Como ajudar os filhos a lidarem com novos desafios

Algumas atividades, como a robótica para crianças, são importantes para o desenvolvimento durante a infância, já que trazem características diferentes para cada pessoa. Os pais devem saber que exercem papel relevante nessa formação e podem ajudar os filhos a lidarem com novos desafios e crescerem de forma integral.

A infância é um momento de muitas descobertas e desenvolvimento, tanto nos aspectos cognitivos e físicos quanto nos emocionais. Os filhos podem passar por momentos de dependência e confusão nos pensamentos, então é importante que alguém esteja do lado deles para orientá-los e direcionar o melhor caminho.

Neste artigo, vamos entender como os pais são importantes para que os filhos enfrentem novos desafios. Além disso, mostraremos como eles conseguem ajudar nesse sentido. Acompanhe a leitura!

Qual é o papel dos pais para que os filhos enfrentem novos desafios?

Grande parte da confiança das crianças é moldada por quem cuida delas. Portanto, o papel dos pais é fundamental para que seus filhos aprendam a enfrentar os desafios da vida. Eles ajudam a formar a inteligência socioemocional da criança, ao trabalhar aspectos como autonomia, confiança e sociabilidade.

A proximidade dos pais nessa fase contribui para que os filhos tenham a quem recorrer nos momentos de incerteza ou dúvida. É nessa hora que é possível demonstrar o caminho certo e incentivar que a criança busque resolver seus problemas sozinha.

O distanciamento pode criar crianças dependentes e incapazes de enfrentar as dificuldades comuns do dia a dia. Por isso, é importante dedicar tempo para esse convívio saudável e necessário, sendo um guia e uma pessoa de confiança para os momentos de dificuldade.

Como ajudar nesse momento?

Na sequência, daremos algumas dicas de como você pode ajudar seus filhos a lidarem como os novos desafios que a vida proporciona. Confira nossas sugestões!

Foque na autonomia

A autonomia é fundamental para que os filhos aprendam a resolver os próprios problemas. Eles precisam saber que são capazes de solucionar desde pequenos contratempos até assuntos mais importantes. Os pais precisam incentivar a independência desde os primeiros anos, permitindo que a criança assuma mais responsabilidades de acordo com sua idade.

Faça com que eles acreditem em si mesmos

Algumas crianças não acreditam que são capazes de resolver os próprios problemas. Isso acontece quando os pais estão acostumados a resolver tudo para os filhos, e não deixam que eles encontrem a solução. Busque não dar a resposta na hora que a criança pede, mas ajude-a buscar uma saída.

Você deve auxiliar a criança a lidar com os problemas, mas não precisa resolvê-los sempre. Dê dicas, sugestões e oriente, mas deixe que o caminho seja encontrado por ela. Lembre-se de que seu objetivo é guiar e apoiar. Assim, seu filho perceberá que é capaz de fazer várias coisas, o que o ajudará a confiar mais em si mesmo, melhorando seu desempenho em tarefas cotidianas e, até mesmo, na escola.

Ajude-os a lidar bem com o não

As frustrações fazem parte da vida e é fundamental saber lidar com esse sentimento. Por isso, ensine seu filho a aceitar o não, a respeitar a opinião alheia e a entender que nem tudo acontece da forma que ele deseja ou espera. A capacidade de não se abalar quando algo dá errado é importante, pois manterá a saúde emocional e a motivação para continuar se desenvolvendo.

Estimule o autoconhecimento

O autoconhecimento é importante em qualquer fase da vida, e ainda mais relevante durante a infância. Portanto, os pais devem estimular que seus filhos aprendam a conhecer seus sentimentos, estado de humor, limitações, pontos fortes e atitudes. Por meio dessa habilidade, a criança terá uma ideia melhor de quem ela é e aprenderá a lidar com suas emoções e controlar suas atitudes.

Incentive diferentes formas de aprendizado

Cada pessoa consegue aprender melhor de uma forma diferente. Enquanto uns têm facilidade com conteúdos lógicos, outros se desenvolvem melhor com atividades visuais. Portanto, é importante incentivar diferentes formas de aprendizado para seu filho. Dessa forma, ele passará por estratégias diferentes de ensino e conseguirá perceber qual delas é mais eficiente.

Ajude na organização do pensamento

É normal que durante a infância seu filho não saiba como organizar o pensamento. Ele ainda não compreende a lógica e o funcionamento das coisas, portanto, é interessante ensiná-lo a organizar sua forma de pensar. As crianças precisam aprender que cada ação gera uma reação e que, para resolver um problema, é necessário refletir até encontrar uma solução por meio do raciocínio lógico.

Como a Happy Code School pode ajudar nessa etapa?

A Happy Code trabalha com o ensino STEM — Science, Technology, Engineering and Math (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo é auxiliar o aluno a desenvolver competências como a criatividade, comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Os alunos desenvolvem competências e habilidades importantes para lidar com novos desafios e dificuldades. Eles entendem que precisam pensar antes de tomar uma atitude e que cada ação traz um resultado. Desse modo, ficam preparados para lidar com situações adversas durante o cotidiano.

Os cursos oferecidos dentro das escolas dão foco a atividades práticas, estimulando a participação em projetos baseados em problemas reais. Assim, as crianças têm oportunidade de propor soluções inteligentes com a ajuda de recursos tecnológicos, além de desenvolver outras habilidades.

Neste artigo, vimos como os pais podem ajudar os filhos a lidarem com novos desafios. Esse acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento da criança, que aprende a ser uma pessoa com autonomia, criatividade e capaz de resolver seus próprios problemas. Algumas escolas trabalham essas competências, sendo que a Happy Code oferece uma metodologia que privilegia esse aprendizado nos estudantes.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Quer ver de perto como a Happy Code trabalha? Então, aproveite para fazer nossa aula grátis e conhecer todos os benefícios que trazemos para a educação do seu filho!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *