6 vantagens da alfabetização tecnológica para as crianças do século XXI

6 vantagens da alfabetização tecnológica para as crianças do século XXI

Antigamente era suficiente aprender ler e escrever utilizando recursos como caderno, lápis, quadro negro e livros didáticos. Atualmente, esse conhecimento precisa ser complementado com a alfabetização tecnológica em função do grande contato que as novas gerações têm com os recursos avançados.

Além de adquirirem um aprendizado tradicional, elas também precisam saber como utilizar as novas tecnologias, pois essa é a contemporaneidade. E assim como acontece com as demais competências e saberes, a escola tem um papel importante no que se refere ao uso da tecnologia.

As gerações atuais têm contato com os recursos tecnológicos desde a primeira infância, e eles as acompanham durante toda a vida. Além disso, as profissões do futuro estão diretamente relacionadas com esses artifícios, então, preparamos este artigo para apresentar as vantagens da alfabetização tecnológica e como ela contribui com o futuro das crianças. Acompanhe!

1. Interação e utilização dos recursos tecnológicos

Como dissemos na introdução, as crianças das novas gerações têm acesso à tecnologia desde a sua primeira infância. Não é raro vermos um bebê brincando com um celular, por exemplo, ou seja, desde muito pequenas, elas recebem estímulos vindos de equipamentos tecnológicos.

Perceba como adolescentes e crianças possuem mais facilidade para trabalhar com essas máquinas do que adultos. Isso se dá porque eles já nasceram inseridos nesse universo, então, estão adaptados a esses recursos.

Mas não é suficiente saber como operar esses equipamentos. O importante é que a criança aprenda a interagir de uma forma mais complexa para utilizar tudo isso a seu favor. Por essa razão é que a alfabetização tecnológica é tão importante.

As crianças são instruídas sobre a correta utilização da tecnologia, o seu funcionamento e o aprendizado é direcionado de uma forma construtiva. Assim, mais do que jogar ou falar com os colegas, a criança descobrirá as inúmeras possibilidades oferecidas e desfrutará dos benefícios que esse conhecimento vai lhe trazer.

2. Estímulo do aprendizado como um todo

As crianças recebem uma grande quantidade de informação diariamente, por isso, o modo como elas raciocinam e aprendem é diferente daquele pertencente às gerações anteriores. Hoje elas desejam interagir e precisam de um pouco mais de ação e prática.

É por isso que o aprendizado tradicional necessita ser modernizado, possibilitando a elas uma maior participação. Sendo assim, a alfabetização tecnológica é ao mesmo tempo vantajosa e interessante para as crianças.

A forma como elas aprendem é diferente, o modo como o conhecimento é estimulado desperta o seu interesse, fazendo com que sintam vontade de ampliar ainda mais seus saberes. Desse modo, esse tipo de ensino contribui para que a criança absorva mais informações e tenha mais vontade de aprender também.

3. Desenvolvimento de habilidades mais completas

O contato com a tecnologia promove diversos estímulos para a criança, permitindo que ela desenvolva habilidades muito mais completas. Perceba como é necessário que ela esteja concentrada para brincar com um videogame ou um aplicativo de celular, por exemplo.

Para que obtenha sucesso ao operar esses equipamentos, a criança precisa, além de se concentrar, traçar estratégias, exercitar a memória, ter um raciocínio rápido e lógico, tomar decisões, entre outras ações.

Por isso, a alfabetização tecnológica auxilia no desenvolvimento de habilidades muito mais complexas que a criança não estaria aflorando, ou faria isso de uma forma mais discreta. No entanto, ao receber estímulos, ser desafiada e ter acesso a recursos diferenciados, ela consegue trabalhar essa outra face do seu potencial, tornando-se mais competente.

4. Aquisição de competências fundamentais

Cada vez mais a tecnologia é utilizada para otimizar processos e tornar as tarefas ou trabalhos mais práticos e automatizados. Por isso, as pessoas precisam desenvolver competências que estejam de acordo com aquilo que é necessário para trabalhar com os recursos que estão sendo empregados.

O ideal é que isso se inicie desde cedo, para que a criança comece a se preparar para o futuro. A alfabetização tecnológica auxilia em sua formação e, ao mesmo tempo em que traz vantagens para ela no presente, promove essa preparação que será fundamental quando se tornar adulta.

Esse aprendizado permite o desenvolvimento dessas competências que serão essenciais para que a criança, além de usuária da tecnologia, seja também uma excelente profissional e, por que não, uma desenvolvedora de novas soluções.

5. Preparação para as profissões do futuro

Atualmente o uso de tecnologia já é bastante expressivo no mercado de trabalho. Em todos os ramos de atuação são utilizados esses recursos com o intuito de facilitar os processos e alcançar melhores resultados.

A tendência é de que isso se estenda ainda mais, alterando as profissões que já existem e fazendo com que novas surjam para atender as necessidades das empresas. A alfabetização tecnológica contribui para que as crianças adquiram hoje as habilidades que serão necessárias para ocupar essas vagas do futuro.

As exigências serão outras, os conhecimentos também, assim como as competências necessárias. Desse modo, esses novos profissionais precisam ser formados com foco em desempenhar um excelente trabalho, de acordo com o quê os setores de atuação exigirão

6. Aprendizado mais interessante

E como não poderia deixar de ser, quando a alfabetização utiliza recursos tecnológicos, o aprendizado se torna muito mais interessante, tanto para crianças como para adolescentes. Afinal, como dito, eles vivem uma realidade diferente e estão inseridos em um mundo totalmente digitalizado.

Os métodos antigos já não são mais atrativos e não atendem às necessidades das novas gerações. A sua forma de raciocinar é outra, e é por isso que elas têm um aproveitamento muito melhor dessa nova forma. O uso de tecnologia se faz essencial porque ela é parte do dia a dia das gerações mais recentes.

A Happy Code trabalha justamente nesse sentido, trazendo uma metodologia de ensino que favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século 21. Todo o trabalho é feito com base em disciplinas que são fundamentais para formar cidadãos e profissionais mais capacitados.

Afinal, os desafios que essas pessoas enfrentarão estão de acordo com a era digital. Desse modo, os professores da Happy Code, além de transmitirem um conhecimento teórico, também trazem desafios que estimulam os alunos a raciocinarem em busca de uma solução pertinente para o problema apresentado.

E tudo isso com foco em encontrar soluções para uma necessidade real e que contribua de forma positiva para um bem coletivo. Dessa forma, além de formarmos bons profissionais, também estamos trabalhando cidadãos mais conscientes, aptos para trabalhar em equipe e aproveitar ao máximo os benefícios e vantagens que a tecnologia pode oferecer.

A alfabetização tecnológica é fundamental para as novas gerações em função da realidade que elas vivem. É dessa forma que crianças e adolescentes aprimoram habilidades e competências que auxiliarão em seu desenvolvimento agora e contribuirão para terem uma carreira brilhante no futuro.

Saiba mais sobre a alfabetização tecnológica e metodologia da Happy Code. Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *