimento

 
Para desenvolver o projeto idealizado serão utilizados recursos como design thinking, storyboard e conceitos, como e o UX (User Experience) e UI (User Interface). A finalização se dá com a apresentação do projeto, desenvolvido em formato de Pitch, de acordo com o método Lean Startup.

O aprendizado dos alunos evolui em módulos. Eles e suas famílias percebem a melhora do desempenho ao longo de todo o curso, o que pode ser verificado na complexidade das montagens e em todo o processo em si. Também em um dos focos do curso, que é o pensamento empático para apresentar uma solução à sociedade.

Aprender robótica com LEGO é interessante porque reúne a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a interatividade dos blocos de montar. Isso faz a tecnologia ser muito mais interessante, permitindo ao seu filho uma formação completa e que acontece de forma natural e agradável.

Saiba mais sobre o curso de robótica com Lego, sua metodologia e benefícios. Agende uma aula experimental grátis e conheça nossa proposta de ensino.

Saiba como preparar seu filho para as profissões do futuro





Powered by Rock Convert