Saiba já como ajudar seu filho a resolver problemas sozinho

Não importa qual seja a idade de uma pessoa: nem sempre as coisas saem como planejado e precisamos lidar com situações adversas. Para os adultos isso é mais fácil, porque eles já estão acostumados com esse tipo de situação e têm experiências anteriores, mas as crianças também precisam aprender a resolver problemas e desafios.

A busca por soluções é uma forma de treiná-las para a vida, a fim de que estejam prontas para resolver situações cada vez mais complexas sem a necessidade de pedir ajuda constantemente. Para que isso aconteça, é preciso que os pais ofereçam aos seus filhos essa oportunidade.

Realmente pode ser difícil não interferir e deixar que a criança tome suas próprias decisões, e foi pensando nisso que preparamos este artigo. Continue lendo para entender por que é importante deixar que seu filho resolva problemas sozinho e confira algumas dicas de como fazer isso para que ele tenha controle sobre a própria vida.

Por que as crianças precisam resolver seus problemas sozinhas?

É natural que os pais queiram proteger seus filhos contra situações desagradáveis a fim de evitar que eles sofram estresse ou frustrações. No entanto, essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, pois ajudam no controle das emoções e despertam a maturidade, além de habilidades de resolução de conflitos.

É por isso que os pais não podem resolver tudo pelos seus filhos. Eles precisam permitir que as crianças solucionem seus problemas sozinhas ou com o mínimo de interferência possível. Afinal, não podemos esquecer que elas não serão crianças para sempre e devem estar prontas para enfrentar os desafios da vida.

Sendo assim, é fundamental que comecem a praticar desde pequenos para lidar com os problemas pertinentes de cada fase da vida. Se uma criança não sabe como resolver problemas aos 5 anos, não estará pronta para solucionar aqueles que aparecerem aos 7, aos 10, aos 12 e assim por diante.

Vivenciar as situações difíceis e saber como lidar com elas é fundamental para que, no futuro, o seu filho seja um adulto independente e competente. Ele conseguirá transpor desafios e situações adversas por conta própria, sem precisar constantemente de ajuda ou de instrução para isso.

Resolver problemas faz com que a criança seja mais independente, desenvolva o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a torna mais autoconfiante, porque percebe que é perfeitamente capaz de lidar com essas adversidades sozinha. Isso também gera ganhos na autoestima, pois ela sente orgulho de si mesma e descobre o seu valor e potencial.

Como ensinar seu filho a resolver problemas?

Assim como acontece com qualquer outra habilidade, para que seu filho aprenda a resolver problemas, ele precisa ser instruído sobre como fazer isso e ter a oportunidade de vivenciar experiências nesse sentido.

Como os pais são responsáveis por “treinar” as crianças, também cabe a eles estimular essa competência a fim de que o pequeno se prepare para enfrentar desafios cada vez mais complexos. Veja a seguir algumas dicas do que você pode fazer para contribuir com esse aspecto do desenvolvimento do seu filho.

Ajude no controle das emoções

“Manter a cabeça no lugar” é a primeira coisa que os adultos procuram fazer para solucionar um problema, não é verdade? A criança precisa entender que é necessário controlar as suas emoções para que ela possa vencer os desafios que aparecem.

Chorar é uma das atitudes dos pequenos quando algo sai errado. Alguns tendem a ficar retraídos, desanimados, irritados ou até agressivos. Então, antes de tudo, explique ao seu filho a importância de ficar calmo para que as emoções não se sobreponham à lógica.

Discuta os problemas

Uma forma muito eficaz de resolver problemas é discutir sobre a situação e suas consequências. Então, quando seu filho estiver vivenciando uma experiência como essa, procure conversar com ele e faça perguntas sobre o que está acontecendo.

Desse modo, ele estará ponderando sobre o ocorrido, seu pensamento estará ativo e poderá chegar a uma solução. É nesse momento que a criança vai trabalhar o raciocínio lógico e refletir sobre o que, de fato, é o problema.

Incentive o compartilhamento de pontos de vista

Para chegar à solução de um problema, muitas vezes é necessário que mais de uma pessoa contribua como seu ponto de vista. Opiniões diferentes permitem ver a situação sob outros ângulos, possibilitando traçar caminhos variados e definir aquele mais favorável.

Sendo assim, incentive seu filho a falar sobre aquilo que ele pensa, as soluções que acredita serem viáveis e quais são as suas conclusões sobre o que está acontecendo. Expor uma opinião também é importante para que se possa ponderar sobre o próprio raciocínio.

Explique as etapas da resolução de problemas

Fica mais fácil resolver problemas se dividirmos a situações em etapas. Para a criança, ter isso como regra básica ajuda a evitar que ela se confunda no meio do caminho, então ensine ao seu filho o que é preciso de acordo com o passo a passo a seguir:

  1. estabelecer o problema: qual é o problema em si e o que realmente precisa ser resolvido;
  2. pensar em soluções: de que maneira o problema pode ser resolvido e quais são os caminhos que podemos tomar para solucionar esse desafio;
  3. escolher uma solução: depois de avaliar cada uma das opções, é preciso avaliar qual é a mais favorável, que vai cumprir o objetivo, se mostra eficaz e não gerar consequências negativas;
  4. resolver o problema: consiste em implementar de forma calculada a solução que foi definida como ideal;
  5. observar o resultado: trata-se de analisar se o problema realmente foi solucionado com sucesso ou se existe a necessidade de tentar outras opções.

Incentive o pensamento crítico

Isso pode ser feito quando você estiver discutindo com seu filho sobre o problema que ele está vivenciando. Ao fazer as perguntas, procure agir de forma estratégica para incentivá-lo a pensar de forma crítica sobre a situação em si e as soluções que está definindo.

Desse modo, ele vai ponderar sobre o seu próprio pensamento e avaliar as soluções que está encontrando para que possa definir qual é o caminho ideal para alcançar o objetivo que pretende, sem cometer erros.

Delegue responsabilidades

Quando a criança tem responsabilidades e precisa cumprir algumas tarefas em casa, ela também aprende a resolver problemas. Afinal, ao executar essas atividades, vai se deparar com situações diferentes, que trarão desafios.

Você pode até mesmo delegar propositalmente algumas responsabilidades que vão desafiar a criança em um dado momento. Assim, poderá observar como ela se sai ao buscar soluções e ficará mais fácil analisar o que ainda precisa ser trabalhado.

Interfira o mínimo possível

Para que o seu filho aprenda a resolver problemas, é importante que ele tome as decisões sozinho. Sendo assim, o ideal é que você interfira o mínimo possível no processo, agindo apenas para instruí-lo.

Sempre tenha cuidado para não mostrar o caminho para a criança, pois ela não precisa de uma resposta pronta — deve encontrar por si mesma. O ideal é que você apenas guie o pensamento e o raciocínio dela, deixando que perceba o que deve fazer feito.

Não se esqueça de que é fundamental comemorar com seu filho o sucesso que ele alcançou. Isso o deixará mais autoconfiante e se sentindo valorizado. No entanto, pode acontecer de ele não atingir o objetivo da primeira vez. Nesse caso, incentive a busca por outra solução, mostrando que isso é normal e continua sendo necessário manter o controle das emoções.

As crianças precisam aprender a resolver problemas porque isso faz parte do seu desenvolvimento e será essencial durante toda sua vida. Quanto mais cedo despertarem essa habilidade, mais autonomia terão — e isso contribuirá em diferentes aspectos, possibilitando vencer os desafios para se tornar cada vez mais competente.

Gostou dessas dicas? Então, inscreva em nossa newsletter para acompanhar outras postagens com temas interessantes como este!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *