Entenda como ajudar o seu filho a fazer amizades

Atualmente, muitas crianças vivem uma situação semelhante à dos seus pais, dedicando muito tempo a atividades isoladas e se esquecendo ou tendo dificuldades de fazer amizades. No entanto, é preciso dar atenção a isso, pois a interação social é muito importante, tanto na infância quanto durante toda a vida.

Mas assim como qualquer outra habilidade, aquelas que envolvem interagir em grupo também precisam ser desenvolvidas, por isso, os pais têm um papel importante nesse processo. Eles precisam mostrar para a criança como fazer novas amizades e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades para que isso aconteça.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para que você possa ajudar o seu filho a conquistar mais amigos e a interagir melhor com outras crianças. Assim, ele terá um desenvolvimento completo e saudável. Continue lendo e veja que não é tão difícil fazê-lo “sair de sua bolha” e vivenciar experiências que serão fundamentais agora e no futuro.

Estimule a interação

Infelizmente, há casos em que a criança tem dificuldade para fazer amizades em função do modo como está sendo criada. É verdade, também, que cada família tem liberdade para educar os filhos da maneira que julgar melhor, no entanto, é sempre preciso ter em mente que as interações sociais são uma parte fundamental do desenvolvimento dos pequenos.

Sendo assim, observe se por acaso a forma como você está criando o seu filho não o estimula a evitar as demais pessoas. Muitas vezes, o desejo de evitar que algo de mal aconteça leva à superproteção, e isso estimula a criança a ser reservada. É preciso encontrar um equilíbrio, a fim de não prejudicá-la.

Para mudar esse cenário, é necessário estimular a criança a interagir com os colegas, a brincar e a conversar. Ela precisa entender que está inserida em uma sociedade e que ter contato com outras pessoas é gratificante e divertido, além de permitir novas experiências.

Ofereça oportunidades para seu filho socializar

Uma das formas de estimular essa interação e ajudar o seu filho a fazer amizades é oferecer a ele diversas oportunidades para ter contato com outras crianças. Afinal, a interação social precisa ir além do convívio na escola.

Portanto, matricule seu filho em cursos extracurriculares, em práticas esportivas e em outras atividades que promovam essa relação. Além disso, leve o pequeno a festinhas de aniversário e a lugares diferentes, como centros de recreação e locais onde ele tenha liberdade para se divertir e desfrutar da companhia de outras crianças.

Dê suporte emocional à criança

Outra questão muito importante é sempre oferecer suporte emocional ao seu filho. Afinal, interagir com as pessoas, ao mesmo tempo em que desperta emoções positivas, pode trazer algumas frustrações, e o pequeno precisa estar preparado para passar por essas situações sem que elas causem grandes abalos. Assim, ele poderá desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Observe o comportamento da criança, converse com ela e procure saber como está a convivência com os amigos e com o grupo de um modo geral. Incentive seu filho a falar sobre o que ele está sentindo e a compartilhar também as experiências ruins que porventura tenha vivenciado.

Afinal, as crianças brigam entre si, mas são pequenos desentendimentos que rapidamente podem ser solucionados. No entanto, seu filho pode ficar magoado com isso e até mesmo se isolar. Então, ele precisa do seu apoio e segurança para saber como contornar essas situações e se reaproximar dos colegas ou, se necessário, fazer novos amigos.

Convide outras crianças para frequentarem sua casa

Quando se tem uma rotina muito atarefada, pode ser difícil sair constantemente com a criança para que ela interaja com os amigos. Mas essa é uma situação que pode ser contornada, basta convidar os pequenos para irem até a sua casa.

Converse com os pais de colegas do seu filho, com vizinhos, com seus próprios amigos e com familiares para promover eventos simples e visitas. O intuito é deixar as crianças à vontade, a fim de que elas se divirtam ou estudem juntas.

Para que seu pequeno aceite essa situação com naturalidade, prefira convidar crianças que têm uma personalidade parecida com a do seu filho e gostos similares. Desse modo, ele terá muito mais facilidade de interagir.

Entenda o desejo do seu filho de se encaixar em determinados grupos

Para estimular o seu filho a fazer amizades, você também precisará considerar os desejos dele. Cada pessoa tem a sua personalidade, e isso deve ser respeitado. Do contrário, a interação social acabará se tornando um grande martírio e trará mais impactos negativos do que positivos.

Há crianças que gostam de praticar esportes e outras preferem jogos eletrônicos. Há ainda aqueles que curtem atividades ao ar livre. Sendo assim, procure analisar com quais grupos seu filho se identifica para direcionar a interação do modo correto.

Forçar a criança a uma situação com a qual ela não está à vontade não é bom para o seu desenvolvimento. Isso estimulará ainda mais o isolamento, pois em vez de ter experiências positivas, ela passará por experiências desagradáveis.

Mas e se a criança estiver vivenciando um momento de grande isolamento social e se recusar a frequentar qualquer atividade? Nesse caso, a fim de iniciar o processo, é preciso conversar muito e dar pequenos passos, para que aos poucos ela mude sua realidade. Assim, os bloqueios serão evitados e a interação social acontecerá naturalmente.

Ensine seu filho a abordar outras pessoas

A dificuldade para fazer amizades também pode estar relacionada à falta de habilidade para abordar outras pessoas. Perceba que há quem prefira ficar quieto em seu canto, mesmo estando em uma sala cheia de gente, porque não sabe como conversar.

Esse pode ser o caso de algumas crianças, que não conseguem conquistar novas amizades porque simplesmente não entendem como começar uma interação. Assim sendo, você também precisa ensinar o seu filho de que modo interagir com alguém que ele não conhece ou que ainda não fala com ele.

O diálogo pode iniciar, por exemplo, simplesmente perguntando o nome, onde estuda, o que gosta de fazer, qual é o super-herói favorito, entre outros assuntos simples. Essa pode parecer uma questão simplória, mas faz toda a diferença em uma abordagem.

Afinal, talvez o seu filho não consiga fazer um novo amigo se abordar outra criança perguntando diretamente se ela quer brincar. Ela pode responder que não, pois não o conhece. Assim, iniciar um pequeno diálogo pode ser a forma mais eficaz de “quebrar o gelo” e ter uma experiência positiva.

Até mesmo os adultos têm dificuldade para fazer amizades, mesmo com toda sua experiência de vida e maturidade. Por isso, é muito importante dar esse suporte ao seu filho para que ele descubra como desenvolver suas habilidades sociais. Desse modo, ficará cada vez mais seguro e autoconfiante, levando tudo isso para o resto de sua vida!

Gostou dessas dicas? Então assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *