competências e habilidades

Entenda como auxiliar o seu filho a criar competências e habilidades

O mundo está sofrendo transformações constantes, e a missão dos pais é preparar os seus filhos para essas mudanças. Por isso, é necessário adaptar o nosso modo de educar para incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades únicas e essenciais em crianças e jovens.

É preciso ensinar mais do que a fazer contas de matemática, escrever uma boa redação e decorar as capitais dos países, pois é assim que pais e mães contribuirão com o sucesso pessoal e profissional daqueles que mais amam — dentro de suas realidades e ideais, é claro.

Quer saber quais competências e habilidades são essas e como estimulá-las em seu filho? Acompanhe nosso post!

Quais são as competências e habilidades do século XXI?

Existem competências que vão muito além do domínio da tecnologia — embora não possamos negar o apoio que ela dá para melhorar a relação que o aluno tem com os estudos e o mundo ao seu redor. Entretanto, aprender algumas habilidades é fundamental para promover um aprendizado de qualidade. Confira!

Paciência

O senso de tempo que uma criança pequena tem é diferente do nosso, por isso é comum a impaciência nessa idade. Entretanto, é preciso ensiná-la ao longo do seu crescimento a se acostumar com certas frustrações para que ela não se transforme em um adulto imaturo.

Uma criança paciente é um aluno mais atento na escola e tolerante às diferenças. Além disso, evitar esse aprendizado pode ser prejudicial não só para o relacionamento familiar como também para o desenvolvimento emocional do seu filho.

Criatividade

Basta lembrarmos de meia dúzia de comentários inesperados que os pequenos fazem para percebermos que a criatividade é própria da mente de qualquer criança. A capacidade de criar, imaginar e ver as coisas sobre outra perspectiva proporciona um sentimento de bem-estar muito grande, contribui para o sucesso escolar e gera felicidade, por essas razões devemos cultivar essa habilidade ainda mais.

Persistência

Novas habilidades, talentos e conhecimentos podem ser alcançados por meio de uma boa dose de persistência. Por isso, é fundamental ensinarmos nossas crianças a não desistirem tão rapidamente daquilo que desejam.

Manias, como abandonar um brinquedo depois de um curto período de tempo e desistir facilmente de algo quando dificuldades aparecem, são exemplos de coisas que devem ser combatidas logo na infância para formar jovens e adultos de sucesso.

Empatia

É da natureza humana demonstrar afeto, mas em algum momento da história nos ensinaram que isso era sinônimo de fraqueza. No entanto, a capacidade de se colocar no lugar do outro, além de melhorar a qualidade das relações, é primordial para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, conforme Susanne A. Denham ressaltou em seu livro Emotional Development in Your Children de 1998.

Foco e concentração

A capacidade de foco e concentração é outro fator determinante para o sucesso pedagógico de uma criança. Embora trabalhar em modo multitarefa seja uma habilidade inata das novas gerações, alguns afazeres, como os estudos, precisam de dedicação exclusiva.

Contudo, as crianças e jovens vivem numa realidade virtual poderosa, em que é possível pesquisar sobre um assunto interessante, conversar com amigos por meio de chats, ouvir música e jogar o game predileto — tudo ao mesmo tempo —, e isso resulta na dificuldade em focar em algo. Isso evidencia a importância do desenvolvimento dessa competência.

Como você pode auxiliar o seu filho a criá-las?

É preciso compreender que essas competências e habilidades não são prêmios de nascença, mas que elas podem ser desenvolvidas ao longo da infância, da mesma forma que a criança aprende matemática, ciências e língua portuguesa na escola. Separamos algumas dicas que podem ajudar a preparar o seu filho para o futuro. Veja!

Dê limites, mas não impeça a postura questionadora da criança

Sabemos que não é possível dizer sim para tudo e que as crianças devem aprender a respeitar certas ordens, mas não podemos abafar características fundamentais em sua personalidade para o mercado de trabalho, como garra, liderança e iniciativa.

O que em um adulto é considerado persistência, na infância é encarado como teimosia. É uma questão, também, de ponto de vista, e podar excessivamente certos comportamentos pode não ser uma boa ideia em longo prazo. Precisamos dar limites aos nossos filhos, mas jamais impedi-los de questionar e expressar suas opiniões.

Trate o seu filho como se fosse capaz de se controlar

É preciso criar condições para a criança desenvolver determinadas competências. Uma forma de fazer isso é valorizando a inteligência dela. Por exemplo, caso o seu filho pegue todos os brinquedos da prateleira e espalhe pelo quarto, converse e mostre gentilmente como guardá-los no lugar certo.

Olhe nos olhos da criança, demonstre que você confia em sua capacidade e a incentive a não ter medo do fracasso — isso, certamente, colaborará para torná-la um adulto mais confiante. Ajude-a também a entender e controlar as próprias emoções de maneira calma e sábia, pois isso é indispensável no mercado de trabalho. Veja como fazer isso:

  • proporcione um ambiente de livre expressão;
  • valorize tentativas, dedicação e esforços, e não apenas talentos;
  • dê oportunidade para seu filho expressar e lidar com tristezas, frustrações e raiva.

Deixe a criança brincar

Essa dica pode parecer clichê, mas crianças precisam brincar porque as brincadeiras estimulam o desenvolvimento e a criatividade, permitem a expressão de sentimentos e ideias e refletem o modo que os pequenos enxergam o mundo.

Por meio das atividades lúdicas são desenvolvidos aspectos físico, social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo no seu filho. Além disso, é por meio de brincadeiras que crianças passam a compreender regras e desenvolvem melhor a concentração.

Escolha os brinquedos certos

O brinquedo certo é didático e ajuda a desenvolver o raciocínio lógico da criança. É necessário, então, desapegar de ideias ultrapassadas, como “meninas só brincam com bonecas e panelinhas, enquanto meninos com carrinhos”.

Para bebês, sugerimos brinquedos com formas e volumes coloridos, que possam ser movimentados e levados à boca. Já para crianças acima de 5 anos, prefira jogos com regras e coletivos para induzi-las a refletir sobre os colegas a sua volta e desenvolver habilidades interpessoais.

Incentive a tecnologia

Não tem como preparar o seu filho para o futuro sem incentivar o uso da tecnologia, afinal, ela está em todo lugar e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento. Portanto, proibir o contato com os dispositivos digitais está longe de ser uma boa ideia.

Além de preparar crianças e jovens para um futuro digital e para um mercado de trabalho dominado pela tecnologia, essa ferramenta traz novas formas de estudar, desperta o interesse por novos conhecimentos e melhora a capacidade de aprendizado e de concentração.

Enfim, algumas atividades tecnológicas, como a programação para crianças e adolescentes, além de serem muito educativas, ajudam a desenvolver as principais competências e habilidades do século XXI, e isso contribuirá significativamente para a carreira do seu filho.

Gostou deste post e quer ficar por dentro dos próximos? Não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, pois sempre compartilhamos conteúdo interessante nesses canais!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *